Como decorar casa de praia: beleza, conforto e praticidade podem morar juntos

Reunimos algumas dicas para você vencer a maresia e manter a limpeza e organização da sua casa de praia
Como decorar casa de praia: beleza, conforto e praticidade podem morar juntos

Como decorar casa de praia para que fique fresquinha, aconchegante e de fácil manutenção?

A casa de praia é um lugar que você vai relaxar e se divertir com a família e amigos. Esse refúgio merece ser pensado com carinho e criatividade. Por isso, reunimos algumas dicas para você mergulhar nesse sonho com a gente! Vem ver.

O que usar para decorar casa de praia?

Além de beleza e estilo, praticidade no dia a dia e manutenção precisam ser observados na hora de decorar a casa da praia. Nesse sentido, é importante lembrar do clima do litoral, normalmente mais úmido por causa da maresia. Por isso, é importante pensar bem os materiais.

Materiais para pisos da casa de praia

Se você vai construir ou reformar, considere usar pisos frios como pedras naturais, cimento queimado, porcelanato e ladrilhos, que resistem bem à umidade e são fáceis de limpar. É importante escolher acabamentos antiderrapantes e foscos também.

Lembre-se do entra e sai de pessoas ainda molhadas e cheias de areias nos pés! Pisos muito claros ou muito escuros podem deixar a sujeira muito evidente, e o atrito com a areia pode arranhar pisos que precisem ser encerados.

Uma boa dica é optar por tons mais beges. Assim, o visual remete à cor da areia da praia e já ajuda a disfarçar um pouquinho as pegadas!

Nas paredes vale apostar em cores claras e vibrantes – para manter o tom alegre da casa. Ah, e use tintas laváveis com antimofo.

Materiais para aberturas da casa de praia

Considerando a maresia, o melhor a fazer é fugir das aberturas em ferro, que podem enferrujar logo – ou exigir muito esforço de manutenção. As portas e janelas em PVC são as mais resistentes à umidade, mas costumam ter um custo inicial mais elevado. Alumínio e madeira (com tratamento para umidade) podem ser opções interessantes.

Móveis para a casa de praia

Um clássico da decoração da casa de praia é reunir tudo o que a família não quer mais e mandar para o refúgio. E isso é ótimo! Reaproveitamento de materiais e criatividade tem tudo a ver com o clima praiano.

Vale fazer pequenos restauros, pintar e revestir para dar cara nova. Se você vai precisar comprar coisas novas, vale apostar em móveis de vime ou de madeira de demolição, que ficam bonitos com as marcas do tempo. Se for fazer móveis planejados, o compensado naval – sim, usado em navios! – é uma ótima opção.

Portas de armário com treliças ou outro tipo de abertura ajudam a ventilar aquilo que está armazenado e diminuem o risco de mofo.

Para os estofados e tecidos da casa de praia, prefira os sintéticos, impermeáveis ou de secagem rápida. Afinal de contas, sempre vai ter alguém com roupa molhada querendo sentar no seu sofá!

Como decorar casa de praia: dicas práticas

A casa da praia não precisa ser luxuosa. Afinal de contas, o clima praiano remete justamente à simplicidade do chinelo de dedo. Mas claro que pode ter estilo! Por isso, reunimos algumas dicas práticas por cômodo da casa de praia.

Como decorar pátio da casa de praia

Cadeiras de praia e redes de descanso são quase tudo o que qualquer pessoa precisa no pátio da casa de praia. Quanto mais, melhor! Vale pensar também num espaço de sombra: pode ser uma árvore frondosa ou então uma varanda com pergolado.

Ah, e não se esqueça do chuveirão para a turma tirar o excesso de areia do corpo logo na chegada – ou para refrescar-se em casa mesmo. Churrasqueira ou um espaço para refeições ao ar livre também são ótimas opções para reunir as pessoas e funcionam como uma extensão da cozinha e sala de jantar. Isso nos leva ao próximo tópico:

Como decorar cozinha da casa de praia

Nos móveis da cozinha, vale apostar em armários ventilados para evitar o mofo. Se for planejada, o compensado naval é uma boa opção. Nos eletrodomésticos, é bom investir nos de inox de boa qualidade, que resistem mais ao clima e maresia.

Uma cozinha bem equipada na casa de praia precisa ter panelas de diferentes tamanhos e pelo menos um liquidificador para fazer vitaminas e sucos para a turma.

Se tiver espaço, vale ter um bom estoque de copos, pratos e talheres, porque em casa de praia está sempre chegando gente

Leia também: como decorar cozinhas pequenas

Como decorar sala da casa de praia

A sala da casa de praia é onde a família costuma se reunir mais à noite. Luminárias baixas ajudam a criar um clima aconchegante. Para os sofás, segue valendo a dica de tecidos sintéticos e fáceis de limpar e secar.

Itens decorativos com artesanato local conferem personalidade à casa. E não esqueça de ter na estante alguns jogos e livros para entreter a turma nos dias chuvosos.

Como decorar quarto da casa de praia

Bicamas e sofás-cama são uma boa pedida para deixar o quarto mais espaçoso para quando tem menos gente e manter a flexibilidade de aumentar o número de hóspedes.

Assim como na cozinha, aqui também é interessante que os armários sejam ventilados para reduzir o risco de cheiro de mofo.

Leia também: Dicas para organizar quartos

Como decorar banheiro da casa de praia

Abuse de prateleiras e nichos para guardar itens extras de banheiro à vista e arejados. Toalhas extras e papel higiênico reserva também evitam constrangimentos para visitas. Sachês perfumados e limpadores perfumados também podem ser deixados à disposição.

Leia também: como decorar banheiros pequenos

Como limpar casa de praia: 5 dicas práticas

Uma das dificuldades na limpeza e manutenção da casa de praia é a maresia. A maresia é a névoa fina de umidade da água salgada que paira em cidades próximas ao mar.

Quando acumulada, a maresia pode deixar as superfícies de pisos e móveis com sensação pegajosa, provocar mofo e bolor em superfícies porosas e danificar aparelhos eletrônicos.

1. Deixar a casa aberta para ventilar a maior parte do tempo possível

2. Caprichar na jardinagem e dedetização para afastar insetos

3. Varrer ou aspirar pelo menos uma vez ao dia – no fim da tarde, quando todo mundo já voltou da praia.

4. Passar pano no piso e móveis pelo menos duas vezes por semana para evitar o acúmulo da maresia. O lustra-móveis ajuda a proteger o mobiliário do efeito da maresia.

5. Proteger móveis e principalmente eletrodomésticos e eletrônicos com capas quando a casa estiver desocupada. Durante a ocupação da casa, recomenda-se limpar telas com álcool isopropílico.

A parede da casa da praia mofou? Conheça 4 formas eficazes de resolver este problema

Você achou esse artigo útil?

Como decorar casa de praia: beleza, conforto e praticidade podem morar juntos