Como economizar água lavando louça

Água é fundamental para a existência da vida e é por isso mesmo que precisamos usá-la de forma consciente. Reunimos aqui dicas supersimples para reeducar o consumo no dia-a-dia
Como economizar água lavando louça

Algumas atividades diárias podem gastar grande quantidade de água se não tomarmos cuidado, como é o caso de lavar a louça.

Existem algumas dicas simples que, quando colocadas em prática, fazem a diferença para a possível futura escassez de água que o nosso planeta está sujeito.

Que tal nos juntarmos para economizar um pouco de água a cada dia?

  • A importância de economizar água
  • Como economizar água lavando louça: confira 6 dicas
  • Mais dicas para ajudar a economizar água em casa

 A importância de economizar água

Muito além da louça: a água é um dos elementos mais importantes do planeta Terra, pois é ela a responsável pela vida humana e animal. Sem comida, um ser humano pode sobreviver por até 2 meses; já, sem água, o máximo são 7 dias. Viu como é essencial?

Além disso, a vida vegetal também é movida à água e muitos alimentos necessitam de água durante o processo de produção.

Resumindo: a água é um recurso finito e é preciso economizar o uso enquanto podemos.

Então hoje reunimos algumas dicas para você começar essa economia de água em casa, em uma tarefa simples: lavando a louça! Vamos conhecer?

Quanto gasta de água para lavar louça?

Numa lavagem manual, com a torneira aberta por 15 minutos, são consumidos cerca de 117 litros de água. Já uma máquina de lavar louças com cerca de 40 itens consome em média 8 litros por ciclo. O fato de os jatos de água da máquina atingirem temperaturas muito altas diminui a necessidade do uso de mais água, daí a economia.

Como economizar água lavando a louça: confira 9 dicas

Aqui podemos juntar dois benefícios: economia de água e agilidade em uma tarefa que muitos não gostam. Essas dicas ajudam a tornar o processo de lavagem mais rápido – promessa mesmo!

Olha só:

1 – Antes de lavar a louça, retire bem os restos de comida

Primeiro de tudo, coloque os restos de comida no lixo – caso enxágue, cuidado para não entupir o ralo da pia. Se o ralo tiver um protetor, lembre-se de limpar os restos de comida para não acumular.

2 – Deixe a louça de molho com detergente

Depois, deixe todas as louças de molho com detergente para que as partículas de comida que já endureceram se desprendam com mais facilidade – vamos combinar que ficar esfregando a louça com a esponja é super cansativo. Essa dica é de ouro!

Pode usar isso com panelas em geral e, se precisar fazer o processo com travessas e pratos, também está liberado. Se a sujeira for pouca, apenas enxágue as louças.

3 – Atenção na ordem para lavar a louça

Prioridades: louças com menos gorduras. Dessa forma, você evita que as sujeiras mais pesadas escorram aos utensílios menos sujos. Comece sempre com os itens menos sujos, para depois lavar os com mais gorduras!

Conheça o Lava-Louças Gel Concentrado Ypê Green,
sustentável, vegano e com maior poder desengordurante

4 – Utilize água quente para lavar louça engordurada

Sujeiras e gorduras não gostam de água quente. Então por que gastar 10 minutos de água fria para tirar gorduras resistentes enquanto que em poucos minutos a água quente resolve?

Se precisar, deixe a louça de molho com detergente em água quente, para facilitar ainda mais a lavagem.

5 – Prefira beber água em garrafas próprias

Sabe aquela pia lotada de copos com água? Então, é bom evitar. Isso porque enquanto gastamos esse tanto de água para lavar cada copo, poderíamos economizar lavando apenas uma garrafinha térmica.

Além de garrafas de uso pessoal proporcionarem muita praticidade no dia a dia. É um bom investimento!

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/24113239/shutterstock_1497459668-scaled.jpg

Confira também: Como economizar água na máquina de lavar

6 – Utilize a máquina de lavar louça apenas quando ela estiver cheia

A máquina de lavar louça é uma alternativa maravilhosa para reduzir o consumo de água – quando estiver cheia de louça.

Isso porque, se fizermos os cálculos, o volume de água usado quando há pouca louça não é tão econômico quanto quando colocamos a capacidade máxima de louça.

Então aqui fica a dica: use a máquina de lavar sempre que estiver com muita louça; do contrário, prefira lavar à mão! Ao optar por lavar sua louça a mão, conte com a linha de lava-louças tradicional Ypê, sua fórmula proporciona alto rendimento. Assim você economiza nas lavagens e também no bolso porque ele rende mais!

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/24113231/shutterstock_1303106986-scaled.jpg

Quanto gasta uma máquina lava-louças por mês?

Considerando que em cada ciclo são gastos cerca de oito litros de água, cada lavagem completa pode chegar a 60 litros. Ou seja, metade do que seria gasto na lavagem manual.

Por isso, uma das principais recomendações é lavar a louça apenas quando for capaz de encher a máquina. Isso pode ser feito dia sim, dia não, por exemplo. Dessa forma, uma lava-louças gastaria cerca de 900 litros de água por mês.

7 – Use vinagre para tirar odores indesejáveis dos copos

Uma gotinha de vinagre no copo vai tirar odores indesejáveis, como aquele que lembra clara de ovo, sabe? Dessa forma, o vinagre vai evitar que você tenha que lavar de novo os copos até o cheiro sumir.

Optar por detergentes que possuem tecnologia para controle de odor é uma forma bastante eficiente de tirar odores indesejáveis.

Todas as versões do Lava-louças Gel concentrado contam com essa tecnologia e entre os lava-louças tradicionais, você pode escolher entre 4 versões: capim-limão, maçã, limão e o antibac.

8 – Evite guardar alimentos gordurosos em potes plásticos

Plástico e gordura não combinam: dá uma trabalheira para tirar a sujeira na hora da lavagem, o que vai pedir mais água e mais tempo de esfrega. Então prefira usar recipientes de vidro para guardar alimentos mais gordurosos.

9 – Você pode usar bicarbonato para remover a gordura da louça

Se você não tiver tempo de deixar a louça de molho para amolecer o excesso de gordura, pode colocar uma pitada de bicarbonato de sódio na água morna e aplicar na superfície desejada. A ação é imediata.

Mais dicas para ajudar a economizar água em casa

Hoje focamos na louça, mas há diversas outras formas de economizar água no dia a dia em casa. Olha:

  • No banho: ao lavar o cabelo ou usar o sabonete, desligue o chuveiro e ligue apenas na hora de enxaguar;
  • Na pia: sempre se certifique de que a torneira está fechada e sem goteiras;
  • Escovando os dentes: igual ao banho, só ligue a água para enxaguar;
  • Na máquina de lavar roupa: só utilize quando acumular bastante roupa;
  • Com baldes de água: para lavar o carro, prefira baldes ou panos úmidos a mangueiras;
  • Com a descarga: acionando-a apenas quando necessário, pois ela gasta em média 20 litros de água a cada uso;
  • Com o regador: para substituir pela mangueira quando for regar as plantinhas no quintal ou no jardim. Isso ajuda a economizar bastante água!

Quer adotar mais atitudes sustentáveis no seu dia a dia para economizar água?
A gente te ajuda: clique aqui e confira

Você achou esse artigo útil?

Como economizar água lavando louça