A melhor forma de dividir as tarefas domésticas!

Uma divisão respeitosa das atividades e cuidados com a casa é o ideal para que todos valorizem e a mantenham organizada. Família que limpa junto, jogas as pernas para cima junta também. Acompanhe nossas dicas.
A melhor forma de dividir as tarefas domésticas!

Todo mundo sabe: tarefas domésticas são responsabilidades e nem sempre estamos a fim de fazê-las. Mas, se há mais de uma pessoa morando na mesma casa, por que não dividir as obrigações?

Encarar a situação dessa forma pode, inclusive, promover momentos de maior qualidade com a família – além da gestão de tempo, que melhora junto!

Nesse sentido, até as crianças podem ajudar, desde que sejam tarefas simples e selecionadas, é claro. Vamos dar uma olhada nas dicas para fazer isso acontecer?

Como dividir as tarefas domésticas entre o casal

A primeira dica chega com uma percepção importantíssima: o casal que se ajuda. Isso mesmo, ambas as pessoas inseridas na relação realizando as tarefas de casa. Sem essa de mulher cuidar de tudo sozinha – afinal, esse tabu ficou no século passado, né?

As vantagens são diversas e podemos provar:

– Ambos valorizam o trabalho que cada um teve ao cumprir a tarefa e, com isso, a relação com a casa se torna ainda mais respeitosa;

– Seguir um cronograma acarreta em uma maior disciplina individual;

– O planejamento evita atritos: a probabilidade de uma briga acontecer por conta de confusões que envolvem tarefas domésticas é bem menor;

– Com um acordo e uma agenda bem definida, o casal conseguirá manter a casa sempre limpinha!

Vamos conferir as dicas e por onde você deve começar?

1 – Antes de tudo, diálogo

Lá na época das cavernas, o ser humano já se comunicava através de pinturas, devido à comunicação ser um fator essencial para a convivência. Se desde essa época as pessoas não viviam sem se comunicar, imagine dividir as tarefas de casa sem um diálogo prévio? É um requisito!

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Então vamos colocar este como passo número 1. É importante reservar um tempo para que de fato você e seu cônjuge possam conversar, com atenção e calma, para alinharem expectativas e identificarem quaisquer resquícios de tabus relacionados às tarefas domésticas.

Feito isso, vamos ao passo número 2!

2 – Façam uma lista das tarefas de casa

Papel e caneta na mão, ou teclado do computador: chegou a hora de listar todas as tarefas da casa. Elas podem ser divididas segundo cômodos ou nível de dificuldade/tempo gasto. Isso fica a critério do casal! Revisem a lista para não deixarem nada passar.

3 – Dividam as tarefas domésticas entre si

O momento esperado chegou: a divisão das tarefas domésticas. Aqui, vocês podem utilizar a razão – realizando uma distribuição de tarefas igualitárias, com o mesmo nível de dificuldade e tempo para ambos – ou a emoção, deixando que cada um escolha as tarefas prediletas e se divirtam no processo!

Dividir as tarefas pela emoção pode ser interessante, afinal, quem não ama ouvir uma música e dançar enquanto limpa o banheiro, não é mesmo?

4 – Mantenham os objetos da casa limpos e organizados

Ok, já falamos sobre a divisão e a lista de tarefas. Mas não seria justo deixar tudo limpinho enquanto os objetos da casa estão no meio da bagunça, concorda?

Por isso é superimportante que, além da limpeza doméstica, os cômodos e objetos estejam sempre limpos e organizados. Desse jeito, a casa se torna um ambiente ainda mais agradável de se estar – além de cheirosa!

5 – Escolham uma data para limpezas em conjunto

Que tal inserir no calendário o Dia de Limpeza em Casal? Parece chato, mas só parece – acredite, tudo fica mais divertido e dinâmico. Inclusive, se o dia escolhido for motivado por alguma data comemorativa, como o Dia de São Valentim, Dia dos namorados, aniversários, por exemplo, pode ser uma oportunidade para aproximar ainda mais o casal. E convenhamos: merece até uma refeição elaborada depois de tanto esforço!

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Essa reunião de limpeza pode acontecer periodicamente ou com a frequência que o casal preferir. O importante é fazer acontecer!

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Como dividir as tarefas domésticas durante a semana

Agora que cada um já tem suas respectivas tarefas, chegou o momento de escolhermos os dias que elas irão acontecer. O mais indicado é que essas tarefas aconteçam semanalmente, então, é importante definir em quais dias serão feitas cada tarefa e por qual pessoa.

Ter um cronograma de limpeza ajuda a otimizar o tempo em casa, incentivando o tempo para lazer e também evitando situações de procrastinação, como a típica frase de “depois eu faço isso”.

1 – Dividam as tarefas domésticas por níveis de dificuldade

Tarefas domésticas também exigem gestão de tempo! E, para isso, precisamos identificar o nível de dificuldade de cada uma.

Por exemplo: se limpar a parte de trás da geladeira e do fogão é algo mais complexo, é melhor separar um tempo a mais para essas tarefas e deixar a parte mais difícil por último – ou começar por ela; a ordem dos fatores vai depender da preferência de quem realizar a tarefa.

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2 – Dividam as tarefas domésticas entre cômodos

Dentro do cronograma do casal, para ficar organizado e o planejamento funcionar, é interessante dividir as tarefas por cômodos da casa.

Nesse sentido, vocês podem dividir os dias do calendário de limpeza de acordo com os cômodo. Por exemplo: nas segundas, limpar os quartos; nas terças, limpar os banheiros e assim por diante.

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3 – Entendam a disponibilidade de tempo

É tudo maravilhoso na teoria, mas, antes de sair colocando em prática o cronograma, calma: o dia tem apenas 24 horas e um planejamento, além de bonito, precisa ser funcional e baseado em fatos.

Ou seja: é importante que vocês verifiquem a disponibilidade de tempo de cada um, para fazer sentido com o cronograma de limpeza.

Do contrário, pode acontecer de serem planejadas muitas tarefas para um único dia e, no final, nenhuma delas ser cumprida por falta de tempo.

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4 – Escolham os dias e horários para as tarefas domésticas

Aí vai um complemento da dica anterior: depois de estudar os horários livres do casal, é o momento de definir os melhores dias e horários para fazer as tarefas domésticas.

Para ninguém ficar por fora do cronograma geral, é legal fazer uma lista com todas as informações de horários, dias, cômodos e níveis de dificuldade e deixá-la exposta em um canto acessível da casa.

5 – Mantenham a despensa cheia

Para evitar frustração: a despensa precisa estar cheia! Imagina chegar com a maior energia no dia de limpeza para cumprir todas as tarefas, abrir o armário para pegar os produtos e… ele estar vazio?

Para que essas situações não aconteçam, vocês podem fazer uma gestão dos produtos de limpeza que utilizam em casa – por exemplo, anotar a média de tempo que cada produto dura e o melhor dia do mês para repô-lo.

A Ypê conta com uma linha de produtos de limpeza completa e a prateleira pode ser consultada online, com dicas de uso e várias informações!

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Como dividir as tarefas domésticas com a família

Assim como com os casais, distribuir as tarefas domésticas entre a família é uma ótima jogada! As brigas pelas louças não lavadas diminuem significativamente – é sério!

Aqui, como citamos no começo da matéria, até as crianças podem entrar – desde que as tarefas estejam dentro das limitações e nível de complexidade de uma criança, é claro.

Ainda tem dúvidas de como limpar o seu micro-ondas? Confira esta matéria

1 – Divida as tarefas domésticas por faixa etária

Para quem tem filhos e/ou filhas, aí vai uma ótima dica: dividir as tarefas de casa por faixa etária. É importante entender quais tarefas podem ser arriscadas ou difíceis para crianças e adolescentes.

Exemplo: para crianças de 6 a 7 anos, uma tarefa ideal pode ser a limpeza do quarto, enquanto que, para adolescentes a partir de 13 anos, lavar o banheiro já é uma tarefa recomendada.

2 – Pergunte a tarefa doméstica predileta de cada um

Para a distribuição da tarefa entre as pessoas que moram na casa, é legal seguir a preferência de cada um, principalmente para as crianças.

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Essa opção ajuda a criar um vínculo com a organização da casa e pode até incentivar uma vontade genuína de querer contribuir.

Leia também: Como conservar roupas de inverno

3 – Ofereça recompensas para as crianças

Quem não ama uma recompensa? Isso ajuda o cérebro a assimilar que um trabalho e/ou esforço foi valorizado.

Então, que tal oferecer essa troca para as crianças e adolescentes da casa? Pode ser um elogio, alguma comida, uma noite de filmes com pipoca – use e abuse da sua criatividade. O resultado só pode ser positivo: dedicação e animação durante as tarefas!

4 – Escolha um dia para limpeza da casa em conjunto

Em vez de Dia da Limpeza em Casal, reserve um dia no calendário para o Dia da Limpeza em Família – a diversão é garantida e o tempo em família agradece!

Pode ser de um dia por semana a três vezes por mês. No final, o dilema é o mesmo: fazer acontecer.

5 – Mantenha um quadro exposto com as tarefas de cada um

Quando enxergamos um planejamento como um todo, além de ficarmos mais atentos ao cumprimento de prazos, auxiliamos a nossa memória a lembrar de mais coisas!

Deixe um quadro, com as tarefas de cada pessoa divididas por dias da semana e expor em um ambiente com bastante circulação, como a cozinha, por exemplo, para que todos estejam cientes de suas responsabilidades.

E aí, bora limpar? 🙂

Os produtos da linha Ypê são uma ótima opção para manter a casa limpa e organizada.

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