Como economizar papel em casa e no trabalho?

Consumo consciente de papel: você pratica? Atitudes simples – e também a tecnologia – ajudam a economizar papel em casa e no trabalho. Além disso, é importante saber descartar corretamente os papéis utilizados e, sempre que possível, preferir os papéis reciclados.
Como economizar papel em casa e no trabalho?

Como economizar papel pode ser bom para o bolso e para o meio ambiente? Dê uma olhada à sua volta: quantos papéis tem perto de você? 

Documentos, anotações, correspondências, boletos, revistas, jornais, livros, papel-toalha e até papel higiênico. Isso sem falar na quantidade de papel que jogamos no lixo todos os dias! O papel está em quase todos os cômodos da nossa casa. 

Você já pensou em reduzir esse consumo? Não estamos falando em eliminá-lo, mas sobre uso consciente. Neste texto, vamos mostrar que existem várias formas de economizar papel. Vem ver: 

  • Qual é o tempo de decomposição do papel? 
  • Formas de economizar papel em casa e no trabalho 
  • Como descartar papel corretamente 
  • 4 motivos para preferir o papel reciclado 

Qual é o tempo de decomposição do papel? 

Você reparou? Nos últimos tempos, muitas empresas de alimentos estão substituindo embalagens, sacolas e canudos de plástico pelas versões em papel. O meio ambiente agradece, já que o tempo de decomposição do papel é muito menor que o tempo do plástico. 

Mas isso não significa que podemos sair gastando e desperdiçando papel! Apesar de o tempo de decomposição ser relativamente curto comparado ao de outros materiais, o impacto ambiental da produção de papel ainda é considerável. Dos papéis virgens em especial. 

Um bom motivo para economizar papel: 

Na produção de cada tonelada de papel virgem, são gastos 100 mil litros de água. Além disso, são usados muitos produtos químicos para o branqueamento/tingimento e, se não tratados corretamente, os resíduos podem acabar poluindo rios e mares. 

 Tempo de decomposição dos papéis 

Papelão 

2 meses 

Papel 

3 meses a vários anos 

Papel de bala 

de 4 a 6 meses 

Papel-toalha 

2 a 4 meses 
Plásticos 

mais de 100 anos 

12 dicas de como economizar papel em casa e no trabalho 

Agora que você já viu a importância de economizar papel, vamos às dicas de como fazer isso. 

Como economizar papel em casa 

Consciência ecológica começa em casa. Reunimos algumas dicas para aplicar no dia a dia. Repasse para a família! 

1- Troque os boletos de papel por boletos digitais 

É melhor até para a organização da casa e do escritório! A maior parte das companhias de energia, água e telefonia já oferecem versões digitais dos boletos para você pagar direto no aplicativo do seu banco. 

Em alguns casos, é preciso sinalizar no site para abrir mão do boleto físico e aderir ao boleto digital. Se você não gosta de débito automático, mas tem medo de perder a data de vencimento, pode programar o dia e horário que você costuma parar para fazer os pagamentos. Vale também usar o alarme ou a agenda do seu celular para os lembretes. 

2 – Pense antes de imprimir e configure a impressora 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/01162240/Impressora_economia_de_papel-scaled.jpg

Você precisa mesmo ler no papel? Se for um e-mail, você pode salvá-lo entre os importantes. E fica até mais fácil de achar quando precisar. 

Se for um documento que seja realmente necessário imprimir, confira a configuração da sua impressora. Imprimir nos dois lados do papel é a opção mais econômica. Além disso, vale clicar antes em visualizar a impressão para imprimir. Ali você faz os ajustes necessários antes da impressão e evita retrabalho e gastos desnecessários. Para economizar, também vale ajustar o tamanho da fonte, o espaçamento de texto ou de margens. 

3 – Adote a assinatura digital 

Também é comum que se imprima documentos e contratos para assinatura. Existem serviços gratuitos na internet que permitem a assinatura eletrônica com a mesma validade da assinatura física. Experimente aderir ao serviço ou sugeri-lo ao contratante. 

4 – Assine jornais e revistas digitais 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/01162446/Jornal_digital_economia-de-papel-scaled.jpg

Se você gosta de ficar bem-informado, que tal apostar nas assinaturas digitais dos seus meios de comunicação favoritos? Elas costumam ser mais baratas, permitem acesso a edições anteriores e ainda economizam espaço na sua sala, ajudando na organização da casa. 

Aliás, a maioria dos livros novos também têm versão digital. Você já experimentou? Sabemos que existem muitos apaixonados pelos livros impressos, mas você pode deixar essa opção para os seus preferidos. 

5 – Anote recados na lousa 

Deixe os bilhetinhos de papel para os momentos mais românticos. Para o dia a dia, que tal adotar uma lousa na cozinha? Já existem até lousas magnéticas, que ficam grudadas na geladeira, junto com uma caneta específica. Aí é só escrever e apagar os recados. 

Ih, manchou a roupa com a caneta para lousa? Vem aqui ver dicas para limpar. 

E tem ainda quem use as canetas de lousa para escrever e apagar – direto nos azulejos ou vidros. Você já viu? Mas, por favor: cuidado com os rejuntes! 

6 – Use filtros reutilizáveis para coar café 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/01162454/filtro-de-cafe_economia-de-papel-scaled.jpg

Em vez de gastar com filtro de papel, vale apostar nos filtros reutilizáveis, como os de tela ou de pano. O café continua gostoso, você poupa as árvores e ainda economiza dinheiro. 

7 – Economize guardanapos e papel-toalha 

Para limpeza, prefira o pano reutilizável ou mesmo a esponja, em vez de rolos e rolos de papel-toalha. E, quando usar os guardanapos à mesa, busque reaproveitá-lo depois para tirar o excesso de gordura das panelas (isso ainda ajuda a economizar água!). 

8 – Economize papel higiênico 

Ensine as crianças da casa sobre a quantidade de papel necessária para higiene. Segundo os fabricantes, normalmente seis folhas são suficientes. 

A ducha higiênica também ajuda na limpeza do bumbum, e ainda ajuda a prevenir assaduras provocadas pelo excesso de passadas de papel. Inclusive uma dica: use toalhinhas de pano para se enxugar depois da ducha. Você pode cortar toalhas antigas em toalhinhas menores para poder ir usando e colocando para lavar – elas podem ser lavadas junto com as outras toalhas. 

A mesma lógica vale para quando você estiver resfriado. Em vez de ficar assoando o nariz em lenço de papel a cada mínima coriza, faça a limpeza na pia ou com lencinhos de tecido que possam ser lavados depois. Saiba mais sobre higiene pessoal. 

Como economizar papel no escritório 

No escritório, o gasto com papel costuma ser ainda maior. Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a economizar: 

9 – Conscientize a equipe 

Fale sobre a importância de economizar papel, para o meio ambiente, para as finanças da empresa e para a organização do ambiente de trabalho. 

Uma dica é mostrar números do quanto a empresa gasta com papel, dando exemplos de como esse dinheiro poderia ser gasto no próprio bem-estar da equipe, como uma máquina de café nova ou outra coisa de interesse do time. Nesse caso, é importante realmente investir nisso para que as pessoas percebam a diferença no dia a dia. 

 10 – Adote a assinatura eletrônica 

Aderir a serviços de certificação de assinatura eletrônica é uma boa forma de economizar papel, tinta de impressora e tempo na empresa. Dessa forma, você também ajuda seus clientes a economizarem.  

Assim, eles não precisarão ir pessoalmente à sua empresa ou fazer aquele trabalho de digitalização caseira que requer imprimir, assinar, digitalizar (por foto ou scanner) e enviar por e-mail. O documento com a assinatura digital certificada tem a mesma validade de um documento com assinatura física, e é mais fácil de armazenar! 

11 – Economize papel-toalha e papel higiênico 

Além do trabalho de conscientização, uma boa opção para banheiros corporativos são os modelos interfolhados, que já vêm cortados no tamanho necessário para uso individual. 

12- Reutilize papéis e faça o descarte correto para a reciclagem 

Se for necessário imprimir algo, incentive que o papel seja reutilizado antes do descarte. Por que não fazer bloquinhos de anotações usando o verso das folhas? Depois, jogue no lixo apropriado para que seja encaminhado para a reciclagem. 

Como descartar papel corretamente? 

Depois de usar e reutilizar chegou a hora de descartar. Vamos fazer isso da melhor forma? 

Jogue seus papéis sempre em cestos separados. Para serem reciclados, eles precisam estar secos, sem resíduos de comida ou gordura.  

  • Papéis recicláveis – papelão, jornal, revistas, papel de fax, papel-cartão, envelopes, fotocópias, e impressões em geral. Aqui a dica é desmontar caixas de papelão para reduzir o volume. Papel rasgado em vez de amassado também são melhores para a reciclagem. 
  • Papéis NÃO recicláveis – papel higiênico, papel-toalha, fotografias, papel-carbono, etiquetas e adesivos. 

4 motivos para escolher o papel reciclado 

Às vezes não tem jeito: precisamos imprimir algo ou usar o papel para anotar, desenhar ou o que for. Para esses casos, vamos dar quatro motivos para você dar preferência para o papel reciclado: 

1. Salvar as árvores: para cada tonelada de papel virgem, são cortadas cerca de 20 a 30 árvores adultas. 

2. Economia de água: enquanto a produção de papel novo gasta 100 mil litros de água por tonelada de papel, a produção de papel reciclado consome apenas 2 mil litros para a mesma quantidade. Aliás, para dicas de como economizar água na sua casa, clique aqui. 

3. Economia de energia: o gasto energético da fabricação de papel virgem pode ser até 80% maior que o do papel reciclado. Quer dicas para economizar energia em casa? Vem aqui. 

4. Impacto social: a indústria do papel reciclado emprega cinco vezes mais pessoas do que a indústria de papel virgem.

Aprenda o jeito certo de fazer reciclagem do lixo clicando aqui

Você achou esse artigo útil?

Como economizar papel em casa e no trabalho?