18 dicas para saber como economizar energia com ar-condicionado

Que tal dar uma mãozinha para o meio ambiente economizando energia com ar-condicionado? Garantimos que seu bolso também sairá ganhando nessa.
18 dicas para saber como economizar energia com ar-condicionado

Entenda como economizar energia com ar-condicionado a partir da nossa lista! 

Na sua residência, o ar-condicionado é o herói nos dias quentes mas é o grande vilão da conta de luz? Se sim, esta história está prestes a mudar. 

 Aqui vamos te ensinar os principais cuidados para ter com o aparelho em casa. Mas é importante que desde já você tenha em mente que, quando se fala em economia, seja de energia, de água, ou até mesmo de dinheiro, cada pequena atitude é importante. 

 Com isso, pense que um simples hábito para economizar energia com ar-condicionado fará uma grande diferença no final do mês e principalmente, no final do ano todo. 

Os tipos de ar-condicionado

 Antes de partir para os conselhos que você deve seguir para economizar energia com ar-condicionado, compreenda como ele funciona. 

 O ar-condicionado é um equipamento feito para gerar trocas térmicas. Por meio de seu sistema interno, ele transforma o ar quente do ambiente em ar frio, proporcionando um ambiente mais confortável e de temperatura mais agradável. 

 O aparelho capta o ar e o conduz por um evaporador. Nesta etapa, o ar entra em contato com um gás refrigerante em estado líquido e depois é devolvido para o ambiente em forma de ar resfriado. 

 Em muitos lares, o ar-condicionado deixou de ser um eletrodoméstico de luxo para ser um item necessário. Hoje, existem diversos tipos de ar-condicionado. 

Ar-condicionado janela

 O ar-condicionado janela é o modelo mais tradicional de ar-condicionado. É composto de uma peça só, sendo que parte do aparelho fica dentro do ambiente e a outra parte fica do lado de fora. São muito simples de instalar e podem ter o preço mais em conta, visto que sua tecnologia está há mais tempo no mercado. 

Ar-condicionado split

 O ar-condicionado split é um dos modelos mais recentes do aparelho e costuma ser a opção mais econômica, em termos de energia elétrica. É derivado do modelo janela, porém, é dividido em duas peças principais: a do motor resfriador e a que faz o ar frio ser jogado no ambiente. Sua instalação é mais complexa e ele é mais indicado para ambientes maiores, pois é um modelo com mais potência para funcionar. 

Ar-condicionado portátil

 Como o próprio nome indica, o ar-condicionado portátil é compacto e pode ser levado de um ambiente para outro. Não precisa de instalação, contudo, é o tipo de ar-condicionado que tem menos potência. 

 Para garantir não só a economia de energia, mas também a durabilidade do aparelho, siga as próximas dicas. 

Como economizar energia com ar-condicionado de maneira eficiente

Você sabia que o consumo de energia do ar-condicionado é similar ao consumo do chuveiro elétrico? A diferença é que o chuveiro tende a ficar ligado por menos tempo durante o dia. 

 Para saber quanto de energia seu ar-condicionado consome, vai depender da quantidade de BTUs (a unidade de medida que determina a potência do equipamento) do seu aparelho. Existem diversas calculadoras online em que você pode verificar a relação entre BTUs e kWh/hora. 

De acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018 da EPE (Empresa de Pesquisa Energética, do Governo Federal), uma residência brasileira consome em média 157,9 kWh/mês.  

Um ar-condicionado de 12.000 BTU geralmente consome consome 25 kWh/mês. Ligado diariamente por quatro horas, ele consome 63% do consumo total de um mês. 

Confira nossas dicas para você economizar energia com ar-condicionado: 

A economia começa no momento de escolher o ar-condicionado

 Na hora de comprar, escolha modelos que tenham o Selo Procel A de Economia de Energia; ora  

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/26102747/como-economizar-energia-verifique-selo-procel.jpg

 Dê preferência aos modelos que têm recursos de programação, como Timer e Sleep; 

  • Compre um aparelho com a potência adequada para o tamanho do ambiente. O cálculo é de 600 BTU’s necessários por metro quadrado para climatizar o espaço; 
  • Se possível, opte pelo ar-condicionado Inverter, a tecnologia mais econômica para o aparelho. 

Cuidados na hora da instalação do ar-condicionado:

  • Contrate um profissional de confiança para instalar o ar-condicionado; 
  • Instale o aparelho em pontos altos do cômodo; 
  • Não bloqueie o fundo e as laterais do equipamento, pois isso atrapalha sua eficiência; 
  • Proteja a parte externa do sol; 
  • Instale a parte externa do aparelho em local com excelente circulação de ar. 

Como economizar energia com ar-condicionado em casa:

  • Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas; 
  • Se possível, desligue as luzes e evite deixar equipamentos eletrônicos ligados desnecessariamente no mesmo espaço; 
  • A temperatura ideal do ar-condicionado é de 23 °C. Menos que isso forçará demais o compressor do aparelho e gastará mais energia; 
  • Mantenha o filtro do aparelho limpo. Faça a limpeza de uma a duas vezes no mês; 
  • Deixe portas e janelas fechadas para manter o ar gelado no espaço; 
  • Faça isolação térmica nas frestas de portas e janelas. Se você não tiver um isolador próprio, pode usar uma toalha; 
  • Evite ligar e desligar o aparelho em um curto período de tempo; 
  • Determine horários específicos para ligar e desligar o equipamento e intercale o uso com o ventilador nas horas em que o ar-condicionado estiver desligado; 
  • Faça a manutenção periódica do ar-condicionado. Chame um profissional técnico para avaliar e higienizar seu equipamento pelo menos uma vez por ano. 

 Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa fazer para economizar energia com ar-condicionado. É só colocar tudo em prática e reparar a economia acontecendo ao longo do tempo. 

 Que tal aprender a deixar seu ar-condicionado como novo? 

É só conferir nossas dicas de limpeza aqui

Você achou esse artigo útil?

18 dicas para saber como economizar energia com ar-condicionado