Como acabar com baratas: livre-se delas definitivamente

Um pavor chamado baratas: você sofre com isso? Aprenda agora como manter estes insetos longe da sua casa de uma vez por todas!
Como acabar com baratas: livre-se delas definitivamente

Saber como acabar com baratas é daqueles assuntos um tanto desagradáveis, mas muito necessários. É realmente difícil não ter nojo quando elas aparecem, mas agora você vai aprender a mantê-las bem longe do seu lar.

Para começar, vamos aos nomes: você sabe quais são os tipos de baratas que mais aparecem em áreas urbanas?

Dois tipos de baratas são comuns. A barata de esgoto é maior e cascuda e costuma aparecer em ralos. Além dessa, tem a francesinha, também conhecida como alemãzinha ou barata pequena, que anda pela cozinha, por exemplo.

As chamadas baratas voadoras só usam esse meio de locomoção em época reprodutiva ou quando se sentem ameaçadas.

Todavia, apesar de diferentes, os métodos para acabar com elas são parecidos. Continue com a gente para saber mais!

Por que as baratas aparecem nos ambientes?

As baratas pequenas têm ciclo de vida de aproximadamente 9 meses e as baratas grandes, por volta de 3 anos. Mas isso é tempo suficiente para que transmitam bactérias e diversas doenças, como gastroenterite, diarreia e asma.

Estes insetos nocivos habitam normalmente em lugares escuros, com gordura e matéria orgânica em abundância. Gostam de calor e costumam se esconder em frestas de armários, dentro de gavetas, interruptores, dutos etc.

As baratas têm hábitos noturnos e aparecem principalmente por um motivo: a busca por alimento. Elas comem de tudo, mas são mais atraídas por açúcar, amido e gordura.

É por isso que um dos passos mais importantes para acabar com baratas está na higienização correta do ambiente.

6 dicas para evitar o surgimento de baratas

Antes de partirmos para as medidas de eliminação das baratas, você precisa cuidar da limpeza do ambiente, evitando que elas surjam.

Dicas simples para evitar baratas em casa são:

1. Não deixe restos de comida no ralo da pia e nem migalhas de comida pela casa.

2. Armazene alimentos maduros na geladeira e os já abertos sempre bem guardados, de preferência em potes de vidro, inclusive a ração dos pets.

3. Faça a vedação de vãos e frestas próximas à dispensa ou a eletrodomésticos.

4. Separe os recicláveis dos orgânicos e tampe bem os lixos.

5. Se possível, invista em ralos do tipo “abre e fecha”.

6. Mantenha a rotina de limpeza pesada pelo menos uma vez por semana, principalmente no banheiro, cozinha e quintal/lavanderia.

Baratas podem passar bastante tempo sem comer ou beber nada. Por isso, o trabalho de espantá-las deve ser contínuo. Se você reforçar essas medidas de prevenção contra infestação de baratas, já terá dado um grande passo para eliminá-las.

Como acabar com baratas passo a passo

Agora que você já sabe como evitar o aparecimento de baratas, é hora de partir para o ataque. Para isso, você pode contar com diversos produtos, como, por exemplo:

  • Solução com produtos de limpeza: é uma mistura ideal para ralos. Primeiro, coloque as luvas de limpeza e depois esfregue detergente neutro na área com uma escova de limpeza. Enxágue, aplique jatos de vinagre e água sanitária e, por último, pulverize bicarbonato de sódio.
  • Venenos inseticidas: são venenos de aplicação direta, geralmente em spray, que você direciona o jato sobre o inseto. Costuma ter ação rápida e serve para outras pragas também, como pernilongos.
  • Veneno em gel: esta opção funciona como uma isca para atrair baratas. Basta que você aplique o gel no local desejado e espere que ele faça efeito. As baratas passarão pela textura gelatinosa e morrerão.
  • Veneno repelente: você também pode usar naftalina, uma substância forte capaz de espantar as baratas. Por ter um cheiro forte e ser tóxica para crianças e animais, é indicado que fique em ambientes externos. Ela não tem ação imediata, mas não se preocupe, porque, uma vez em contato com a naftalina, a barata não retornará.

Importante: utilize esses produtos de acordo com as instruções de uso de suas respectivas embalagens. Alguns deles podem ser inflamáveis, então tenha cuidado.

Como acabar com baratas de forma natural

Que tal uma ajudinha extra para acabar com as baratas? Além dos produtos químicos, existem algumas soluções caseiras que afugentam esses bichos indesejados da sua casa.

  • Com açúcar e bicarbonato de sódio: essa mistura atrai as baratas devido ao açúcar e as mata com o bicarbonato de sódio. Basta colocar uma colher de sopa de cada um dos ingredientes em um recipiente sem tampa e deixar em um local por onde as baratas passam.
  • Com repelente de cravo e álcool: o cheiro forte e poder de higienização destes dois itens juntos mandarão as baratas para bem longe. Você pode deixar a solução de 200 ml de álcool com alguns pedaços de cravo-da-índia em um recipiente aberto ou misturar tudo e borrifar sobre as superfícies onde as baratas se escondem.
  • Louro, alecrim e eucalipto: mais ingredientes de odor bem característicos para espantar as baratas. Basta pegar algumas folhas dessas plantas e espalhar pelos cantos da casa.

Como acabar com infestação de baratas

Você tentou de tudo, mas as baratas ainda continuam a lhe trazer dor de cabeça?

Então o melhor a fazer é procurar uma equipe profissional de dedetização para resolver seu problema.

Uma infestação de baratas significa que elas já se apropriaram do local, sua colônia está em algum lugar onde o veneno não chega e é preciso eliminar os ovos, impedindo o ciclo de reprodução.

Depois de contratar o serviço especializado, aí sim é só colocar em prática as dicas que demos acima e se ver livre das baratas.

Quer atrair pássaros e borboletas? A gente ensina aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como acabar com baratas: livre-se delas definitivamente