Como economizar papel pode ser bom para o bolso e para o meio ambiente? Dê uma olhada à sua volta: quantos papéis tem perto de você?

Documentos, anotações, correspondências, boletos, revistas, jornais, livros, papel-toalha e até papel higiênico. Isso sem falar na quantidade de papel que jogamos no lixo todos os dias! O papel está em quase todos os cômodos da nossa casa.

Você já pensou em reduzir esse consumo? Não estamos falando em eliminá-lo, mas sobre uso consciente. Neste texto, vamos mostrar que existem várias formas de economizar papel. Vem ver:

  • Qual é o tempo de decomposição do papel?

  • Formas de economizar papel em casa e no trabalho

  • Como descartar papel corretamente

  • 4 motivos para preferir o papel reciclado

Qual é o tempo de decomposição do papel?

Você reparou? Nos últimos tempos, muitas empresas de alimentos estão substituindo embalagens, sacolas e canudos de plástico pelas versões em papel. O meio ambiente agradece, já que o tempo de decomposição do papel é muito menor que o tempo do plástico.

Mas isso não significa que podemos sair gastando e desperdiçando papel! Apesar de o tempo de decomposição ser relativamente curto comparado ao de outros materiais, o impacto ambiental da produção de papel ainda é considerável. Dos papéis virgens em especial.

Um bom motivo para economizar papel:

Na produção de cada tonelada de papel virgem, são gastos 100 mil litros de água. Além disso, são usados muitos produtos químicos para o branqueamento/tingimento e, se não tratados corretamente, os resíduos podem acabar poluindo rios e mares.

Tempo de decomposição dos papéis

Papelão

2 meses

Papel

3 meses a vários anos

Papel de bala

de 4 a 6 meses

Papel-toalha

2 a 4 meses
Plásticos

mais de 100 anos

12 dicas de como economizar papel em casa e no trabalho

Agora que você já viu a importância de economizar papel, vamos às dicas de como fazer isso.

Como economizar papel em casa

Consciência ecológica começa em casa. Reunimos algumas dicas para aplicar no dia a dia. Repasse para a família!

1- Troque os boletos de papel por boletos digitais

É melhor até para a organização da casa e do escritório! A maior parte das companhias de energia, água e telefonia já oferecem versões digitais dos boletos para você pagar direto no aplicativo do seu banco.

Em alguns casos, é preciso sinalizar no site para abrir mão do boleto físico e aderir ao boleto digital. Se você não gosta de débito automático, mas tem medo de perder a data de vencimento, pode programar o dia e horário que você costuma parar para fazer os pagamentos. Vale também usar o alarme ou a agenda do seu celular para os lembretes.

2 – Pense antes de imprimir e configure a impressora

Você precisa mesmo ler no papel? Se for um e-mail, você pode salvá-lo entre os importantes. E fica até mais fácil de achar quando precisar.

Se for um documento que seja realmente necessário imprimir, confira a configuração da sua impressora. Imprimir nos dois lados do papel é a opção mais econômica. Além disso, vale clicar antes em visualizar a impressão para imprimir. Ali você faz os ajustes necessários antes da impressão e evita retrabalho e gastos desnecessários. Para economizar, também vale ajustar o tamanho da fonte, o espaçamento de texto ou de margens.

3 – Adote a assinatura digital

Também é comum que se imprima documentos e contratos para assinatura. Existem serviços gratuitos na internet que permitem a assinatura eletrônica com a mesma validade da assinatura física. Experimente aderir ao serviço ou sugeri-lo ao contratante.

4 – Assine jornais e revistas digitais

Se você gosta de ficar bem-informado, que tal apostar nas assinaturas digitais dos seus meios de comunicação favoritos? Elas costumam ser mais baratas, permitem acesso a edições anteriores e ainda economizam espaço na sua sala, ajudando na organização da casa.

Aliás, a maioria dos livros novos também têm versão digital. Você já experimentou? Sabemos que existem muitos apaixonados pelos livros impressos, mas você pode deixar essa opção para os seus preferidos.

5 – Anote recados na lousa

Deixe os bilhetinhos de papel para os momentos mais românticos. Para o dia a dia, que tal adotar uma lousa na cozinha? Já existem até lousas magnéticas, que ficam grudadas na geladeira, junto com uma caneta específica. Aí é só escrever e apagar os recados.

Ih, manchou a roupa com a caneta para lousa? Vem aqui ver dicas para limpar.

E tem ainda quem use as canetas de lousa para escrever e apagar – direto nos azulejos ou vidros. Você já viu? Mas, por favor: cuidado com os rejuntes!

6 – Use filtros reutilizáveis para coar café

Em vez de gastar com filtro de papel, vale apostar nos filtros reutilizáveis, como os de tela ou de pano. O café continua gostoso, você poupa as árvores e ainda economiza dinheiro.

7 – Economize guardanapos e papel-toalha

Para limpeza, prefira o pano reutilizável ou mesmo a esponja, em vez de rolos e rolos de papel-toalha. E, quando usar os guardanapos à mesa, busque reaproveitá-lo depois para tirar o excesso de gordura das panelas (isso ainda ajuda a economizar água!).

8 – Economize papel higiênico

Ensine as crianças da casa sobre a quantidade de papel necessária para higiene. Segundo os fabricantes, normalmente seis folhas são suficientes.

A ducha higiênica também ajuda na limpeza do bumbum, e ainda ajuda a prevenir assaduras provocadas pelo excesso de passadas de papel. Inclusive uma dica: use toalhinhas de pano para se enxugar depois da ducha. Você pode cortar toalhas antigas em toalhinhas menores para poder ir usando e colocando para lavar – elas podem ser lavadas junto com as outras toalhas.

A mesma lógica vale para quando você estiver resfriado. Em vez de ficar assoando o nariz em lenço de papel a cada mínima coriza, faça a limpeza na pia ou com lencinhos de tecido que possam ser lavados depois. Saiba mais sobre higiene pessoal.

Como economizar papel no escritório

No escritório, o gasto com papel costuma ser ainda maior. Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a economizar:

9 – Conscientize a equipe

Fale sobre a importância de economizar papel, para o meio ambiente, para as finanças da empresa e para a organização do ambiente de trabalho.

Uma dica é mostrar números do quanto a empresa gasta com papel, dando exemplos de como esse dinheiro poderia ser gasto no próprio bem-estar da equipe, como uma máquina de café nova ou outra coisa de interesse do time. Nesse caso, é importante realmente investir nisso para que as pessoas percebam a diferença no dia a dia.

10 – Adote a assinatura eletrônica

Aderir a serviços de certificação de assinatura eletrônica é uma boa forma de economizar papel, tinta de impressora e tempo na empresa. Dessa forma, você também ajuda seus clientes a economizarem.

Assim, eles não precisarão ir pessoalmente à sua empresa ou fazer aquele trabalho de digitalização caseira que requer imprimir, assinar, digitalizar (por foto ou scanner) e enviar por e-mail. O documento com a assinatura digital certificada tem a mesma validade de um documento com assinatura física, e é mais fácil de armazenar!

11 – Economize papel-toalha e papel higiênico

Além do trabalho de conscientização, uma boa opção para banheiros corporativos são os modelos interfolhados, que já vêm cortados no tamanho necessário para uso individual.

12- Reutilize papéis e faça o descarte correto para a reciclagem

Se for necessário imprimir algo, incentive que o papel seja reutilizado antes do descarte. Por que não fazer bloquinhos de anotações usando o verso das folhas? Depois, jogue no lixo apropriado para que seja encaminhado para a reciclagem.

Como descartar papel corretamente?

Depois de usar e reutilizar chegou a hora de descartar. Vamos fazer isso da melhor forma?

Jogue seus papéis sempre em cestos separados. Para serem reciclados, eles precisam estar secos, sem resíduos de comida ou gordura.

  • Papéis recicláveis – papelão, jornal, revistas, papel de fax, papel-cartão, envelopes, fotocópias, e impressões em geral. Aqui a dica é desmontar caixas de papelão para reduzir o volume. Papel rasgado em vez de amassado também são melhores para a reciclagem.

  • Papéis NÃO recicláveis – papel higiênico, papel-toalha, fotografias, papel-carbono, etiquetas e adesivos.

4 motivos para escolher o papel reciclado

Às vezes não tem jeito: precisamos imprimir algo ou usar o papel para anotar, desenhar ou o que for. Para esses casos, vamos dar quatro motivos para você dar preferência para o papel reciclado:

1. Salvar as árvores: para cada tonelada de papel virgem, são cortadas cerca de 20 a 30 árvores adultas.

2. Economia de água: enquanto a produção de papel novo gasta 100 mil litros de água por tonelada de papel, a produção de papel reciclado consome apenas 2 mil litros para a mesma quantidade. Aliás, para dicas de como economizar água na sua casa, clique aqui.

3. Economia de energia: o gasto energético da fabricação de papel virgem pode ser até 80% maior que o do papel reciclado. Quer dicas para economizar energia em casa? Vem aqui.

4. Impacto social: a indústria do papel reciclado emprega cinco vezes mais pessoas do que a indústria de papel virgem.

Aprenda o jeito certo de fazer reciclagem do lixo clicando aqui!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados