Como dobrar edredom? 4 maneiras fáceis e que não desmancham

Só de pensar em dobrar o edredom, você fica com preguiça? Aprenda agora como dobrar essa peça com praticidade e funcionalidade.
Como dobrar edredom? 4 maneiras fáceis e que não desmancham

Quer saber como dobrar edredom de um jeito que não seja complicado? Aqui, vamos te ensinar não apenas uma, mas quatro técnicas para você fazer isso.

O edredom mal dobrado pode ocupar muito mais espaço do que deveria no seu quarto. Sem falar que, se você acha chato dobrar edredom, corre o risco de ficar com preguiça de arrumar a cama todos os dias. Mas esse simples hábito traz vários benefícios para sua rotina.

Em resumo: dobrar edredom é difícil só para quem não sabe como fazer isso. Você só precisa praticar! Abaixo, vamos te convencer como é fácil.

Como dobrar edredom em 4 técnicas diferentes

Você já tentou pegar o edredom da prateleira alta do armário, a dobra abriu e o peso caiu todo na sua cabeça? Ou fez a maior bagunça, atrapalhando outras peças que estavam dobradas?

Com as dicas a seguir, você nunca mais passará por isso. Além disso, elas servem tanto para edredom de casal quanto para edredom de solteiro, certo?

Como dobrar edredom envelope

Abra o edredom em cima da cama ou em outra superfície plana. No sentido da largura, pegue uma faixa de pouco menos de um terço do edredom e vire para baixo.

Pegue uma das laterais do edredom e traga para o centro. Faça a mesma coisa com a outra lateral, de forma que uma fique sobre a outra em cima do edredom.

Agora, dobre-o meio, no sentido do comprimento. Depois, pegue o lado em que você começou com a faixa e leve para o meio. Esse lado contém uma abertura, como se fosse a boca do envelope.

Pegue o outro lado e encaixe dentro da abertura. Para finalizar, é só inverter a parte da faixa que ficou para fora, envolvendo toda a peça como se fosse um pacote.

Como dobrar edredom para ocupar menos espaço

Esta técnica é ótima para você que precisa saber como dobrar edredom grosso e otimizar o espaço dentro do seu armário.

O segredo para dobrar edredons volumosos é sempre começar pelo sentido do comprimento, pois isso deixará a dobra mais compacta.

Sendo assim, dobre o edredom ao meio. Agora, no sentido da largura, pegue uma aba do edredom e vire para cima, mas não será a aba toda. Coloque seu antebraço sobre a aba, de forma que o punho fique no início do edredom e o cotovelo fique mais ou menos no meio.

Marque onde o cotovelo está: este será o vinco da dobra da aba, que você levará até a ponta do edredom, pelo lado de cima. A aba que ficou aberta, dobre para o lado de baixo.

Você terá um retângulo aqui. No sentido do comprimento, dobre duas vezes. Você vai notar uma faixa que envolve a dobradura. Localize o lado do edredom onde há uma ponta solta e dobre o edredom ao meio.

Para fechar: em uma das laterais, terá uma cavidade por toda a extensão da dobra. Vire-a no sentido contrário, de forma que todo o edredom entre e seja encapado.

Como dobrar edredom que vira almofada

Para dobrar edredom que vira almofada, é recomendável que a peça não seja muito volumosa, ou você não terá o formato desejado

Comece dobrando o edredom da forma tradicional, juntando ponta com ponta. Dobre ao meio no sentido do comprimento e depois da largura.

Em seguida, coloque o edredom já dobrado em uma superfície. No sentido da largura, pegue uma das laterais e leve ao meio. Faça o mesmo com a outra, de forma que uma lateral fique por cima da outra.

No comprimento, leve a ponta com a abertura do envelope até o meio. Encaixe a outra ponta dentro e pronto, você terá uma dobradura em forma de quadrado e que não desmancha.

Como dobrar edredom em rolo

Nesse caso, também não é muito indicado que você use um edredom grosso, pois isso só deixará o resultado ainda mais volumoso.

Abra o edredom e dobre de maneira que o edredom fique em um formato quadrado. Pegue duas pontas, uma contrária à outra, na diagonal, e leve-as ao meio do quadrado, de forma que uma ponta fique ligeiramente sobre a outra.

Com cuidado, vire o edredom para baixo. O formato será como o de um retângulo, mas com duas pontas triangulares.

Pegue uma das pontas e comece a enrolar, para formar o rolinho. Quando chegar ao final, a ponta que sobrou deverá encaixar em uma abertura do rolo.

Onde guardar edredom?

O melhor lugar para guardar edredom depende do espaço que você tem em casa. Geralmente, eles ficam no guarda-roupas, que costuma ser o lugar mais prático no dia a dia.

Mas você também pode deixá-lo em cima da própria cama, desde que o ambiente do quarto esteja sempre limpo e arejado, ok? Com as dobraduras que ensinamos acima, vai ficar lindo!

Se os edredons vão ficar armazenados por bastante tempo dentro do armário, como no verão, o melhor é que sejam guardados dentro de sacos de TNT. Se você ainda tiver a embalagem em que o edredom veio da loja, pode usá-la também.

Além do mais, analise a melhor forma de empilhar os edredons, porque há casos em que guardar um ao lado do outro é melhor do que empilhar.

Oba, agora você já sabe como dobrar edredom e como guardá-lo corretamente. Qual das técnicas você vai tentar primeiro?

Que tal aproveitar o pique para organizar o guarda-roupa? Trouxemos dicas especiais aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como dobrar edredom? 4 maneiras fáceis e que não desmancham