Como decorar quintal de cimento com 12 ideias criativas

Habitar um ambiente que conta com um quintal particular é um privilégio! Transforme seu quintal em uma área aconchegante e prática que pode ser aproveitada para o seu lazer. Inspire-se com as sugestões dos nossos Ypêcialistas
Como decorar quintal de cimento com 12 ideias criativas

Você deseja aprender como decorar quintal de cimento? É possível dar cor e vida a esse tipo de espaço gastando pouco dinheiro.

Leia, abaixo, dicas práticas, sustentáveis e econômicas para caprichar na decoração do seu quintal.

Quais são os benefícios de decorar quintal de cimento?

Se você tem na sua casa um quintal todo revestido de cimento, decorá-lo é uma forma de otimizar o uso desse espaço. Ao mesmo tempo em que fica mais funcional, seu quintal decorado também fica mais bonito.

Você pode unir o útil ao agradável: decorar o quintal permite dar ao ambiente um novo visual e criar uma área para lazer e para receber convidados. Além disso, o próprio processo de decoração é uma oportunidade para exercitar seu espírito criativo e reaproveitar materiais, mantendo uma atitude sustentável.

Leia também: Casa sustentável: os produtos de limpeza que não podem faltar

O que usar para decorar quintal de cimento?

Que materiais usar para caprichar na decoração do seu quintal de cimento? Aqui não há certo e errado. Depende das suas intenções para o espaço e também das coisas que você tem para reaproveitar, ou de quanto deseja gastar.

Confira alguns itens que podem dar uma nova cara ao ambiente:

  • Paletes, estrados e caixotes de madeira;
  • Restos de madeira de demolição;
  • Mesa e cadeiras de jardim;
  • Vasos de plantas (que podem ser comprados prontos ou feitos com o reaproveitamento de latas, garrafas e tigelas);
  • Pneus velhos;
  • Tinta;
  • Pincéis e rolos para pintura;
  • Água sanitária, balde e vassoura para limpeza.

Quais plantas usar no quintal de cimento?

Ao criar um jardim no seu quintal de cimento, é preciso apostar em plantas que cresçam bem em vasos e que sejam adaptadas a ambientes externos. Confira alguns exemplos:

  • Espada de São Jorge
  • Cactos
  • Suculentas
  • Yucca
  • Antúrio
  • Temperos, como manjericão, alecrim, orégano e manjerona

Leia também: Plantas em casa: o que você precisa saber

Como decorar quintal de cimento: 12 dicas para criar um espaço bonito e funcional

1. Antes de iniciar a decoração, limpe bem o quintal com água sanitária. Sendo assim, dilua 1 copo de água sanitária em um balde de água, despeje no piso e esfregue toda a superfície com uma vassoura.

2. Um ponto importante a lembrar é a drenagem de água: para evitar que seu quintal alague, é importante que haja áreas permeáveis. Podem ser ralos em locais estratégicos, trechos com grama, um espaço de terra para o jardim… Você decide.

3. Plantas são uma boa forma de dar cor e vida ao espaço. Espalhe vasos pelo quintal, combinando cores, tamanhos e formatos diferentes de vasos e plantas.

4. Dica para decorar com pouco dinheiro: você pode transformar baldes, latas, garrafas e potes velhos em vasos de plantas.

5. Se o seu quintal de cimento é pequeno, uma dica de aproveitamento de espaço é fazer um jardim vertical. Um palete de madeira preso a uma parede serve de base para fixar os vasos, que podem ser feitos até com garrafas pet cortadas ao meio.

6. É preciso ter cuidado para não deixar água parada se acumular nos vasos e plantas, pois isso pode gerar focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue.

7. Um quintal de cimento pode ser transformado em uma divertida e colorida área de lazer para as crianças com o uso de tintas. No chão, você pode pintar uma miniquadra de esportes, um tabuleiro gigante de xadrez, uma pista de corrida, amarelinha etc.

8. Pneus velhos também podem ser usados para a área de recreação infantil. Rendem um túnel, pista de obstáculos, balanço… Mas atenção: não deixe acumular água parada dentro dos pneus.

9. O uso de madeira também ajuda a dar texturas e cores diferentes ao espaço. Paletes empilhados e unidos com tábuas podem formar bancos e mesas. Estrados e tábuas de demolição podem formar deques para colocar mesa e cadeiras.

10. No caso de um quintal pequeno, não o decore com itens demais. Use vasos de plantas nas extremidades e coloque móveis de madeira que permitam sentar.

11. Se o seu quintal de cimento for grande, vale dividi-lo em ambientes: um espaço para lazer das crianças, uma área de convivência, jardim etc.

12. Você pode usar móveis de madeiras ou vasos grandes de plantas para separar os ambientes em um quintal grande.

Está remodelando a casa? Então que tal conferir dicas para decorar a sala? A gente trouxe várias sugestões bem legais neste texto!

Você achou esse artigo útil?

Como decorar quintal de cimento com 12 ideias criativas