Cascas de alimentos: confira dicas de como aproveitar!

Fruta com casca ou sem casca? Polêmicas à parte a casca de muitos alimentos são ricas em nutrientes, e aqui no Ypêdia você fica por dentro de como aproveitar tudinho!
Cascas de alimentos: confira dicas de como aproveitar!

Na maioria das vezes, as cascas de alimentos vão direto pro lixo. Mas você sabia que há diversas maneiras de aproveitar o melhor que elas têm a oferecer?

E não falamos apenas de comer a casca crua. Vem que a gente explica melhor!

> O que compõe as cascas de alimentos?

> Por que aproveitar as cascas de alimentos?

> Como higienizar as cascas dos alimentos?

> Aproveitamento de cascas de alimentos: confira dicas

O que compõe as cascas de alimentos?

As cascas de alimentos, em sua maioria, são compostas por fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ou seja: ajudam o funcionamento do intestino e ajudam a combater o envelhecimento.

Entretanto, as frutas ou verduras que aparentam ter a casca mais brilhante, provavelmente sofreram alterações por conta de agrotóxicos. Nesses casos, o indicado é lavar com uma escova ou esponja em água corrente e, depois, polvilhar bicarbonato de sódio na casca para eliminar os pesticidas.

Depois de uns minutos, é só lavar de novo em água corrente para então consumir.

Por que aproveitar as cascas de alimentos?

Segundo o Ministério da Saúde, algumas cascas podem conter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, legume ou verdura. Elas têm uma composição nutricional e tanto! Existem várias formas de aproveitar essas cascas – para além da cozinha.

Além disso, o ato de aproveitar as cascas influi positivamente no ecossistema, por evitar o desperdício de alimentos.

Cascas comestíveis e não comestíveis: saiba mais

Ok, conseguimos enxergar as cascas como novas possibilidades de cardápio, mas nem todas estão liberadas para consumir. Algumas não são comestíveis, como as de abacate – mesmo cozidas.

Já as cascas de abacaxi, banana, cebola, melão e aipo-rábano podem ser usadas para fazer um chá, que tal? Devido à textura dura e difícil de mastigar, acaba não sendo uma opção o consumo direto, mas há essa alternativa!

Frutas cítricas também têm essa questão de consistência, então fica mais gostoso consumir como raspas, cozidas ou em conserva.

Por fim, as cascas de abóbora-cabotiá são melhores aproveitadas se cozidas, pelo sabor ficar mais agradável.

Como higienizar as cascas de alimentos?

Queremos sabor, não sujeiras! Para isso, é importante sempre higienizar as frutas, verduras e legumes assim que chegar em casa.

Comece enxaguando com um sabão líquido neutro e, depois, mergulhe em uma solução de sanitização, que pode ser encontrada nos mercados ou feita em casa.

Na forma caseira, você deve diluir uma colher de sopa de água sanitária, sem cheiro ou cor, em um litro de água filtrada. Deixe os alimentos por dez minutos nessa mistura e depois lave novamente com água filtrada.

Feito isso, é só cortar, preparar e comer!

Aproveitamento de cascas de alimentos: confira dicas

Agora chegou a parte mais suculenta da matéria: dicas para receitas!

Receitas com cascas de alimentos

Docinhos, geleias, caldos, vitaminas, batatas fritas e muitas outras opções são possíveis com as cascas de alimentos. Separamos algumas para você conhecer.

Receitas salgadas com cascas de alimentos

Já pensou em fazer um bom risoto com casca de abóbora? Ou um assado de casca de chuchu? No quesito receitas salgadas, essas se sobressaem.

Mas, é claro, o melhor sempre fica por último: casca de batata para batatas fritas e crocantes – tenho certeza que essa não ficará de fora da sua cozinha.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/10144518/como-aproveitar-cascas-alimentos-receitas-salgadas-scaled.jpg

Receitas doces com cascas de alimentos

Se você nunca ouviu falar em brigadeiro de casca de banana, esse é o momento de saber mais sobre.

É a mesma receita do tradicional brigadeiro de colher feito na panela – com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, mas com o adicional de 2 cascas de bananas bem lavadas e picadas. Antes de levar ao fogão, bata tudo no liquidificador para triturar a casca.

Ah, outras boas ideias para a confeitaria são casca de beterraba para red velvet e casca de mamão para cupcakes. Bom apetite!

Leia também: 3 passos para montar uma horta na sua casa

Receitas de sucos com cascas de alimentos

Para sucos ou vitaminas: adicione casca de frutas. Uma sugestão é o suco com casca de abacaxi e capim-cidreira.

Basta misturar as cascas de 1 abacaxi, 1 xícara de chá de capim-cidreira, 1 litro de água e açúcar a gosto – se quiser. Bata tudo no liquidificador, coe e aproveite!

Cascas de alimentos na compostagem

Não quer usar a casca dos alimentos como comes e bebes? Tudo bem, use no sistema de compostagem! Se você ainda não tem um, aprenda como montar aqui.

Basta pegar potes, furá-los para possibilitar a drenagem, cobrir com terra e jogar as cascas de alimentos por cima, de preferência, já triturados. Para isso, é só bater no liquidificador e escorrer a água antes de colocar por cima da terra.

Depois, adicione uma nova camada de terra nessas cascas, tampe e pronto: em pouco mais de 1 mês, você terá criado um adubo orgânico com restos de alimentos que você iria descartar! Inovador, não?

Se interessa por atitudes sustentáveis? Então confira, também, o nosso artigo ensinando a fazer uma horta em apartamento!

Você achou esse artigo útil?

Cascas de alimentos: confira dicas de como aproveitar!