Como acabar com pombos? Descubra em 4 técnicas

Os pombos transmitem diversas doenças e estão espalhados por todos os centros urbanos. Por isso, trouxemos algumas dicas de como afastá-los de sua casa. Leia mais para saber.
Como acabar com pombos? Descubra em 4 técnicas

Você sabe como acabar com pombos? Os pombos são parte integrante da vida na cidade. Qualquer pessoa que mora ou já morou em um centro urbano está acostumado com a presença dessa ave. Apesar de serem parte do imaginário de diversas culturas como símbolo de paz, religião, ou como mensageiro, eles podem afetar diretamente nossa qualidade de vida.

Os pombos são responsáveis pela transmissão de diversas enfermidades, principalmente devido à inalação de suas fezes secas. Para evitar entrar em contato com esse risco, há diversas maneiras de afastar os pombos da sua casa!

Para que servem os pombos?

Em condições naturais, os pombos são um dos responsáveis pelo controle de insetos, se alimentando deles, e também pela dispersão de sementes de frutas.

No entanto, ao habitarem a cidade, a oferta de alimentos é muito maior, devido a tudo que é descartado no lixo pelos humanos. Além disso, nas cidades, a população de gaviões (o principal predador dos pombos) não é grande o suficiente para manter o controle populacional dessa espécie.

Tudo isso, associado aos riscos que eles apresentam à saúde, classificam os pombos como uma praga urbana, similar aos ratos e às baratas.

Quais doenças são transmitidas pelos pombos?

Os pombos transmitem algumas doenças que podem causar graves problemas à saúde. Essas doenças são frequentemente transmitidas a partir das fezes secas desses animais, que podem se dispersar no ar, sendo inaladas pelos seres humanos.

Entre as enfermidades podemos destacar:

  • Salmonelose: é uma doença causada por bactérias. A contaminação ocorre principalmente através da ingestão de alimentos infectados com as fezes de animais
  • Criptococose: é causada por um fungo que pode ser encontrado no solo, nas árvores, em frutas secas e também em fezes de animais
  • Hiptoplasmose: também é uma doença causada por fungos que se reproduzem nas fezes de animais, como aves e morcegos. Sua transmissão é feita através da inalação de esporos
  • Ornitose: é causada por uma bactéria e sua transmissão é feita através de aves infectadas ou dos seus dejetos.

Como acabar com pombos: produtos e materiais adequados

Há várias formas de afastar os pombos. Por isso, trouxemos alguns materiais de fácil acesso. Que você pode já ter em casa ou encontrar em lojas de artigos para casa e condomínio.

  • Espículas
  • Fio de nylon
  • Arame
  • Naftalina

Como acabar com pombos: passo a passo

Com a informação de que os pombos são uma praga e transmitem diversas doenças para nós, o que podemos fazer para evitarmos esse risco? Matá-los? Não! É proibido por lei matar ou maltratar qualquer animal silvestre, doméstico, domesticado ou exótico, com penas de até 5 anos de prisão, além de multa.

Então não tem como acabar com os pombos? Existem diversas formas de você afastar os pombos da sua residência ou do seu estabelecimento, sendo elas barreiras físicas e até mesmo sensoriais!

As dicas a seguir podem ser implementadas nas áreas que os pombos tendem a pousar, como: quintal,  janela, muro de casa, no condomínio, entre outros.

Barreiras físicas

As barreiras físicas são uma forma de dificultar que pombos pousem, empoleirem ou construam seus ninhos. Geralmente, são colocadas nos telhados ou nos muros de casas e estabelecimentos.

Como acabar com pombos com espículas

As espículas são hastes metálicas, utilizadas para evitar o pouso de aves, como os pombos. Elas geralmente são utilizadas no topo de telhados e muros.

Como acabar com pombos com arame ou fios de nylon

A instalação de arames ou fios de nylon funciona de forma semelhante às espículas. Elas servem para diminuir a superfície confortável para as aves. Consequentemente evitando seu pouso.

Como acabar com pombos mudando o ângulo das superfícies

Você consegue identificar os lugares que os pombos escolhem para pousar? Geralmente, eles escolhem locais confortáveis e com uma boa superfície de apoio. Para evitar isso, alterar a angulação dessa superfície para 60º pode ser uma boa solução.

Barreiras sensoriais

São barreiras utilizadas para gerar desconforto nas aves. Há opções de repelentes para pombos no mercado, mas também existem soluções caseiras para isso, como a naftalina.

A naftalina possui um odor que causa incômodo nos animais. Recomendada-se espalhar naftalina em locais que eles costumam ficar: pelo quintal, no telhado etc.

5 dicas para evitar pombos na sua casa!

Apesar de ser muito importante saber afastar pombos da sua casa, saber estratégias para não atraí-los é tão crucial quanto! Por isso, preste atenção às dicas abaixo:

1. Não alimente pombos

2. Não deixe a comida de seus animais de estimação em lugares que possam atrair pombos. Dê preferência a áreas cobertas

3. Instale redes antipombos nas suas janelas

4. Dê preferência a construção de superfícies inclinadas

5. Obstrua os lugares que elas podem pousar ou criar ninhos

Essas dicas foram úteis para você? E os morcegos, você sabe como se livrar deles? A gente explica aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como acabar com pombos? Descubra em 4 técnicas