Como desentupir fogão de um jeito fácil e seguro

Se você já notou que a chama do seu fogão não tem mais a mesma intensidade ou que há uma dificuldade para acendê-lo ou falhas no círculo de fogo, atenção: aprenda como você pode desentupir seu fogão com segurança ou se é hora de chamar um profissional especializado
Como desentupir fogão de um jeito fácil e seguro

Você já sabe como desentupir fogão? Ou sabe identificar quando os queimadores estão entupidos? Manter o seu fogão livre de entupimentos é fundamental para cozinhar com segurança e eficiência. 

Neste artigo, daremos dicas para resolver (ou evitar) esse problema com segurança e praticidade. Confira nos tópicos abaixo. 

Por que o fogão entope?

Os queimadores da parte superior e do forno do seu fogão podem ficar entupidos pelo acúmulo de substâncias no dia a dia. 

Nesse sentido, os pequenos orifícios por onde sai o gás podem ser obstruídos por vários tipos de sujeira, como restos de alimentos, gordura e fragmentos carbonizados.  Por isso, de vez em quando é preciso fazer uma limpeza geral

Como saber se o fogão está entupido?

Um dos sinais de entupimento dos queimadores do fogão é uma chama de cor amarelada ou alaranjada. Isso porque a chama produzida pela queima de gás costuma ter tons azulados. 

Portanto, se você identificar uma mudança na coloração da chama do seu fogão, isso pode ser um sinal de entupimento. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/14174526/como-desentupir-fogao-cor-chama_Prancheta-1-scaled.jpg

Além disso, você pode verificar se há alguma obstrução visível nos orifícios dos queimadores. E, em casos extremos, você sentirá cheiro de gás mas não conseguirá acender o queimador.

Desentupir fogão é perigoso?

Desentupir fogão pode ser perigoso, se não forem tomados os cuidados necessários. Afinal, os fogões envolvem duas coisas potencialmente perigosas: gás e eletricidade. 

Portanto, antes de começar é preciso desligar a válvula de gás e retirar da tomada o cabo elétrico, para evitar o risco de choque ou vazamento de gás. E, caso tenha usado os queimadores antes, certifique-se de que já estejam frios, para não se queimar. 

Também é importante lembrar que essa é uma tarefa para ser feita por adultos. Portanto, crianças devem ficar a uma distância segura. 

O que é bom para desentupir fogão?

Como o entupimento dos queimadores do fogão costuma ser provocado pelo acúmulo de sujeira, desentupi-los é basicamente fazer uma limpeza. 

Então, uma das etapas do processo é usar produtos de limpeza como detergente, desengordurante, limpador multiusopano, escova e esponja

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/14174531/como-desentupir-fogao-limpar-scaled.jpg

Em casos mais graves de entupimento, você pode utilizar agulhas metálicas específicas para esse fim, que são vendidas em ferragens. 

Como desentupir fogão: confira tutoriais

Se o seu fogão está entupido e você pretende desentupir pessoalmente, siga os passos abaixo indicados:

Como desentupir fogão a gás e cooktop

  1. Desligue o gás e desconecte o cabo de energia da tomada;
  2. Caso tenha usado o fogão recentemente, espere que os queimadores esfriarem;
  3. Retire as trempes (os suportes de metal para as panelas) e queimadores;
  4. Com o lado macio de uma esponja, use detergente ou multiuso para limpar a mesa do fogão ou cooktop, em seguida retirando o produto com um pano;
  5. Usando a agulha de limpar fogão, esfregue por dentro cada um dos orifícios que ficam sob os queimadores, com cuidado para não deixar a agulha cair lá dentro;
  6. Limpe os queimadores com detergente, usando esponja ou escova;
  7. Se for necessário, utilize desengordurante;
  8. Caso a sujeira não saia com esses produtos, use a agulha e desobstrua cada orifício;
  9. Enxágue e deixe secar os queimadores antes de recolocá-los no fogão.

Se, após esses passos, o problema de entupimento persistir, procure um profissional especializado nesse tipo de serviço.

Como desentupir o forno do fogão

  1. Desligue o gás e o cabo de energia;
  2. Caso o forno tenha sido utilizado recentemente, espere que esfrie;
  3. Remova a chapa de metal que fica sobre o queimador;
  4. Utilizando a agulha de metal específica para desentupir fogões, limpe cada orifício do queimador, como movimentos de vai e vem;
  5. Recoloque a chapa sobre o queimador;
  6. Religue o gás e o cabo de energia e teste o funcionamento do forno.

Se o seu forno continuar entupido, procure o auxílio de um profissional especializado no serviço. 

Como evitar fogão entupido? Dicas de conservação

A melhor dica para evitar fogão entupido é impedir que fique sujo. No dia a dia, mesmo que você limpe a maior parte da sujeira que cai sobre o fogão, isso pode não bastar. 

Desse modo, restos de gordura e outros fragmentos de alimentos podem se acumular nos queimadores. Para evitar que isso se torne um problema maior e acabe entupindo o fogão, procure limpar todos os queimadores regularmente. 

Gostou das nossas dicas para desentupir o fogão? Então confira, também, o nosso manual para fazer a limpeza de coifas!

Você achou esse artigo útil?

Como desentupir fogão de um jeito fácil e seguro