Como descongelar freezer: o passo a passo

Algumas atividades domésticas são mais trabalhosas que outras, isso é fato. Que tal aprender algumas técnicas para facilitar o processo de limpeza? Descongelar o freezer pode ficar mais simples com esse passo a passo.
Como descongelar freezer: o passo a passo

Saber como descongelar freezer é importante para fazer o melhor uso desse eletrodoméstico e garantir uma conservação adequada dos alimentos.

Quer aprender quando e como fazer o degelo do seu freezer, o que usar para fazer a limpeza e ainda ver um passo a passo simples e prático? Então, continue lendo esta matéria.

Por que é importante descongelar o freezer de tempos em tempos?

Precisa descongelar o freezer? Os aparelhos do tipo frost free, por terem um sistema eletrônico que elimina constantemente o excesso de gelo, não precisam ser descongelados. Mas, caso seu freezer não tenha essa tecnologia, será preciso fazer o descongelamento de tempos em tempos.

Descongelar o freezer é importante porque as placas de gelo, quando ficam grandes em excesso, prejudicam a circulação de ar frio no interior do freezer. Isso pode reduzir a eficiência na conservação de alimentos.

Além disso, o momento do descongelamento é uma oportunidade para que você limpe bem o interior do freezer. Desse modo, é possível tirar sujeiras e restos de alimentos, além de verificar se há comida que passou do prazo definido de conservação.

Qual é a temperatura ideal para o freezer?

O freezer é indicado para conservação de alimentos por operar sempre em temperaturas abaixo de zero. Os aparelhos domésticos podem chegar abaixo de -20ºC.

A temperatura em que você vai regular seu freezer depende principalmente do clima da sua região. Em épocas muito quentes, programe o aparelho para funcionar na temperatura mais baixa possível. Já no inverno, você pode deixar regulado em potência mínima.

Quando descongelar freezer?

Convém descongelar seu freezer pelo menos a cada seis meses, aproveitando para fazer uma limpeza completa no aparelho.

Os que são do tipo frost free, como já dissemos, não precisam ser descongelados, mas não deixe de fazer uma limpeza geral de vez em quando, combinado?

Como descongelar freezer: lista de produtos e materiais adequados

No descongelamento do seu freezer, você pode usar os seguintes materiais e produtos:

  • Jornais ou panos de chão;
  • Espátula de plástico;
  • Ventilador

O que não utilizar para descongelar freezer?

Algumas pessoas se perguntam se podem usar secador de cabelo para apressar o descongelamento do freezer. O recomendado é não utilizar esse método, principalmente pelo risco de que pingos de água do degelo respinguem no secador e provoquem um acidente grave. Eletricidade é coisa muito séria e esse não é um risco que valha a pena correr.

Também não é recomendado usar instrumentos cortantes e pontiagudos, como facas, espetos e garfos, entre outros, para remover placas de gelo. Esses objetos podem acabar perfurando as tubulações de gás do freezer, comprometendo o funcionamento.

Como descongelar freezer: o passo a passo

Existe diferença na maneira de descongelar cada tipo de freezer? A resposta é não. Independentemente se o freezer é vertical, horizontal ou acoplado à geladeira, o processo é basicamente o mesmo.

Inclusive, caso o freezer seja conjugado com a geladeira, você aproveita a oportunidade para organizar e limpar também a parte do refrigerador.

Para descongelar seu freezer, siga este passo a passo:

1. O ideal é iniciar o degelo pela manhã, para que haja tempo de completar todo o processo de descongelamento e limpeza ao longo do dia;

2. Desligue o eletrodoméstico da tomada;

3. Caso ainda haja alimentos dentro do freezer, retire tudo;

4. Tire todas as partes móveis, como divisórias, cestos e formas de gelo;

5. Espalhe pelo chão folhas de jornal ou panos, para absorver a água do degelo;

6. Deixe a porta do freezer aberta e aguarde que o gelo derreta;

7. Você pode usar uma espátula de plástico para remover, com cuidado, placas de gelo que estiverem se soltando;

8. Depois que todo o gelo derreter, é hora de fazer uma limpeza geral no seu freezer. Quando estiver tudo limpo, é só recolocar as partes removíveis e ligar novamente o aparelho.

Leia também: Como limpar freezer

Como descongelar freezer rápido

Se você quer apressar o processo e descongelar o freezer mais rápido, siga os mesmos passos indicados no tópico acima e, durante o degelo, coloque um ventilador apontado para o freezer, a uma distância de pelo menos 30 cm.

Algumas pessoas recomendam colocar uma tigela ou panela com água quente dentro do freezer para descongelar mais rápido. Esse é um método possível, mas tome cuidado para evitar queimaduras. E, claro, mantenha crianças a uma distância segura.

Que tal conferir dicas para organizar a geladeira? A gente mostra como aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como descongelar freezer: o passo a passo