Como aproveitar espaço embaixo da escada – sem comprometer sua decoração

Apesar de pequeno, esse espaço pode ter muitas funções na sua casa. Confira dicas de como aproveitar o espaço embaixo da escada e cuidados com organização e limpeza.
Como aproveitar espaço embaixo da escada – sem comprometer sua decoração

Desperdiçar área útil em tempos de casas cada vez mais compactas é quase um sacrilégio, não acha? Então como aproveitar espaço embaixo da escada? E para ser mais específico: como não deixar a área debaixo da escada virar uma bagunça onde se acumulam os mais diversos objetos?

Quem viu o filme do Harry Potter não consegue esquecer o quartinho embaixo da escada na casa dos tios onde o menino dormia. Apertado, sem iluminação ou ventilação natural, junto com o quadro geral da luz e todos os entulhos da casa. Isso sem falar nos insetos e no barulho sobre a cabeça a cada vez que alguém subia ou descia as escadas. Socorro! Realmente, essa não é a melhor forma de aproveitar esse espaço.

Mas, calma, nós não temos os poderes do pequeno bruxo, mas trazemos dicas de como aproveitar o espaço debaixo da escada de forma inteligente e em total harmonia com a decoração da sua casa. Vem ver:

Quando é bom aproveitar espaço embaixo da escada?

Aproveitar o espaço embaixo da escada é bom principalmente para quem mora em casas pequenas. Porém, é preciso levar em consideração alguns fatores para decidir pelo uso funcional ou decorativo e não deixar o ambiente desorganizado.

  • o formato da escada
  • o tipo de escada
  • a localização da escada na casa

Quais os benefícios de aproveitar o espaço embaixo da escada?

Antes de considerar cada um desses pontos, vale pensar quais são os benefícios de aproveitar esse espaço embaixo da escada: que podem ser funcionais, utilitários ou decorativos.

  • Funcional: você pode dar uma função a esse ambiente integrando o espaço à decoração da casa: escritório (home office), adega, biblioteca, brinquedoteca. Fechando, ainda é possível criar um pequeno cômodo: lavabo, dispensa e até uma minilavanderia!
  • Utilitário: a área embaixo da escada é muito útil e pode servir para guardar os mais diversos objetos: de dispensa de cozinha à sapateira. Em qualquer um dos casos, é interessante investir em uma marcenaria específica para a área ou então colocar armários prontos que harmonizem com a decoração.
  • Decorativo: como é um espaço de constante circulação de pessoas na casa, é interessante que seja um lugar agradável aos olhos de quem passa e vê. Que tal criar um jardim interno ou caprichar em prateleiras com as lembranças da família?

Considere o formato da escada

A área útil do espaço depende muito do formato dessa escada.

As escadas retas (como as dos tios do Harry Potter), em leque ou formato U costumam deixar um bom espaço embaixo para armazenamento ou mesmo para pequenos cômodos. Aqui, você fica à vontade para decidir se vai dar um uso funcional, utilitário ou decorativo ao ambiente.

Já as escadas em forma de espiral ou caracol são pensadas justamente para ocupar uma área menor da casa, mas ainda assim deixam um bom espaço para um jardim de inverno. Misturar plantas altas e baixas pode dar um efeito muito bonito. Mais abaixo no texto trazemos dicas para isso, ok?

Considere o tipo de escada

Além do formato, há de se considerar o tipo de escada. Se é uma escada comum, de alvenaria ou madeira, com degraus robustos e fechados você fica mais livre para usar o espaço debaixo.

Porém, escadas plissadas ou com degraus vazados (sem o espelho entre os degraus) requerem mais atenção por dois motivos:

1. Estético, já que esse tipo de escada normalmente é feito justamente para dar leveza visual ao ambiente. Elas são quase esculturas na casa, por isso, cuide para não roubar o destaque dela. Móveis leves ou plantas são uma boa pedida.

2. Higiene: pense na quantidade de poeira que nossos pés levantam a cada degrau que escalamos. Portanto, se houver uma biblioteca e brinquedoteca logo abaixo, ela receberá toda essa sujeira várias vezes ao dia.

Considere a localização da escada

Quando você entra na casa já vê a escada? Ou visualiza ela sempre que senta no sofá ou na mesa de jantar? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas é mais importante ainda caprichar no visual.

Você não quer ficar olhando para bagunça o tempo inteiro, quer? Nesse caso, caprichar no visual da escada pode ser:

  • Aproveitar-se dessa posição e transformá-la num ponto focal importante, com uma cor diferente do restante, com uma biblioteca ou estante de impacto, ou com um superjardim, por exemplo;
  • Ou então optar por disfarçá-la ao máximo, usando um painel inteiro com porta deslizante para cobrir o vão, ou uma marcenaria discreta se optar pelo uso utilitário.

Aproveitar espaço embaixo da escada é anti-higiênico?

Você já ouviu alguém dizer isso? Limpando com frequência, assim como limpamos o resto da casa, vamos derrubar esse mito. Além disso, é preciso observar dois pontos em relação à higiene

1. Como falamos acima, onde há degraus vazados existe maior circulação de poeira embaixo da escada. Então, precisa tirar o pó dos objetos que fiquem ali embaixo.

2. Lembre-se também que quando se opta por fechar o espaço para armário ou ambiente normalmente não há ventilação natural. Nesse caso vale investir em portas que permitam um mínimo de ventilação, como as palhinhas italianas, por exemplo. No caso de lavabos, é importante colocar um exaustor de ar ou grade de ventilação

Leia também: Como tirar cheiro de mofo dos armários

5 ideias de como aproveitar espaço embaixo da escada

Bom, agora que falamos de todos os pontos a considerar para aproveitar esse precioso espaço, vamos falar um pouco mais sobre 5 das nossas soluções preferidas!

Brinquedoteca embaixo da escada:

As crianças vão amar! É possível fazer uma casinha, ou então organizar os armários com brinquedos que elas mais usam. Se o espaço for aberto, aposte em caixas organizadoras iguais para não ficar com o visual muito carregado.

Leia também: Como organizar brinquedos

Lavabo embaixo da escada:

Planejando bem, é perfeitamente possível! O tamanho mínimo para um lavabo costuma ser de 80 x 120 cm. Atente para o pé direito, que é irregular embaixo da escada. O ideal é que a pessoa consiga ficar de pé ou com a cabeça apenas um pouco abaixada. Deixe a pia na área mais alta, para que as pessoas possam lavar as mãos com conforto. O vaso pode ficar na área intermediária.

Como já mencionamos, é importante ter exaustor ou grade de ventilação para não deixar o seu lavabo com mau cheiro. Além disso, evite armários de madeira ou MDF, que podem se desgastar com o excesso de umidade do local. Quanto menos coisas no lavabo, mais fácil a manutenção da limpeza!

Leia também: Como decorar banheiro pequeno

Jardim embaixo da escada:

Se você não precisa de espaço de armazenamento, vale investir num jardim embaixo da escada. Nas escadas vazadas, a mistura de vasos de plantas altas e mais baixas cria um efeito interessante.

Se o espaço permite plantar diretamente na terra, proteja a cobertura do solo usando seixos ou cascas de pinus. Ah, e escolha plantas adequadas à incidência solar que você tem na área, combinado?

Leia também: Como cuidar das plantas

Armário embaixo da escada:

Pode apostar em módulos de marcenaria que aproveitem as diferentes alturas da escada para criar compartimentos diferentes.

Uma sapateira nos degraus mais baixos, bolsas e casacos nos andares intermediários, até itens de limpeza, como vassouras, rodos, e aspirador, nos mais altos, por exemplo.

Lavanderia embaixo da escada:

Se a sua escada não estiver no ponto de maior circulação da casa, ela pode ser um ótimo local para a área de serviço. Ali cabe um tanque, a máquina de lavar roupas e até um armarinho para os seus produtos de limpeza Ypê!

Para deixar essa lavanderia/área de serviço ainda mais discreta, você pode instalar uma porta – que pode ser de correr, ou de dobradiças normais. Nesse caso, opte por portas vazadas para que o ar possa circular e não deixar seu espaço muito úmido.

Que tal aproveitar o pique para organizar a casa? A gente traz dicas exclusivas aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como aproveitar espaço embaixo da escada – sem comprometer sua decoração