Casa adaptada para gatos: saiba como transformar seu lar para os bichanos

Ao adotar um gato é necessário adaptar a casa para receber o bichano. Confira dicas que contribuem para o bem-estar do felino.
Casa adaptada para gatos: saiba como transformar seu lar para os bichanos

Adote nossas dicas para tornar o seu lar adaptado ao seu pet e melhore o bem-estar dele

Há quem prefira cachorros. Mas os fãs de gatos também são muitos. E dedicados. Não faltam fotos de seus felinos em suas redes sociais. Mas ser o tutor de um bichano traz consigo algumas obrigações.

A começar pela casa em que você morará com o gato. Não basta comprar ração e petiscos e pô-los num pote ao lado de um pote com água. Há uma série de medidas que facilitarão a vida do seu felino e a sua também. A gente fala sobre elas a seguir!

Quais são os benefícios de uma casa adaptada para gatos?

Veterinários recomendam que os gatos não saiam de casa para dar suas famosas “voltinhas”. Na rua, eles podem adquirir doenças, se machucar, se perder ou até mesmo serem atropelados.

Por isso, a primeira medida para adaptar sua casa ao seu gato é restringir os acessos à saída. Se você mora em apartamento, especialmente em andares altos, é imperativo que você coloque telas de proteção em janelas e basculantes.

A dica serve para casas também. Mesmo que só de um andar. Gatos gostam de ficar na janela observando a rua, então é importante que eles façam isso com segurança.

Uma vez que o trânsito do gato estará reduzido a apenas o ambiente dentro de casa, é necessário que você, pai ou mãe de pet, forneça atividades para que ele se exercite e não fique entediado. Confira abaixo.

Como fazer uma casa adaptada para gatos?

Os gatos têm a fama de só comer e dormir. É verdade que eles adoram fazer as duas atividades. Mas eles também precisam liberar energia. Há várias maneiras de garantir que eles se exercitem.

Prateleiras

Não, não é só para abrigar livros que as prateleiras servem. Elas podem se tornar grandes aliadas na hora de adaptar uma casa para receber gatos.

Os felinos adoram ficar em lugares altos. Uma boa ideia é colocar várias prateleiras em alturas diferentes para que os bichos façam uma espécie de trilha.

Arranhadores

Se você puder fazer esse investimento, faça-o. Arranhadores são ótimos para desestressar os bichanos. Há arranhadores de diversos tamanhos e preços. Vale a pena pesquisar o ideal para seu felino.

Há tantos tipos de arranhadores que eles podem acabar virando parte da decoração da casa. Que tal combinar a cor dele com a cor do sofá, por exemplo?

Aliás, melhor os felinos afiarem suas garras em um arranhador do que na sua poltrona, certo?

Caixas

Todo mundo sabe que gatos amam ficar dentro de caixas. E nem precisa ser nada sofisticado, não. Pode ser caixa de sapato, caixa de papelão. Dá até para customizá-las e transformá-las em um sistema modular para o felino.

Lugares para cochilar

Gatos passam 70% do tempo dormindo. Então, é desejável que eles tenham ambientes seguros para tirar suas sonecas. Pode ser uma caminha ou uma caixa acolchoada. Desde que seja um ambiente calmo e seguro.

Cuidado com as plantas

Se além de pai ou mãe de pet, você também é pai ou mãe de planta, acenda o alerta. Pesquise sobre quais são os vegetais que não apresentam riscos à saúde de seus bichinhos.

Gatos são curiosos e acabam mordendo o que veem pela frente. Por isso, opte sempre por espécies de plantas não tóxicas aos felinos. Assim, eles não precisarão gastar nenhuma de suas sete vidas.

E você sabe como limpar a caixinha de areia do seu gato adequadamente? Confira aqui!

Você achou esse artigo útil?

Casa adaptada para gatos: saiba como transformar seu lar para os bichanos