Como acabar com formigas em casa

As formigas dentro de casa são um desconforto! Conheça os principais truques para afastá-las do seu lar.
Como acabar com formigas em casa

As formigas são insetos importantes para o ecossistema, mas convenhamos: dentro de casa são uma presença bastante indesejável.

Apesar de parecerem inofensivas, as formigas urbanas carregam bactérias e doenças de um lugar para o outro. Como são capazes de percorrer dezenas de quilômetros, podem ser ainda mais nocivas que as baratas.

Eliminar as formigas de dentro de casa requer um pouco de paciência. O mais indicado é apostar primeiro em técnicas para evitar ou repelir a infestação e deixar o uso de produtos tóxicos e armadilhas para matá-las como último recurso.

Neste texto, vamos apresentar alguns truques caseiros que vão ajudar você a vencer essa batalha, e mais:

  • Cinco dicas para acabar com formigas
  • Como acabar com formigas nas plantas, com farinha de milho e açúcar e com sabão de coco
  • Como acabar com formigas no jardim, com vinagre, graxa, gergelim, talco ou inseticida
  • Como acabar com formigas na cozinha, com cravo e canela, cascas de limão e laranja, detergente, vinagre, café, vaselina, óleo de hortelã-pimenta ou bicarbonato de sódio

Cinco dicas para acabar com formigas

Confira cinco princípios gerais para combater a presença de formigas e mantê-las afastadas:

  • Elimine as fontes de comida e água. Migalhas de alimento e poucas gotas de água são um banquete para formigas. Então mantenha as superfícies perfeitamente limpas e secas e deixe os alimentos e bebidas dentro de recipientes lacrados.
  • Interrompa a trilha. As formigas deixam um rastro de feromônios sinalizando o caminho da colônia até a comida. Borrife uma solução para tirar o cheiro. Há três alternativas: junte duas partes de água para uma parte de detergente, misture uma parte de vinagre para uma parte de água ou use o suco de um limão. Mas atenção: diante da luz solar, o ácido do limão intensifica a ação dos raios ultravioleta, podendo provocar manchas e até queimaduras na pele. Utilize luvas e lave bem as mãos após manusear.
  • Crie obstáculos para entrada das formigas. Elas não atravessam substâncias pegajosas e não gostam de passar por cima de pós finos. Uma dica é passar vaselina com um cotonete ou o dedo ao redor das aberturas, como ombreiras das portas, soleiras, fendas de pilares e alicerces. Outro recurso é espalhar talco ou desenhar uma linha de giz branco onde você não quer que elas cruzem.
  • Use substâncias naturais com cheiros que repelem as formigas. Posicione estrategicamente cascas de limão ou laranja, pimenta-caiena, cravo, canela, louro, óleo de hortelã-pimenta, borra de café usado. Pulverize ou espalhe com um pano suco de limão ou vinagre branco puro, ao redor de janelas e portas. Muitas vezes, o que funciona para um tipo de formiga pode não funcionar para outra, mas como são substâncias atóxicas e acessíveis, vale testar várias delas.
  • Se for impossível evitar matá-las, tente primeiro usar iscas caseiras. Iscas para formigas são produtos que atraem as formigas como fonte de alimento, mas acabam sendo mortais quando consumidas. Quando usar isca, deixe as trilhas de formigas intactas porque elas vão levar o alimento fatal para dentro da colônia. Há diferentes receitas, usando, por exemplo, farinha de milho, gergelim e bicarbonato de sódio, explicadas mais à frente.

Você pode querer aprender também como limpar o quintal

Como acabar com formigas nas plantas

Formigas são importantes para o ambiente natural e nem todas são prejudiciais para plantas e jardins. Elas viram um problema se fizerem ninho nos vasos ou forem do tipo cortadeira ou saúva, que destroem as folhas.

Se a planta estiver coberta por formigas miudinhas, significa que elas estão em busca da secreção doce deixada por pulgões e cochonilhas – neste caso, o seu problema é a presença desses insetos, não as formiguinhas doceiras.

Para afastar os insetos, cultive ao redor das plantas afetadas as espécies que são rejeitadas por formigas, como alecrim, hortelã, alho, cebolinha-verde, manjerona, manjericão, coentro, lavanda, gerânio, calêndula, crisântemo e losna. Outra dica é fazer um cercadinho em volta da planta com lã. As fibras complicam o caminho das formigas e servem como obstáculo.

Leia também: Sujeira de terra na roupa – dicas e cuidados

Sabão de coco

Para afugentar formigas que ameaçam suas plantas, pulverize sobre elas uma receita caseira com sabão de coco. A primeira receita é bem fácil: coloque 1 ½ colher de chá de sabão de coco em 1 litro de água e dissolva bem. Borrife as plantas afetadas. A segunda possibilidade é misturar 10 gramas de sabão de coco ralado, 5 cm de fumo em corda picado e 1 litro de água. Deixe descansar por um dia, coe os restos de fumo e borrife nas plantas. A terceira receita é feita com 5 litros de água, 2 litros de óleo mineral e 3 quilos de sabão de coco picado. Leve a mistura ao fogo até todo o sabão dissolver e deixe esfriar antes de aplicar.

Sabão em barra de Coco Ypê

Veja onde comprar

Farinha de milho e açúcar

Faça uma isca composta por três partes de farinha de milho com uma parte de açúcar e polvilhe ao longo da trilha. Os insetos vão levar para o formigueiro e alimentar a colônia com a mistura, mas eles não conseguem metabolizar a farinha de milho e isso acaba por matá-los.

Como acabar com formigas no jardim

Leve em consideração que o jardim é o espaço natural das formigas e mate apenas aquelas que estejam destruindo as folhas das plantas e você não conseguir afugentar. As prejudiciais são do tipo cortadeira ou saúva.

Um recurso interessante é incluir mudas de plantas que repelem formigas, como alecrim, hortelã, alho, cebolinha-verde, manjerona, manjericão, coentro, lavanda, gerânio, calêndula, crisântemo e losna.

Grupo de formigas cortando folhas da grama próximo a uma área acimentada

Talco ou giz

As formigas não gostam de cruzar sobre talco ou giz, porque sentem repulsa pelo amido de milho e pelo carbonato de cálcio, substâncias dos produtos, respectivamente. Os recursos são bons porque não são tóxicos nem matam os insetos, mas precisam ser reaplicados regularmente. Defina a quantidade de acordo com o espaço que você precisa cobrir para afastar os insetos.

Graxa

Como as formigas não atravessam substâncias pegajosas, você pode proteger as árvores do jardim com pedaços de pano embebidos em graxa e amarrados ao redor dos troncos. Ao invés de tecido, pode envolver os troncos com tiras plásticas cobertas de graxa (faça cortando garrafas PET). Refaça a armadilha quando a graxa sair com o tempo ou a chuva.

Gergelim

Espalhe sementes de gergelim preto cru no caminho onde os insetos passam. Eles levam as sementes para dentro do formigueiro, e o gergelim é tóxico para o fungo cultivado dentro da colônia para alimentar as formigas. Além de espalhar o produto em sua forma natural, você pode adicionar vinagre, que ajuda a acelerar o processo de contaminação em contato com o fungo. Anote a receita: esfarele um pão francês amanhecido, misture 100 gramas de gergelim preto e umedeça com vinagre branco o bastante para dar consistência pastosa. Faça bolinhas pequenas e distribua pelas áreas atacadas.

Inseticida

Existem diferentes tipos de inseticidas para formigas, chamados de formicidas. Eles podem vir em formato granulado, líquido, pó e spray, além de iscas – substâncias açucaradas misturadas com veneno. Dentro de casa, coloque as iscas ou aplique inseticida apenas em locais inacessíveis para crianças e animais de estimação.

Para aplicar no jardim, certifique-se que o produto é adequado para essa finalidade. Apare a grama e borrife o inseticida em todo o gramado, arbustos e árvores. Pulverize no início da manhã ou no final da tarde, quando as formigas estão mais ativas. Se o problema persistir, você pode repetir o processo depois de seis semanas.

Como acabar com formigas na cozinha

Ao manter as superfícies limpas e secas e os alimentos e bebidas hermeticamente fechados você estará removendo os atrativos que levam as formigas até a sua cozinha, em geral as do tipo doceiras. Tente evitar o uso de produtos químicos nesse espaço de preparo de refeições, preferindo as medidas naturais de repelir e combater os insetos.

Saiba mais.

Cravo e canela

Os odores do cravo-da-índia e da canela espantam as formigas. Coloque em potinhos destampados nas áreas onde você acha que as formigas entram. A porção é um punhado de cada tempero por potinho. Substitua por porções novas quando sentir que o cheiro enfraqueceu, em geral, duas semanas.

Laranjas, cravo e canela, afastam formigas. Na foto temos três laranjas, cravos e canela em pau dispostos sobre uma bancada branca.

Cascas de limão e laranja

Da mesma forma que cravo e canela, frutas cítricas causam repulsa nas formigas. Você pode tanto espalhar cascas secas das frutas quanto aplicar com um pano ou spray uma solução do suco da fruta com água. Para fazer a solução, o limão é mais forte. Use na proporção de uma ou duas frutas espremidas por litro.

Se preferir, faça uma pasta com a casca de uma laranja triturada e um pouco de água, o suficiente para dar o “ponto”, e distribua nos locais de entrada dos insetos. Para manter os insetos longe de seu açucareiro, coloque dentro uma casca de limão ou laranja.

Mas atenção: diante da luz solar, o ácido do limão intensifica a ação dos raios ultravioleta, podendo provocar manchas e até queimaduras na pele. Utilize luvas e lave bem as mãos após manusear.

Café

O café é outra substância com cheiro forte que espanta as formigas. Da próxima vez que você tomar uma xícara de café, guarde o pó em vez de jogá-lo fora e deixe em um potinho destampado, no local onde você viu os insetos passarem. O produto também pode ser espalhado em torno das plantas.

Óleo de hortelã-pimenta

Outro produto com aroma que as formigas não toleram é o óleo essencial de hortelã-pimenta. Misture 1/4 de xícara de água com 15 gotas do óleo, agite bem e pulverize ao longo de rodapés, peitoris de janelas, pias ou outros locais onde as formigas entram em sua casa. Também é possível embeber bolas de algodão com o produto puro e colocá-las em armários ou áreas de despensa. Além de afastar os insetos, vai perfumar sua casa.

Vinagre

O vinagre branco pode ser usado de duas formas no combate às formigas: como spray caseiro repelente e como limpador do rastro de feromônio, substância secretada pelos insetos e que guia as trilhas entre os alimentos e a colônia. Prepare uma solução com quantidades iguais de água e vinagre branco, agite e borrife nos pontos de entrada das formigas. Repita uma vez por dia. Para limpar o rastro de feromônio, passe o produto puro com um pano.

Detergente

Combine uma parte de detergente para quatro partes de água em um borrifador e pulverize diretamente nas formigas, sempre que as vir. A mistura cobre os corpos dos insetos e os sufoca. Use a solução também para limpar a trilha de insetos.

Vaselina

A vaselina funciona como uma armadilha e gruda nas formigas que pisam sobre ela. Com o uso de um cotonete ou a ponta do dedo, aplique o produto nos locais onde os insetos passam, além do redor ou nas bordas de recipientes como vaso de plantas, fruteiras, lixeiras e potes de alimento de animais de estimação.

Bicarbonato de sódio

Para atuar como repelente, pulverize um pouco de bicarbonato de sódio puro ao redor de portas, peitoris das janelas e outros pontos de entrada para manter as formigas fora de sua casa. O produto é nocivo aos insetos, e eles se afastam. Para usar como inseticida, faça uma isca para enganar as formigas, misturando o bicarbonato com uma parte igual de açúcar de confeiteiro. Pode substituir o açúcar da receita por mel, geleia, manteiga de amendoim ou outra guloseima. O alimento atrai o inseto e o bicarbonato de sódio reage com o ácido do sistema digestivo, causando a morte.

Coloque a mistura em locais estratégicos, dentro de tampinhas ou diretamente na superfície onde as formigas passam. Você também pode misturar um pouco de água com o bicarbonato de sódio e a mistura de açúcar para criar uma pasta. Espalhe a mistura do lado de fora da casa em montes e outras áreas onde as formigas possam construir seus ninhos, como pilhas de lenha e ao redor da base das árvores.

Confira aqui os produtos Ypê que vão ajudar você afastar as formigas da sua casa e jardim!

Você achou esse artigo útil?

Como acabar com formigas em casa