Como decorar quarto de casal e por que isso é tão importante?

A melhor parte (ou, para alguns, a mais difícil) de uma casa nova, é a decoração! Confira algumas dicas de como decorar quarto de casal aqui!
Como decorar quarto de casal e por que isso é tão importante?

Reunimos nesta matéria algumas dicas de como decorar quarto de casal. Mas antes vamos entender um pouco sobre a importância de fazer isso da forma correta.

O estudo da Psicologia Ambiental (denominada inicialmente como Psicologia da Arquitetura) comprova: o espaço, definitivamente, influencia o comportamento humano.

Além disso, o estudo mostra que o contrário também é verdade: o comportamento humano também influencia o ambiente.

É aí que entram em jogo os elementos do espaço, como ventiladores, luz solar, quantidade de móveis, tamanho da cama, e por aí vai. Tudo conta na hora tornar os ambientes confortáveis e agradáveis. Além de refletir diretamente no dia a dia e na qualidade de vida do casal!

Por isso, vamos te ajudar a direcionar o foco em composições de espaço que podem ser benéficas ao casal. Vamos nessa?

Quais são os benefícios de decorar quarto de casal para o relacionamento?

O quarto de casal é o cômodo mais íntimo da casa, nosso local de descanso.

Os elementos que compõem o quarto influenciam a qualidade do sono e, consequentemente, a disposição ao despertar. É claro que há a influência de muitos fatores, mas o cômodo definitivamente é um deles.

Além disso, o quarto de casal também é um ambiente de intimidade do casal.

Trabalhar nessa estrutura com uma atenção maior aumenta o conforto do casal e melhora a qualidade de vida no geral. Um quarto com muitos móveis, apertado, bagunçado, com pouca ventilação e incidência de luz, por exemplo, pode ser um agravante silencioso de estresse. Cada elemento importa e apresentamos alguns exemplos disso a seguir.

 Leia também: Como limpar quarto de casal

Como começar a decorar quarto de casal? Confira 7 estilos de decoração

A primeira etapa é definir um estilo para seguir e buscar elementos que dialoguem com ele. Existem vários interessantes, aqui estão alguns:

1. Estilo industrial. A proposta é criar um ambiente integrado, sem divisão de cômodos. É um clássico nova-iorquino e traz cores alegres, acabamentos metálicos, materiais urbanos (cimento queimado, aço, concreto) e instalações e estruturas expostas (como cabos, por exemplo).

2. Estilo retrô. Resgata diversos elementos dos anos 20 aos anos 50. Preza por cores fortes, iluminação indireta, padrões geométricos e linhas arredondadas.

3. Estilo clássico. Os elementos remetem ao luxo e à sofisticação. As características incluem contraste de cores, itens volumosos (como tapetes e almofadas), artigos clássicos e revestimentos nobres.

4. Estilo moderno. Minimalista e com poucos acessórios. Aqui, a praticidade é priorizada sobre a estética. As características incluem cores neutras, linhas puras e retas, leveza e transparência.

5. Estilo oriental. Preza pelo equilíbrio entre os elementos. As características são: móveis baixos, tons suaves, divisórias leves e botânica.

6. Estilo vintage. A decoração resgata a essência dos anos 50 e 60. A estética envolve artigos de época, acabamentos em ferro, iluminação neon, tons pastéis e sóbrios.

7. Estilo rústico. Aqui, a matéria-prima é explorada. O estilo é composto por peças artesanais, luz amarela, plantas, cores da natureza e muitos tecidos e texturas, como parede de pedras, madeira e tijolo maciço.

8. Estilo romântico. A ideia é proporcionar tranquilidade e elegância. O estilo é bem parecido com a estética provençal e mescla tons pastéis e claros, móveis com tecido de algodão, cortinas leves e estampas florais.

Lembre-se de que é importante que o quarto tenha um pouco de você e do seu parceiro ou parceira. É legal buscar um meio termo entre os gostos de cada um e investir em acessórios que dialoguem com ambas as personalidades.

Como decorar quarto de casal: dicas para os mais variados tipos

Vamos às dicas de decoração!

Como decorar quarto de casal pequeno

> Se o espaço for pequeno, vocês podem investir em uma parede colorida, de preferência, em um tom mais claro. As demais podem ser brancas, proporcionando uma sensação de profundidade.

> As prateleiras podem ser uma boa pedida, para os armários não ocuparem tanto espaço. Outra ideia é investir em um armário modulado, que conta com prateleiras embutidas.

> Invista em espelhos: por serem refletores, geram sensação de amplitude.

> Conte com móveis baixos, para que o lugar não fique ainda menor e mais apertado.

> Utilize caixas organizadoras para guardar objetos.

> Use luminárias suspensas, para não ocuparem espaço na cabeceira.

Como decorar quarto de casal grande

Aqui, as opções são muitas! De acordo com a decoração escolhida, você pode utilizar cortinas, almofadas, armários embutidos, um projeto com jogo de luzes e, dependendo do espaço, uma cama king ou superking size!

Como manter o quarto de casal limpo e organizado: 3 dicas

1. Busque arrumar a cama logo ao acordar.

2. Aproveite a rotina para organizar a bagunça do dia anterior: se for à cozinha, aproveite para levar os copos que estão no quarto; organize roupas e sapatos que eventualmente estão fora do lugar, e por aí vai.

3. O café da manhã na cama pode ser muito romântico – mas fique atento ao fazer as refeições no cômodo para não acumular sujeira.

Se você está inspirado(a) para decorar o quarto,
aproveite e leia estas dicas sobre a limpeza do quarto do casal também!

Você achou esse artigo útil?

Como decorar quarto de casal e por que isso é tão importante?