Como acabar com piolho de pombo no quarto

Já foi picado por piolho de pombo? A irritação cutânea causada por esse animal é bem incômoda. Saiba como acabar com o piolho de pombo no quarto!
Como acabar com piolho de pombo no quarto

Para quem já lidou com infestação de pombos, é muito importante saber como acabar com piolho de pombo no quarto. Esse inseto microscópico pode causar doenças em outros animais e, nos humanos, incômodos cutâneos.

O que é piolho de pombo, afinal?

O piolho de pombo nada mais é do que um ácaro, como aqueles que habitam os sofás, camas, lençóis. Porém, diferentemente desse tipo de ácaro, ele é, na maior parte da sua vida, hematófago. Ou seja, ele passa a vida se alimentando do sangue de outros animais e seus hospedeiros favoritos são pombos e pardais.

Porém, quando pombos ou outras aves constroem ninhos próximos, ou na sua casa, esses ácaros podem terminar se espalhando pelo ambiente. É assim que ele chega no quarto.

O piolho de pombo oferece riscos à saúde?

Esse tipo de ácaro causa diversas doenças aos animais que ele usa de hospedeiro: encefalite viral, salmonelose, doença de Newcastle, febre tifoide aviária e varicela aviária. Já foi observado também, em gatos, eritema e prurido intenso.

Nos seres humanos, as mordidas do piolho de pombo não causam condições e infecções preocupantes. Porém, podem causar sintomas cutâneos, similares a mordidas de formigas ou mosquitos. Esses sintomas podem facilmente serem confundidos por escabiose e pediculose.

Como acabar com piolho de pombo no quarto: lista de produtos e materiais adequados

Embora eles não apresentem um perigo para a saúde dos humanos, as irritações cutâneas afetam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida de quem é afetado.

Por isso, separamos algumas dicas para eliminar os piolhos de pombo com materiais caseiros ou fáceis de encontrar

  • Vinagre
  • Praguicida para ácaros e pulgas

Como acabar com piolho de pombo no quarto: passo a passo

O ideal é afastar pombos que possam estar próximos ou ter construindo ninhos próximos à sua casa. Porém, há formas paliativas de reduzir o risco de incômodo desses insetos.

Faça a limpeza do cômodo

Os ácaros geralmente se acomodam e criam ninhos em lugares quentes e escuros, como na cama e nos cobertores. Por isso, muitas vezes estão presentes nos quartos. É importante fazer faxinas frequentemente, trocando as roupas de cama.

Leia também: Você sabe como lavar seu travesseiro? Confira nosso guia!

Misture vinagre na água da limpeza

Quando estiver higienizando o ambiente, misture algumas colheres de sopa de vinagre de álcool na água. O vinagre ajuda a matar os ácaros. No entanto, ele não age contra os ovos, sendo necessário fazer esse processo algumas vezes durante a semana.

Use um praguicida para ácaros e pulgas

Essa é a forma mais eficiente de eliminar os ácaros. Após a limpeza do ambiente, utilize um praguicida específico para ácaros e pulgas. Eles são facilmente encontrados em lojas para cuidados de casa e condomínio.

Dicas para evitar o piolho de pombo no quarto e na casa

Por ser um tipo de ácaro, as formas de evitá-los são similares. Separamos algumas dicas para você evitar ter problemas relacionados a esse inseto.

  • Mantenha os ambientes arejados
  • Faça faxinas periodicamente
  • Deixe a luz natural entrar na casa
  • Retire ninhos de pombo próximos à sua casa

Quer aprender como se livrar dos pombos na sua casa? É só clicar aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como acabar com piolho de pombo no quarto