Casa adaptada para idoso: teste seus conhecimentos no assunto

Que tal testar seus conhecimentos em um quiz sobre como adaptar a casa para idosos? Entenda agora as medidas que você deve tomar.
Casa adaptada para idoso: teste seus conhecimentos no assunto

Uma casa adaptada para idoso deve ser acessível, prática e segura.

Estima-se que um em cada três indivíduos com mais de 65 anos sofre uma queda por ano, segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, do Ministério da Saúde.

Entre os fatores que contribuem para os acidentes domésticos com idosos estão o enfraquecimento muscular e a redução do equilíbrio e da visão. Mas, com uma casa adaptada, os riscos de acidente diminuem.

A seguir, você irá conferir todas as dicas para deixar o ambiente mais confortável e seguro possível para pessoas idosas.

Quiz da casa adaptada para idoso: tente acertar todas respostas

Será que você já sabe como adaptar os cômodos para preservar o bem-estar de um idoso?

Comprove no quiz abaixo e entenda o que você deve fazer, caso não saiba as respostas.

Boa sorte!

A escada da casa adaptada para idoso

O ideal é que o idoso não precise subir escadas sozinho em casa, então todos os cômodos que ele precisa frequentar e seus pertences devem ficar no térreo.

Mas, caso isso não seja possível, como tornar as escadas de uma casa adaptada para idosos mais seguras?

a) Deve-se trocar pequenas escadas por rampas. No caso de escadas maiores, é preciso colocar uma fita antiderrapante em cada degrau e corrimão firme na altura do braço da pessoa. Se possível, coloque uma cadeira elevador para escada.

b) Os degraus devem ter fita antiderrapante e também uma fita com luz de LED para que o idoso possa enxergar melhor onde pisa.

c) É indicado que a escada da casa adaptada para idoso tenha degraus bem altos, para que ele possa se exercitar enquanto sobe.

As rampas são mais fáceis de subir, portanto, as escadas de até três degraus ou batentes devem ser substituídas por elas.

Fitas antiderrapantes de cor diferente do degrau são suficientes para dar contraste. Por sua vez, o corrimão ajuda o idoso a se equilibrar enquanto sobe as escadas (se puder ser dos dois lados da escada, melhor ainda).

Resposta correta: Letra A

O banheiro da casa adaptada para idoso

O banheiro é um dos cômodos que mais oferece riscos de acidente aos idosos. A melhor forma de adaptá-lo é:

a) Colocar um tapete antiderrapante e barras de apoio no lado de dentro do box.

b) Colocar maçaneta e torneira de alavanca, piso antiderrapante em toda a área, barras de apoio no box e ao lado do vaso sanitário, além de um banco ou cadeira de banho dentro do box.

c) Colocar uma banheira em vez de chuveiro, assim o idoso não precisa ficar em pé.

As maçanetas e torneiras de alavanca demandam um único movimento, por isso são mais indicadas para idosos.

O piso antiderrapante é fundamental para evitar escorregões e quedas, já as barras de apoio permitem a sustentação do idoso em toda a área.

Esses acessórios evitam que ele tenha que se apoiar em algum lugar menos seguro e que suas mãos possam escorregar, como a pia, por exemplo.

A cadeira de banho ou banquinho facilita que o idoso tenha uma higienização completa sem ter que fazer muitos movimentos físicos, como abaixar, por exemplo.

Resposta correta: Letra B.

A cozinha da casa adaptada para idoso

De que maneira é possível adaptar a cozinha para idosos utilizarem o cômodo com segurança?

a) Quanto mais baixos os móveis, melhor será para o idoso, que poderá utilizar a cozinha sentado na cadeira de rodas.

b) O ideal é que os móveis não sejam nem altos nem baixos demais, entre 80 e 95 cm. As prateleiras também não devem ser muito fundas e o fogão por indução ajuda a evitar queimaduras.

c) Os móveis e a pia devem ter altura mediana. Todos os utensílios e eletro portáteis devem ficar à vista, como em cima da bancada e da pia, para que o idoso possa visualizá-los com facilidade.

Prateleiras e armários muito altos, muito baixos ou muito fundos podem exigir demasiado esforço do idoso. Por isso, se for modificar a altura dos móveis, leve em consideração o tamanho de quem vai utilizá-los.

Além do fogão por indução, um sensor de fumaça também é uma boa opção para evitar acidentes com fogo.

Colocar os utensílios domésticos em cima das superfícies da cozinha pode atrapalhar os movimentos de quem está cozinhando, essa é uma atividade que precisa de espaço livre.

Resposta correta: Letra B.

O piso da casa adaptada para idoso

Os tipos de revestimentos mais adequados para a casa adaptada para idoso são:

a) piso antiderrapante, porcelanato e granito

b)piso antiderrapante, cimento queimado e cerâmica

c)piso antiderrapante, piso emborrachado e piso vinílico

Os pisos antiderrapantes são ideais tanto para áreas internas quanto externas. Existem vários tipos de revestimentos antiderrapantes disponíveis no mercado.

Os pisos emborrachados são alternativas e eficientes e de bom custo benefício para ambientes externos, já o piso vinílico é ideal para os cômodos internos porque:

  • é resistente (ideal para cadeiras de rodas, andadores e bengalas que possam causar arranhões)
  • é antialérgico, evitando acúmulo de fungos e poeiras
  • não escorrega, proporciona conforto térmico e são fáceis de limpar

Resposta correta: Letra C.

Quiz finalizado!

Se você acertou entre 1 e 2 respostas, é sinal de que já tem alguma noção de como adaptar a casa para idosos. Você está no caminho certo, continue aprendendo sobre o assunto.

Se você acertou mais de 2 respostas, parabéns! Significa que você sabe muito bem como deixar a casa mais segura para pessoas da terceira idade. De qualquer forma, é importante complementar seus conhecimentos e nunca parar de buscar informações sobre isso.

7 dicas para ter uma casa adaptada para idoso

Agora, você já sabe como deve ser a adaptação estrutural para que a casa seja mais segura para idosos.

Mas que tal mais alguns conselhos para reforçar ainda mais essa proteção? São dicas simples que podem ser usadas em todos os cômodos. Confira:

1. Facilite a mobilidade: quanto menos móveis, tapetes e objetos decorativos, melhor.

2. Se for usar tapetes, prefira os antiderrapantes.

3. Procure móveis de cantos arredondados, para evitar lesões.

4. Sensores de presença e iluminação reconhecem a presença do idoso e, assim, a luz no caminho por onde ele passa acende automaticamente.

5. Prefira cores neutras e claras para os ambientes e para os móveis.

6. Garanta que o local tenha uma boa ventilação.

7. Além do banheiro, instale barras de apoio em outras áreas de circulação, como corredores, por exemplo.

Para cuidar dos idosos também é importante manter-se antenado a hábitos de vida saudáveis. Por isso, confira nosso texto com dicas de saúde! 

Você achou esse artigo útil?

Casa adaptada para idoso: teste seus conhecimentos no assunto