Como acabar com cupim na sua casa

Cuidar da casa também é aprender a observar os sinais: o surgimento de um pó grosso pelos cantos da casa que você tem certeza de que acabou de limpar…. som oco de alguns móveis… são alguns dos sinais que podem te ajudar a perceber que um visitante indesejado se instalou no seu lar. Confira como identificar e se livrar desses invasores de forma segura
Como acabar com cupim na sua casa

Você já sabe como acabar com cupim em móveis, esquadrias ou no entorno da sua casa? Esses insetos se alimentam principalmente da celulose encontrada na madeira e no papel.

Além disso, em casos graves de infestação, os cupins podem acabar comprometendo assoalhos e a própria estrutura de madeira do imóvel. Por isso, é preciso cuidado constante para combater a ameaça antes que o dano seja grande. Confira dicas nos tópicos abaixo.

Como identificar uma infestação de cupins

Os cupins podem entrar na sua casa ou apartamento alojados em um móvel, objeto de madeira ou pedaço de lenha. Também existe a possibilidade de eles entrarem pelas portas de janelas durante voos de acasalamento.

Sendo assim, como saber se há cupim na sua casa? É possível observar alguns sinais:

  • Asas descartadas: após o voo de acasalamento, os insetos que formarão uma colônia descartam as asas;

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/27111446/como-acabar-com-cupim-descartam-asas-scaled.jpg

  • Som de oco ao bater em móveis, esquadrias e assoalhos;
  • Fezes espalhadas: se você encontrar no chão de casa, próximo a madeiras, um pó grosso que se assemelha a areia ou serragem bem fina, pode ser acúmulo de fezes de cupins.

Se encontrar algum desses sinais, procure infestações em todas as peças de madeira da casa e procure rapidamente por uma solução.

Dicas para acabar com cupim na sua casa

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/27111453/como-acabar-com-cupim-identifique-focos-scaled.jpg

Depois de identificar um foco de cupins, é preciso removê-los antes que se espalhem por toda a madeira da casa. Uma opção é chamar profissionais de desinsetização ou comprar produtos inseticidas específicos, mas também há soluções caseiras eficientes. Confira algumas dicas a seguir.

Como acabar com cupim na madeira

Se você percebeu que há cupins em algum móvel, verifique se ainda vale a pena salvá-lo. Às vezes, o móvel fica tão comprometido que é mais seguro se desfazer dele. Vale o mesmo para estruturas de madeira do telhado ou assoalhos e esquadrias.

Porém, se ainda é possível manter a peça de madeira, há alguns produtos que podem ser utilizados em mesas, cadeiras, estantes, armários, guarda-roupas, assoalhos, esquadrias, paredes, forro e estruturas do telhado. Confira soluções caseiras:

  • Ácido bórico: pode ser comprado em casas agropecuárias e deve ser manuseado com luvas e máscara. Dilua o produto em água, seguindo as instruções do rótulo, e aplique na madeira com um pincel, tomando cuidado para manter crianças e animais domésticos afastados.
  • Querosene: além de altamente inflamável, o produto é tóxico se inalado ou absorvido pela pele. Por isso, use luvas e máscara para manuseá-lo e o mantenha longe do alcance de crianças e pets. Aplique na peça de madeira usando um bico dosador, com cuidado para não derramar pelo chão.
  • Óleo de casca de laranja: é uma substância inofensiva para humanos e pode ser comprada em lojas de produtos naturais. Coloque em um recipiente com spray e borrife na madeira, até que penetre bem.
  • Vinagre: misture partes iguais de água e vinagre de álcool e espalhe bem na madeira, usando um pano multiuso.
  • Óleo de cravo: outra substância não tóxica que pode ser comprada em lojas de artigos naturais. Misture, em um borrifador, 10 gotas do óleo essencial de cravo para cada 100 ml de água e borrife sobre a madeira.
  • Caixas de papelão: uma alternativa pode ser atrair os cupins para fora da madeira. Umedeça com água uma caixa de papelão e coloque-a perto da madeira com cupins. Os insetos podem migrar para o papelão em busca da celulose abundante. Depois, leve a caixa para um local onde se possa queimá-la.

Como acabar com cupim de solo

Se você tem pátio, com grama ou não, e encontrou alguma colônia de cupins de solo, o mais indicado é utilizar inseticidas. Aqui, a aplicação pode ser feita com borrifador ou na forma de iscas, encontradas em lojas especializadas.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/27111141/como-acabar-com-cupim-com-iscas-especializadas-scaled.jpg

Por se tratarem de produtos tóxicos, tenha sempre o cuidado de usar luvas e máscara. E jamais deixe os inseticidas ao alcance de crianças ou animais de estimação.

Dicas para prevenir a infestação de cupim

Você pode dificultar o acesso dos cupins à madeira da sua casa ou apartamento. Isso pode ser feito com algumas medidas simples:

  • Aplique verniz ou outro produto anticupim nas madeiras;
  • Instale telas nas janelas, para evitar a entrada de cupins durante o voo de acasalamento (isso também ajuda a barrar outros insetos, como mosquitos);
  • Use algumas gotas de óleo de laranja ou de cravo na limpeza dos móveis;
  • Se cortar alguma árvore no seu pátio, remova a raiz e não deixe tocos espalhados.

Outro bichinho que incomoda na rotina de casa são as formigas – saiba como afastá-las dos cômodos clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como acabar com cupim na sua casa