Como economizar água: confira atitudes para adotar no dia a dia

Mais do que garantir um alívio para o bolso, economizar água nos afazeres do dia a dia precisa ser resultado do entendimento da importância de consumirmos os recursos naturais, entre eles a água, de forma consciente. Acompanhe nossas sugestões e fortaleça bons hábitos!
Como economizar água: confira atitudes para adotar no dia a dia

Você sabe como economizar água no seu dia a dia? Com pequenos ajustes de atitude, é possível reduzir o consumo, gerando menos desperdício.

Gastar menos água é uma atitude sustentável, benéfica para o planeta e para seu bolso. Confira dicas práticas para colocar em prática na sua casa.

Por que economizar água é tão importante?

Já virou lugar-comum dizer que água é vida. Importante para manter nossa saúde, higiene e a limpeza de casa, mas também para atividades como a agricultura e a indústria. Por isso, precisamos fazer um uso racional e responsável.

Apesar de ser um recurso que se renova por ciclos naturais, a água potável é escassa. Do total de água doce do planeta, apenas 1% está disponível nos rios e lagos.

Além disso, a crescente poluição dos mananciais de superfície torna mais difícil e mais caro o fornecimento de água tratada para a população. Assim, aumenta a necessidade de evitar o desperdício em casa, pois gastar mais água também significa gerar mais gastos no tratamento e maior impacto no seu bolso.

Conheça o Projeto Observando Rios,  parceria entre a Ypê e a SOS Mata Atlântica.

Dicas para economizar água no dia a dia

Com algumas mudanças nos seus hábitos cotidianos, é possível aumentar a economia de água em casa.

Assim, além de fazer a sua parte para um uso mais sustentável dos recursos hídricos, você pode gastar menos com a conta de abastecimento. Preste atenção a estas dicas para o seu dia a dia.

Como economizar água no vaso sanitário

Dependendo do modo de construção e funcionamento do banheiro da sua casa, a cada vez que a descarga é acionada podem ser gastos de 10 a 14 litros de água em seis segundos. Por essa razão, comece evitando dar a descarga sem necessidade.

Outra forma de economizar água no banheiro é investir em um vaso sanitário com descarga de mecanismo duplo. É aquele tipo com dois botões: um deles, usado apenas para descartar líquidos, libera uma quantidade menor de água. O uso desse tipo de sistema pode gerar uma redução de mais de 30% no desperdício de água na privada.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/23144648/como-economizar-agua-no-vaso-sanitario-scaled.jpg

Também é importante cuidar constantemente da manutenção do mecanismo de descarga do seu banheiro. Isso porque válvulas com defeito podem aumentar ainda mais o uso de água.

Quer dicas para limpar o vaso sanitário? Clique aqui!

Como economizar água no banho

Você também pode reduzir o desperdício de água no chuveiro. Em primeiro lugar, pergunte-se: é possível encurtar um pouco o seu banho? Você precisa mesmo de 15 minutos para higienizar o corpo todos os dias, ou pode fazer isso em menos tempo?

Outra atitude que reduz o gasto de água no banho é fechar o registro do chuveiro na hora de se ensaboar, voltando a abrir para enxaguar. Pequenas economias diárias resultam em muita água poupada no final do mês.

Como economizar água na pia do banheiro

Pode parecer óbvio, mas sempre vale lembrar: ao usar a pia do banheiro, procure deixar a torneira aberta apenas quando necessário.

Por exemplo, ao escovar os dentes, abra a torneira apenas quando precisar enxaguar a boca. Vale o mesmo ao fazer a barba ou lavar as mãos.

Como economizar água na máquina de lavar

Você pode começar a planejar a economia de água na máquina de lavar antes mesmo de comprar o eletrodoméstico. Por isso, procure uma lavadora com capacidade adequada ao número de pessoas que vivem na sua casa.

Por exemplo, se você ainda não tem filhos, uma máquina gigante será um desperdício de água. Por outro lado, se a sua família é grande, ter uma lavadora com pouca capacidade resultará em maior número de lavagens, o que gastará mais água. Em outras palavras: pesquise antes de comprar.

Outra dica é lavar as roupas usando o ciclo econômico da sua máquina de lavar. A maioria dos modelos já tem algum programa desse tipo. Procure, também, reduzir o número de enxágues e não deixe as roupas de molho sem necessidade.

Além disso, evite lavar pouca roupa de cada vez. Se puder, deixe as roupas no cesto até acumular uma boa quantidade. Um número menor de lavagens significa maior economia.

Como economizar água na pia da cozinha

O primeiro passo para gastar menos água na pia da cozinha é remover bem os restos de comida de pratos, panelas e talheres antes de começar a lavá-los.

Outra dica é deixar a louça de molho na pia, com água e detergente, por alguns minutos antes de ensaboar. E abra a torneira apenas quando precisar fazer o enxágue.

Além disso, usar água quente para limpar a louça engordurada é outra forma de gastar menos, pois o calor ajuda a remover a gordura mais rápido.

Outra forma de economizar é fazer a higienização de vegetais deixando-os de molho, por cerca de meia hora, em uma solução de água com água sanitária (na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água). Logo após, enxágue rapidamente e deixe secar antes de colocar na geladeira.

Para saber como limpar e organizar a pia da cozinha, é só clicar aqui!

Como economizar água no aquecedor a gás

Se você utiliza um aquecedor de água a gás, é possível, com a regulagem adequada, economizar água e gás.

Evite, principalmente no verão, deixar a temperatura regulada no máximo. Assim, você não precisa misturar água fria para atingir a temperatura que deseja no chuveiro e nas torneiras.

Como economizar água no jardim e no quintal

Para evitar desperdício de água no jardim e no quintal de casa, um bom começo é fazer a limpeza de calçadas e passeios utilizando vassoura em vez de mangueira.

Além disso, quando for necessário lavar o chão, você pode aproveitar a água que seria jogada fora pela sua lavadora de roupas. Outra fonte de água é a chuva. Recolha, com baldes ou tonéis, a água que escorre pela saída da calha em dias chuvosos. Mas lembre-se de manter esses recipientes sempre com tampa, para evitar a reprodução de mosquitos transmissores de doenças.

Já na hora de regar as plantas, use regador em vez de mangueira. Assim, você reduz ainda mais o desperdício.

Se você usa o quintal para lavar o carro, também vale a dica de substituir a mangueira por balde e esponja. E tente aproveitar a água da chuva para esse fim.

Quer aprender a eliminar focos de proliferação do mosquito da dengue, clique aqui

Fique de olho nos vazamentos

Por fim, uma dica valiosa para evitar o desperdício de água: sempre verifique se há algum ponto de vazamento no seu encanamento. Água vazando, além do prejuízo ao meio ambiente, pode elevar o seu gasto com a conta e até colocar em risco a estrutura da sua casa.

Às vezes, devido a alguma obra ou mesmo por conta do desgaste natural com o tempo, ocorrem vazamentos nos canos e conexões. Preste atenção e, se suspeitar que há água vazando, feche o registro e conserte ou chame um encanador.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/26135133/MicrosoftTeams-image-3.jpg

Aprenda a fazer uma cisterna para captar a água da chuva – é só clicar aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como economizar água: confira atitudes para adotar no dia a dia