Como decorar mesa de centro: dicas práticas para embelezar sua sala

Renovar os itens sobre a mesa de centro de um ambiente é um recurso simples e de baixo custo para repaginar a decoração de um ambiente e também a facilitar as atividades mais frequentes daquele espaço. Vem conferir as dicas que preparamos!
Como decorar mesa de centro: dicas práticas para embelezar sua sala

Quer dicas de como decorar mesa de centro? Com um pouco de criatividade, é possível deixar sua sala cheia de estilo.

Continue lendo este artigo para encontrar ideias criativas de decoração de mesas de centro, para renovar o ambiente sem muito esforço.

Por que decorar mesa de centro?

Decorar a mesa de centro é um jeito fácil de deixar bonito e interessante um ponto da sala que, muitas vezes, não recebe atenção.

Além disso, é um macete que permite que você varie a decoração do cômodo sem gastar muito. Basta trocar os itens sobre a mesinha e pronto: o ambiente ganha uma nova cara.

Objetos para decorar mesa de centro

E com que decorar sua mesa de centro? Aqui, depende da sua proposta para o espaço e do seu estilo.

Há diversas opções, que podem ser usadas sozinhas ou combinadas:

  • Esculturas
  • Vasinhos de plantas, como suculentas
  • Vasos decorativos
  • Velas
  • Luminárias
  • Trilhos e toalhinhas
  • Bandejas
  • Livros

10 dicas de como decorar mesa de centro

1. É importante que a decoração da mesa de centro dialogue com a do resto do cômodo, mesmo que seja dando um contraste.

2. A mesinha de centro é um objeto decorativo, mas também funcional. Por isso, não ocupe toda a superfície com itens de decoração. Deixe um espacinho livre para ser usado quando necessário.

3. Além disso, os espaços vazios também são um artifício de decoração, pois dialogam com os objetos e os valorizam.

4. No caso de uma mesa de centro pequena, o ideal é usar um item único para decorar, senão pode ficar parecendo que há coisas demais.

5. Você pode jogar com o contraste das formas geométricas. Tem uma mesa de centro quadrada? Use um item de decoração redondo. E vice-versa: coloque um item quadrado em uma mesa de centro quadrada. Experimente até encontrar uma opção que agrade o olhar.

6. Deixe itens mais altos, como vaso de flor, em uma das extremidades da mesa. Mas cuide para que o objeto não seja alto demais, pois isso pode prejudicar a visão de quem senta nos sofás ou poltronas.

7. Se a sua mesa de centro é retangular ou quadrada, divida-a em setores. Trace linhas imaginárias que dividam a mesa em partes simétricas e coloque um item em cada uma dessas partes. Lembre de deixar espaços vazios homogêneos entre os objetos.

8. Caso você tenha uma mesa de centro espelhada, o próprio espelho já é um item de decoração em si, então não é preciso colocar muitos objetos.

9. Os livros são um capítulo à parte na decoração das mesas de centro. Servem tanto para embelezar o ambiente quanto para serem manuseados pelos convidados. Escolha livros que tenham a ver com você. Geralmente, nas seções de artes, viagens e hobbies das livrarias você encontra belas opções, com capas cheias de estilo.

10. Se você tem uma mesa de centro de madeira, o móvel geralmente passa uma sensação de aconchego. Use objetos que reforcem essa sensação, como cachepôs, trilhos, objetos que remetam à história da família.

Que tal aproveitar o embalo e decorar sua sala inteira?
A gente traz dicas especiais aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como decorar mesa de centro: dicas práticas para embelezar sua sala