Como dobrar cobertor e guardá-lo corretamente

Você tem muitos cobertores em casa? Uma coisa é certa: saber como dobrá-los corretamente para otimizar espaço é sempre uma boa pedida.
Como dobrar cobertor e guardá-lo corretamente

Confira como dobrar cobertor e guardá-lo da melhor forma, sem ter que se esforçar muito nessa tarefa.

Durante o inverno, é preciso uma pilha de cobertores para se aquecer. Aí chega o início da primavera e é necessário guardar a maioria deles, mas com cuidado e eficiência para que não ocupem muito espaço. Você já passou por isso?

A seguir, você vai aprender como resolver essa questão. Vamos lá?

Como dobrar cobertor para ocupar menos espaço em 5 técnicas diferentes

A maior vantagem dos cobertores em relação aos edredons é que, geralmente, são mais finos e mais leves, logo, são mais fáceis de guardar.

Mas, se você não souber como fazer isso do jeito certo, pode ter o efeito contrário, causando desorganização.

Antes de saber como dobrar o cobertor, tenha em mente duas coisas: faça o processo com paciência, atentando-se para que cada ponta esteja alinhada com a outra na dobra. Além disso, saiba que a perfeição vem com a prática e quanto mais você treinar, melhor ficará.

As dicas abaixo servem tanto para cobertor de casal quanto de solteiro, independentemente de material.

Nesse sentido, se você precisar de um conselho para a hora de comprar cobertores, os de microfibra estão entre os que ocupam menos espaço.

Agora, os tutoriais de como dobrar cobertor:

Como dobrar cobertor envelope

Este tipo de dobra deixa o cobertor bem compacto, portanto é excelente para guardar em espaços pequenos ou levar para a viagem. É um tipo de dobradura que não desmancha. Faça assim:

Dobre o cobertor ao meio, mantendo o comprimento. Depois dobre ao meio novamente, dessa vez na largura. Até aqui, é simples, né?

Nesta fase, o formato da dobra é de um retângulo. Coloque em cima de uma superfície plana e, no sentido do comprimento, pegue uma faixa de um terço do cobertor e leve até o centro do retângulo. Pegue o outro lado e dobre por cima da primeira aba.

Pronto, temos outro retângulo, só que mais estreito. Dobre um lado do cobertor até o centro. Você perceberá que foi formado um vão, como a abertura do envelope.

É só pegar o outro lado do cobertor e encaixar dentro da abertura e o cobertor ficará fechado, como um pacote.

Como dobrar cobertor grosso

Nem sempre é possível fazer a dobra envelope com o cobertor grosso, mas isso não significa que ele ficará mal dobrado.

Dobre o cobertor ao meio, juntando ponta com ponta. Agora é que vem o truque: em vez de dobrar novamente ao meio, dobre em três partes.

Uma lateral vai até o centro do cobertor. Pegue a outra metade e coloque por cima. Agora, dobre em três partes novamente, com um lado até o centro e o outro lado por cima.

Assim, você tem a dobra perfeita em retângulo.

Como dobrar cobertor em rolinho

Além de ser um jeito prático, dobrar o cobertor em rolinho é uma das melhores formas de guardá-lo no fim da estação.

É bem simples: comece dobrando o cobertor ao meio. Coloque em cima de uma superfície plana e no sentido do comprimento, dobre em duas partes.

A primeira parte você dobra até o centro do cobertor. A parte do outro lado, você dobra por cima da primeira parte. Você terá um retângulo estreito com o cobertor. Agora, é só enrolar e está pronto.

Como dobrar cobertor em almofada de nó

A dobra em nó traz um charme especial para a decoração do quarto. É ideal para mantas e cobertores finos: em vez de guardar o cobertor no armário, você pode deixá-la em cima da cama mesmo.

Abra o cobertor em uma superfície plana, marque o meio e faça dois rolinhos no sentido do comprimento, um vindo da direita e outro vindo da esquerda, até que se encontrem no centro. Vá ajustando para que os rolinhos fiquem bem firmes.

Com cuidado, coloque o cobertor em formato de U. Isso vai facilitar para que você dê um nó no cobertor, mas tenha cautela para não desmanchar os rolos que você fez.

Dê o nó no meio do cobertor e vá ajeitando tudo para que os rolos mantenham a forma. Para finalizar, pegue o que sobrou do lado direito do nó e cubra-o,

escondendo a ponta por dentro de um dos vãos. Pegue o lado esquerdo e termine de cobrir o nó completamente. Ajuste os rolos novamente para dar um acabamento firme.

Como dobrar cobertor de bebê ou cobertor pequeno

Esta dica é ótima para guardar os cobertores um ao lado do outro, em vez de empilhá-los. É um dos métodos mais rápidos que existem para dobrar cobertor.

Funciona assim: abra o cobertor em cima de uma superfície e dobre ao meio. Dobre de novo, na mesma direção. Agora, dobre ao meio, no sentido contrário.

Você terá um retângulo até aí. Dobre metade do cobertor até o centro e depois dobre o outro lado por cima. É só isso 😊

8 cuidados especiais com cobertor

A dobra é um cuidado com o cobertor que você acabou de aprender como fazer. Mas o processo de lavagem e armazenamento também são muito importantes para conservar as peças.

Olha só o que você pode fazer para cuidar bem das suas mantas e cobertores:

1. Antes de lavar, confira as instruções de lavagem da etiqueta;

2. Não misture cobertores com outras peças dentro da máquina de lavar e respeite o limite de kg suportados pela sua lavadora;

3. Se você não souber como lavar ou não couber na máquina de lavar, leve para uma lavanderia especializada;

4.  Lave os cobertores no início da estação em que forem usados (outono/inverno) e antes de guardar durante uma nova temporada (primavera/verão). Para cobertores de uso contínuo, lave a cada 2 meses;

5. Recomenda-se o uso do lençol por baixo, assim esse tecido mais fino absorve primeiro a oleosidade natural da pele;

6. Na hora de guardar os cobertores, agrupe-os por tipo, como as mantas, cobertores grossos etc. Assim, você mantém um padrão de dobra nas peças;

7. Proteja os cobertores na hora de guardá-los. Pode ser em sacos de TNT, na mesma embalagem que veio o cobertor ou plásticos selados a vácuo (você pode fazer isso com a ajuda do aspirador de pó);

8. Se quiser guardar os cobertores com um cheirinho especial, faça um sachê perfumado para colocar no armário.

Que tal aproveitar para arrumar seu guarda-roupa?
Trouxemos dicas incríveis
aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como dobrar cobertor e guardá-lo corretamente