Como colar espelho na parede do jeito certo

Você precisa de um espelho na parede, mas não pode fazer furos? Aprenda agora como colar espelho com cola ou fita dupla face.
Como colar espelho na parede do jeito certo

Como colar espelho na parede e instalá-lo sem ter que fazer furos? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para quem mora em apartamento.

É até recomendável colar espelho na parede e essa tarefa não é difícil, mas exige alguns cuidados para que seja feita com segurança.

Quer saber mais? Confira nas próximas linhas nossas dicas de como colar espelho na parede.

Como colar espelho na parede: passo a passo

Antes de colar o espelho na parede, você precisa analisar o tipo da parede. Por exemplo, as paredes de salas e quartos costumam ser de gesso ou de alvenaria.

Já as paredes de banheiros e cozinhas frequentemente têm azulejos.

Observe se a tinta da parede não está descascando: cole uma fita de dupla face na parede e puxe-a de uma vez só. Se a tinta sair, não é seguro colar espelho nessa parede.

Outro ponto que merece atenção é se o reboco não está soltando. Dê leves batidas na parede e preste atenção: você escutará um som oco se o reboco não estiver bom.

É bom lembrar que a parede não deve ter nenhum tipo de ondulação, deve ser completamente plana.

Ah, e não se esqueça de limpar bem a parede antes de colar o espelho. Clique aqui e confira como limpar parede.

Como colar espelho na parede com cola

Tanto para paredes de gesso, pintadas ou de azulejo, você pode utilizar uma cola fixa espelho, silicone ou adesivo selante. São produtos específicos para essa tarefa.

É muito importante que você leia as instruções do rótulo, para fazer a aplicação adequada do produto e entender sobre sua secagem.

Agora, os passos de como colar espelho na parede com cola:

  • Marque na parede com um lápis a posição onde você quer que fique o espelho.
  • Vire o espelho e faça filetes verticais com a cola, indo do alto até o final do espelho. Deixe um espaço entre as margens do espelho de aproximadamente 1 cm.
  • Coloque o espelho na parede e logo em seguida utilize um nível para saber se o espelho está reto. Se não estiver, ainda dá tempo de movimentar levemente o espelho, que não estará 100% colado.
  • A secagem depende da umidade do ar, da temperatura do ambiente e do tamanho do espelho. Um espelho médio demora aproximadamente três dias para ter a cola completamente seca.

Leia também: Como limpar espelho

Como colar espelho na parede com fita dupla face

Ao contrário da cola, a fita dupla face seca instantaneamente. Por isso, a marcação da posição do espelho na parede deve ser exata, ok?

Basicamente, existem dois tipos de fita dupla face que podem ser utilizadas, as com substrato de espuma e as de massa acrílica e ambas são eficientes. O que muda entre elas é a espessura, a largura e capacidade de preencher espaços livres entre um pedaço de fita e outro quando colocados atrás do espelho.

As fitas de espuma preenchem melhor os espaços e são ideais para as paredes que têm alguma rugosidade ou textura.

É importante dizer que fitas com maior largura precisam de menor comprimento para sustentar o mesmo peso que uma fita de largura menor.

Outra desvantagem é que a fita dupla face não é indicada para colagem de espelhos em azulejos. Principalmente em locais úmidos. Ela absorve umidade e pode descolar com o tempo.

Você ainda pode unir as duas técnicas, da cola + fita dupla face e fazer a instalação do espelho sem medo de ele soltar.

Agora que você já entendeu como colar espelho na parede, que tal mais dicas para decorar um apartamento pequeno? Confira nosso conteúdo!

Você achou esse artigo útil?

Como colar espelho na parede do jeito certo