Como desentupir o vaso sanitário?

Enfrentar um vaso sanitário entupido é o tipo de imprevisto que ninguém quer passar. Separamos sugestões práticas de como resolver este problema e o mais importante, como evitá-lo
Como desentupir o vaso sanitário?

 

Hoje vamos falar de uma das situações domésticas mais desagradáveis que existem: vaso sanitário entupido. Quem nunca passou por isso? Mas vamos te ensinar a resolver esse problema. Leia neste artigo:

  • Como funciona o vaso sanitário e por que ele entope?
  • Como desentupir o vaso sanitário?
  • Como prevenir o entupimento do vaso sanitário?
  • Como desentupir o vaso quando cai um objeto dentro?

Como funciona o vaso sanitário?

O vaso sanitário comum funciona a partir de dois princípios da física: hidrostática e vasos comunicantes. São esses princípios que mantêm a água visível no nível adequado, equilibrado com a água que fica dentro do sifão.

Sim, para que funcione adequadamente, o vaso sanitário precisa de um sifão – um tubo curvo pelo qual a água sobe antes de descer para o sistema de esgoto. É ele que permite que o cheiro do esgoto não retorne.

Quando a descarga é acionada, cria um redemoinho na água da privada, fazendo com que a água – e a sujeira – procurem um lugar para onde escoar. Como por cima está entrando água, o caminho é seguir pelo sifão.

Assim, a água que estava parada na parte baixa do sifão precisará subir e descer para escoar pelo encanamento normal, até que o fluxo de água da descarga seja interrompido e o equilíbrio se estabeleça novamente.

Por que o vaso sanitário entope?

Agora que você entendeu o funcionamento ideal, deve estar se perguntando: por que a privada entope?

As principais razões de entupimento do vaso sanitário são:

  • Mau uso: grande parte dos entupimentos de vaso sanitário ocorre por mau uso. Muitas pessoas usam o vaso para descartar fio dental, algodão, absorventes, lenços umedecidos, preservativos, embalagens. O problema é que esses materiais não se desintegram tão rápido e podem se acumular nos canos e provocar o entupimento. Também não é indicado jogar restos de óleo e de comida, pois a gordura gruda nos canos e no sifão e prejudicam o funcionamento correto.
  • E o papel higiênico, pode ou não jogar no vaso? O assunto é mais polêmico. Em redes domiciliares antigas, com muitas curvas, não é indicado jogar o papel higiênico na privada, pois ele pode se grudar na tubulação. Mas, em geral, prédios com boa pressão de água não apresentam esse problema, e o papel higiênico pode ser jogado no vaso.
    Dica: fora de casa, teste a pressão da descarga antes ou prefira a lixeira.
  • Problemas na fossa: se a fossa estiver cheia, o problema de vazão da água ocorrerá não só no vaso sanitário, mas também nos ralos do chuveiro e da pia também. Isso levará à diminuição de velocidade da descarga, e o vaso pode não ter força para despejar os dejetos. Nesses casos, uma empresa especializada deverá ser chamada para corrigir a causa do entupimento.
  • Excesso de dejetos: o entupimento também pode ocorrer pelo excesso de dejetos humanos. Nesse caso, o entupimento é apenas temporário e alguns truques caseiros podem ajudar. Confira a seguir:

Como desentupir o vaso sanitário?

A água da descarga não está descendo? Pior: o vaso está transbordando? Calma! Reunimos algumas técnicas caseiras que podem ajudar a tirar você dessa situação.

Basicamente, são dois tipos de procedimento: técnicas químicas, que contam com a ajuda de alguns produtos que você já tem em casa, e as mecânicas, que envolvem compressão. Confira!

Como desentupir o vaso sanitário com soda cáustica?

A soda cáustica é um dos métodos mais famosos, mas também requer cuidado, pois é muito abrasivo. Utilize luvas, óculos de proteção e cuide para não inalar quando for manusear o produto.

A soda cáustica pode ser usada quando o entupimento for causado por excesso de material orgânico, como fezes ou papel higiênico. No entanto, não será eficaz se a causa do entupimento for qualquer outro objeto sólido, como plásticos, fio dental, cigarro, preservativos etc.

Como fazer: em um balde grande de capacidade de 8 litros ou mais, misture 2 litros de água morna e 500 gramas de soda cáustica. Utilize um cabo de plástico ou madeira para mexer.

Após dissolver bem, despeje a mistura devagar no vaso sanitário. Aguarde 12 horas para dar a descarga novamente. Limpe o vaso sanitário (sempre de luvas) e acione a descarga mais cinco vezes.

Se não funcionar, NÃO repita o procedimento. O excesso de soda cáustica pode desgastar a tubulação e provocar vazamentos. Nesse caso, o indicado é chamar um encanador ou empresa especializada.

Mas, antes de recorrer para a soda cáustica, vale tentar técnicas mais simples e menos perigosas, como veremos a seguir:

Como desentupir vaso sanitário com água sanitária?

A técnica mais simples é com um produto que você provavelmente já tem na despensa: água sanitária.

Você pode usar água sanitária para desentupir a privada se a causa for excesso de fezes ou papel. No entanto, se a causa do entupimento for qualquer objeto de plástico, madeira ou tecido, não será eficaz.

Como fazer: despeje meio litro de água sanitária e deixe agir por 1h. Em seguida, dê a descarga normalmente.

Como desentupir vaso sanitário com detergente?

Sim, o detergente que você usa para lavar a louça pode te ajudar a sair do sufoco do vaso sanitário entupido!

Mas atenção: ele só será eficaz se a causa do entupimento for por excesso de fezes ou papel higiênico.

Como fazer: despeje um pouco de detergente (cerca de três colheres de sopa) dentro do vaso sanitário. Espere até que ele desça até o fundo do vaso. Então jogue água quente e deixe a mistura agir por 30 minutos e dê a descarga. Se necessário, pode repetir o processo até 3 vezes. Se, ainda assim, não descer, é melhor partir para a próxima técnica.

Como desentupir vaso com bicarbonato e vinagre?

A mistura de bicarbonato de sódio com vinagre é um clássico das receitas caseiras e, acredite, funciona até para desentupir o vaso sanitário.

A ação efervescente da mistura ajuda a dissolver os resíduos orgânicos e desobstruir a passagem.

Como fazer: para desentupir a privada, misture meio copo de bicarbonato de sódio com ½ copo de vinagre. Despeje a mistura no vaso e deixe agir por cerca de 30 minutos. Para aumentar as chances de sucesso, vale colocar 2 litros de água quente antes de dar a descarga normalmente.

Mas lembre-se: o ideal é utilizar produtos adequados de limpeza. As opções caseiras são sempre o plano B!

Como desentupir vaso com água quente?

Se o problema for a pressão da água da descarga, vale tentar direto a dica da água quente.

Como fazer: despeje um balde de água bem quente no vaso sanitário. Cuide para não se queimar nem molhar todo o banheiro. Pode ser necessário repetir até três vezes para dar certo.

Em caso de excesso de dejetos como fezes ou papel higiênico, você pode aumentar a potência da água quente misturando um pouco de detergente, água sanitária ou a misturinha de vinagre e bicarbonato, que vimos acima.

Como desentupir vaso com refrigerante de cola?

Muitas pessoas acreditam que é possível desentupir o vaso sanitário com refrigerante.

A crença acontece porque a maioria dos refrigerantes de cola tem gás carbônico e ácido fosfórico na composição. Mas a concentração do ácido é menor que a indicada para dissolver dejetos. Além disso, a água do vaso sanitário diminui ainda mais essa concentração.

Como desentupir vaso com desentupidor?

Com o desentupidor, entramos nos procedimentos mecânicos para desentupir a privada. Se o seu vaso sanitário costuma dar problema, tenha esse equipamento sempre à vista no seu banheiro.

Como fazer: com o vaso cheio de água, coloque a parte de borracha do desentupidor de forma a vedar completamente o buraco de descida da água e dejetos. Faça pressão para baixo e para cima cuidando para não perder a vedação.

Esse movimento criará um vácuo que movimentará o objeto que estiver obstruindo a passagem da água pelo cano. Depois que a água descer, repita o movimento de pressão com o desentupidor apertando a descarga simultaneamente.

Limpe a privada e o chão à volta e não se esqueça de higienizar o desentupidor antes de guardar. Para isso, você pode utilizar água sanitária ou desinfetante Bak Ypê.

Como desentupir vaso com papel-filme?

A dica do papel-filme, plástico ou filme de PVC, como também é chamado, funciona pelo mesmo princípio do desentupidor: o vácuo.

Pode dar um pouco mais de trabalho no princípio, mas faz bem menos sujeira, pois não vai remexer nos dejetos.

Como fazer: levante a tampa e limpe bem ao redor do vaso para uma boa fixação do filme plástico. Forre toda a parte da louça da abertura do vaso com três ou quatro camadas de papel-filme. Certifique-se de que está bem vedado.

Feche a tampa, sente-se no vaso ou coloque um peso e dê a descarga. A pressão da água deve ajudar a liberar o encanamento e mandar embora o que está fechando a passagem de água. Descarte o papel-filme depois do procedimento.

Você pode tentar a mesma técnica de “envelopamento” do vaso sanitário grudando um saco de lixo com fita adesiva, desde que bem vedado.

Como prevenir o entupimento do vaso?

Mais importante que desentupir o vaso é evitar que o problema ocorra. Confira 6 dicas para evitar o entupimento da privada:

  • Deixe o vaso sanitário apenas para as necessidades fisiológicas. Não jogue restos de comida, fios de cabelo, fio dental, absorvente, preservativo, lenço umedecido, tampas ou qualquer outro objeto na privada.
  • Se o sistema de encanamento da sua casa for antigo ou se o esgoto for encaminhado para fossa séptica, evite jogar papel higiênico no vaso.
  • Nesse caso, vale deixar também um cartaz alertando os convidados para colocarem o papel na lixeira.
  • Prefira os desodorantes de privada líquido em vez de barras, pois elas podem cair e obstruir a passagem da água.
  • Se um objeto cair acidentalmente na privada, o melhor é colocar uma luva e tentar retirá-lo com a mão.
  • Se o seu vaso sanitário costuma entupir com muita frequência, contrate uma empresa especializada para revisão do sistema de encanamento e esgoto da sua casa ou prédio.

Leia também: Como limpar o vaso sanitário?

Como desentupir vaso quando cai um objeto dentro?

Caiu um objeto no vaso e não foi possível pegar com a mão? Como os objetos de plástico, borracha ou madeira não se dissolvem, as receitas caseiras com produtos (nem mesmo a soda cáustica) serão suficientes.

O melhor a fazer é usar as técnicas de descompressão (desentupidor ou papel-filme). Se ainda assim não funcionar, chame um profissional do ramo ou empresa especializada em encanamentos.

Você achou esse artigo útil?

Como desentupir o vaso sanitário?