Como economizar água no vaso sanitário? Confira 5 dicas infalíveis

Economizar água no vaso sanitário é uma atitude simples, mas essencial para ajudar o meio ambiente e ainda evitar altas despesas em casa.
Como economizar água no vaso sanitário? Confira 5 dicas infalíveis

Se você quer aprender como economizar água no vaso sanitário, veio ao lugar certo. Aqui, você verá como fazer isso de maneira simples e eficiente. 

Hoje em dia, ninguém pode se dar ao luxo de desperdiçar água, não é mesmo? Além de ser uma despesa desnecessária, é irresponsável com o meio ambiente. 

Nas próximas linhas, você verá cinco dicas básicas para economizar água no vaso sanitário + um supertruque para fazer isso usando uma garrafa PET. 

Boa leitura! 

6 maneiras de economizar água no vaso sanitário 

Economizar água é tão importante que deve se tornar um hábito. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) uma pessoa precisa de aproximadamente 110 litros de água por dia para atender às suas necessidades básicas. 

Porém, no Brasil, o consumo médio per capita é de 166,3 litros. Em alguns estados, esse consumo chega a ser superior a 200 litros.  

Nesse sentido, o banheiro é um dos cômodos onde mais gastamos água. No caso dos vasos sanitários, os que possuem caixa acoplada gastam 12 litros de água por acionamento. Já as descargas em que a válvula fica na parede podem precisar de 15 a 20 litros. 

Confira o que você pode fazer para economizar água no vaso sanitário: 

Escolha um bom vaso sanitário  

Na hora de comprar o vaso sanitário, opte pelos que têm caixa acoplada para o sistema de descarga. De preferência, escolha as descargas com duplo acionamento. 

O sistema de duplo acionamento é dividido em duas partes. Uma é destinada à descarga de resíduos líquidos (que gasta 3 litros de cada vez) e outra para descarga de resíduos sólidos (que gasta 6 litros por acionamento). 

Se o seu vaso sanitário for de um modelo antigo, é indicado que você avalie a situação e troque por um mais recente. Na ponta do lápis, isso fará a diferença se o seu objetivo é economizar água. 

Fique sempre atento a vazamentos 

Um vaso sanitário com vazamento pode desperdiçar mais de 1000 litros por dia. Portanto, fique de olho se seu vaso sanitário não apresenta defeitos. 

Os vazamentos no vaso sanitário costumam ser discretos e nem sempre é fácil notá-los, mas existe uma dica simples para descobrir isso usando borra de café. 

Jogue um pouco de borra de café dentro do vaso sanitário e aguarde cerca de 3 horas. Passado esse tempo, verifique se o pó ainda está lá – o normal é que o conteúdo se acumule no fundo do caso. Caso contrário, se a borra de café boiar, desaparecer ou diminuir a quantidade, significa que há vazamentos.  

Chame o encanador o quanto antes para te ajudar a resolver o problema. 

Não jogue papel higiênico dentro do vaso sanitário 

A maioria das casas brasileiras têm uma rede interna de encanamento que não suporta o descarte de papel higiênico dentro do vaso sanitário. Você não quer pagar para ver um entupimento no seu banheiro, não é mesmo? 

Ou seja, é bem provável que o sistema de esgoto e a tubulação que você utiliza em casa não esteja preparada para receber grandes quantidades de papel higiênico. Além de poder entupir o encanamento, isso demanda mais água na hora da descarga. 

Não descarte nenhum tipo de lixo na privada 

É sempre bom lembrar: vaso sanitário não é lixeira. Isso é válido não só para papéis higiênicos, como mencionamos acima, mas para qualquer resíduo. 

Há quem jogue no vaso sanitário cinzas de cigarro, fios de cabelo, fio dental etc., e em seguida dá descarga. Mas isso só faz com que você desperdice água.  

Se você tem esse costume, reveja isso agora mesmo e não acione a descarga do seu vaso sem necessidade. 

Aproveite água do chuveiro para jogar no vaso 

Esta dica é para você que não mede esforços na hora de economizar água no vaso sanitário. 

Quando for tomar banho, mantenha um balde por perto para coletar a água que cai do chuveiro para reutilizá-la. Pode ser enquanto você espera a água esquentar antes de se banhar, por exemplo. 

Feito isso, na próxima vez que for usar a descarga, basta usar a água que você juntou no balde e assim, faz o uso inteligente da água do seu banheiro. 

Tenha atenção na hora de lavar o vaso sanitário 

Você não precisa de muitos litros de água para higienizar seu vaso sanitário. Certifique-se que você não está gastando mais água do que deveria nessa tarefa. 

Inclusive, você pode reaproveitar a água utilizada em outra atividade doméstica para limpar o vaso sanitário, como por exemplo, a água do enxágue das roupas que estão na máquina de lavar. 

A economia de água no vaso sanitário deve ser um hábito diário, assim, você irá perceber uma mudança significativa na sua conta de água no final do mês. Que tal aprender mais um truque para isso? 

Como economizar água no vaso sanitário com garrafa pet 

Se você possui uma caixa acoplada no vaso sanitário, precisa testar essa dica para economizar água.  

É simples, você só vai precisar de uma garrafa PET cheia de água ou areia, se preferir. Abra a tampa da caixa da descarga e coloque a garrafa cheia e fechada lá dentro, no espaço que estiver vazio. É importante que a garrafa não atrapalhe nenhuma peça da sua caixa de descarga. 

A economia de água será equivalente ao tamanho da sua garrafa. Por exemplo, se na sua caixa de descarga couber uma garrafa PET de 2 litros, significa que quando a caixa for encher, ela precisará de menos 2 litros para funcionar. Isso porque a garrafa PET ocupa o espaço que deveria ser preenchido pelo sistema da descarga. 

Bacana, não? Com tudo o que você viu aqui, está pronto para ser um expert em economia de água no vaso sanitário. O meio ambiente e o seu bolso agradecem! 

Quer aprender a economizar água de outras formas? Então aprenda, também, como economizar água lavando a louça

Você achou esse artigo útil?

Como economizar água no vaso sanitário? Confira 5 dicas infalíveis