Como escolher aspirador de pó: um guia completo

Quanto o assunto é limpeza tudo que a gente mais quer é praticidade! Neste sentido, contar com eletrodomésticos que facilitem o dia a dia é uma boa pedida. Nossos Ypêcialistas prepararam um guia para te ajudar a escolher o aspirador de pó ideal.
Como escolher aspirador de pó: um guia completo

Saber como escolher aspirador de pó é importante, pois ele pode ser um dos seus maiores aliados na limpeza de casa.

1. Rápido e fácil de usar, além de remover pó e poeira de chãos e pisos, ele também pode ser útil para limpar carpetes, tapetes, colchões e na limpeza de áreas externas.

Para escolher o aspirador ideal é preciso levar em consideração uma série de fatores, como formato, potência, espaço que ocupa e o tipo de limpeza que você precisa. Abaixo montamos um guia que vai te ajudar nessa procura.

Onde usar aspirador de pó?

A versatilidade do aspirador é uma das suas maiores vantagens. Você pode usá-lo tanto para limpar pisos, como colchões, sofás e travesseiros. Também dá para limpar cortinas e almofadas.

Dependendo do modelo, o aspirador pode sugar líquidos, útil para secar áreas externas, carpetes de automóveis, azulejos e pisos de cozinha e banheiro. E ainda dá para improvisar funções como encontrar objetos perdidos e até perfumar a casa enquanto tira o pó.

Benefícios do aspirador de pó

Ele é rápido, fácil de usar e de guardar. Como usa a sucção para recolher os resíduos, o aspirador evita que o pó se levante e se espalhe. Isso é comum quando se usa a vassoura, por exemplo, e pode causar alergias.

Além de pisos, o aspirador de pó pode ser usado para limpar cortinas, sofás, travesseiros, colchões e tapetes. Isso ajuda a mantê-los livres de ácaros, fungos e bactérias, que proliferam nesses tecidos.

Alguns modelos permitem a sucção de líquidos, uma mão na roda para secar pisos, azulejos e áreas externas, além de estofados e carpetes de automóveis.

Como escolher aspirador de pó: o que levar em consideração na hora da compra?

Listamos seis pontos importantes na hora de escolher o seu aspirador:

1. Tamanho da casa, a quantidade de moradores e o tipo de limpeza. Aspiradores podem atender desde a limpeza básica de um apartamento até o necessário para limpar uma casa de grande porte com vários moradores.

2. Atente para o compartimento onde são recolhidos os resíduos, se ele é descartável ou fixo. A diferença entre ambos é o tempo de manutenção e a compra frequente dos sacos.

3. Tem animais em casa? Procure saber se o aparelho tem potência suficiente para sugar os pelos. Nem todos estão adaptados para essa função.

4. A potência do aparelho está diretamente ligada à sua capacidade de sucção. Quanto mais pesada a limpeza, mais potente deve ser o aparelho.

5. Confira sempre o espaço que você tem disponível para guardar o aspirador em casa, para que ele não se torne um empecilho.

6. Se você tem problemas respiratórios, procure saber se o aparelho usa filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance), que retém até 99% de bactérias, fungos e ácaros, que causam alergias.

Como escolher aspirador de pó pelo tipo

  • Aspirador vertical: são os mais fáceis de carregar e guardar. Alguns modelos têm compartimento destacável, que pode ser usado manualmente. A maioria não tem fio e a potência pode variar de 800w a 2000w.
  • Aspirador portátil: são os mais tradicionais, do motor com rodinhas e a mangueira com bicos de sucção variados. Bom para limpar frestas, cantos e móveis estofados. Perde em autonomia, pois a maioria tem fio elétrico.
  • Aspirador de pó e água: são indicados para limpezas mais pesadas de ambientes internos e externos, geralmente com potência maior que 1400w.
  • Aspiradores multifuncionais: têm funções de sucção e sopro e potência superior a 1600w. Alguns podem ser usados como vaporizadores. Disponíveis tanto em modelos portáteis como verticais.
  • Robôs aspiradores: nada supera em comodidade. Existem modelos que podem varrer, aspirar, passar pano e perfumar a casa.

Como escolher aspirador de pó pela potência

A variação de potência em aspiradores de pó é enorme, vai de pelo menos 200w a mais de 2000w. E ela está diretamente ligada ao tipo de limpeza que você precisa. Quanto mais pesada for, maior deve ser a potência do aparelho.

Fios de cabelo, pelos de animais domésticos e tufos de sujeira precisam de alta potência para serem removidos, superior a 1600w. Se você precisa limpar espaços menores e não frequentemente, potências médias, abaixo de 1000w, podem ser suficientes.

Lembre-se também que, quanto maior a potência, maior o barulho da máquina enquanto estiver ligada. Se você mora em condomínios, fique atento aos horários de limpeza para não incomodar os vizinhos.

Como escolher aspirador de pó pelo armazenamento

Verifique antes de comprar se o aspirador tem compartimento fixo ou saco descartável para guardar os resíduos. O que muda entre uma coisa e outra é o tempo de manutenção e a compra dos sacos.

Os compartimentos fixos e destacáveis precisam ser limpos pelo menos uma vez por mês. Para isso, você pode usar pano seco ou pouco úmido depois de esvaziá-lo.

Como escolher aspirador de pó pelo bocal

Os aspiradores de pó portáteis são os que têm maior opção de bocais. Cada bocal se destina a um tipo de limpeza, por isso é importante conhecê-los antes de usar. Pode ir do mais simples para a limpeza do dia a dia, aos mais finos para chegar em cantos difíceis.

Há os bocais em formato de mop, que passam pano enquanto aspiram, outros com escova na ponta, apropriados para limpar cortinas, por exemplo. E ainda os especiais para recolher pelos de animais domésticos. Vai de acordo com sua necessidade.

Como escolher aspirador de pó pelo filtro

A maioria dos aparelhos possui filtros antibactérias, mas é sempre bom conferir. Procure pela sigla HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance), que indica o uso de filtro capaz de reter até 99% de fungos, bactérias e ácaros. Prefira aparelhos que tem essa especificação.

Como escolher aspirador de pó pelo tamanho do cabo de energia

Essa é uma adequação importante do aparelho com a sua casa e o tipo de limpeza que ela pede. Se você quer mais autonomia, aspiradores verticais recarregáveis dispensam fios e te dão maior liberdade de circulação. Eles perdem em potência, que mais altas só serão atingidas por meio de ligação elétrica.

Se você precisa de limpezas frequentes, pesadas ou tem animais domésticos em casa, melhor recorrer aos mais potentes e com fios de energia. O que se perde em autonomia, ganha-se em desempenho.

Como escolher aspirador de pó pelo espaço a ser aspirado

Se você precisa limpar ambientes internos, externos ou realizar limpezas pesadas com frequência, é melhor procurar os multifuncionais. Eles são potentes, resistentes e apropriados para casas de campo, praia e cidade.

Caso sua necessidade seja mais básica, em espaços urbanos de pequeno porte. aspiradores verticais, portáteis e robôs podem ser mais úteis e menos dispendiosos. Quanto maior a demanda da limpeza, mais alta deve ser a potência.

Como limpar aspirador de pó

Faça isso sempre com o aparelho desligado. Use um pano seco, pouco úmido ou mesmo lenços desinfetantes nas áreas externas.

Esvazie o compartimento de resíduos fixo ou destacável e em seguida use um pano úmido para limpar no interior do aparelho. Evite jogar água diretamente.

Lembre sempre de limpar o filtro do motor, que geralmente está posicionado na parte de baixo. Troque-o pelo menos uma vez por ano.

4 dicas para conservar seu aspirador

1. Mantenha sacos e compartimentos coletores sempre limpos. Quanto mais sujeira guardada mais esforço o motor vai ter de fazer para sugar

2. Mantenha o filtro do motor em dia. Quanto mais sujeira acumulada no espaço pior vai ser o desempenho do aspirador na retenção de fungos e ácaros. Troque-o pelo menos uma vez por ano

4. Mantenha sempre o aparelho limpo, para isso use um pano seco ou pouco úmido; também pode usar lenços desinfetantes

5. Deixe-o guardado com algum espaço, não sobrecarregue com pesos externos

Aspirador de pó em mãos? Então aprenda a usá-lo com nosso tutorial!

Você achou esse artigo útil?

Como escolher aspirador de pó: um guia completo