Casa adaptada para cadeirantes: saiba como tornar o lar mais acessível

Confira dicas para garantir a acessibilidade da casa a pessoas que utilizam cadeira de rodas. Desde rampas a pisos antiderrapantes.
Casa adaptada para cadeirantes: saiba como tornar o lar mais acessível

Trouxemos dicas para fazer da sua casa um lar adaptado a pessoas que utilizam cadeira de rodas

Inclusão é um dos temas em pauta na atualidade. Mas como trazer a inclusão de fato no dia a dia? Adaptar a casa ao uso de cadeirantes é um bom começo.

Há algumas medidas a se tomar para que pessoas com deficiência física tenham mais acessibilidade e possam transitar com mais liberdade. Algumas delas, inclusive, são bem simples – confira na sequência!

Rampas na casa adaptada para cadeirante

Importantíssimas para substituir escadas e eliminar degraus e outros obstáculos, as rampas facilitam muito a locomoção de cadeirantes. Mas atenção: é importante que elas não sejam muito íngremes e que sejam construídas com material antiderrapante.

Banheiro adaptado

Esse é um dos cômodos mais importantes a serem adaptados por causa do grande risco de acidentes que ele apresenta e pelo tamanho, que com frequência é reduzido.

Piso frio? Nem pensar: invista em um piso antiderrapante. Além disso, é necessário instalar barras de apoio e dar preferência por móveis mais baixos. Ah, não se esqueça da porta, que deve abrir para fora.

Sensores

Os sensores de iluminação auxiliam muito aqueles que têm locomoção reduzida. Isso pode evitar que sofram algum acidente. Os dispositivos acionam a luz através de um sensor infravermelho que reconhece fontes de calor.

Ao entrarmos em ambientes com sensor, o calor emitido pelo nosso corpo é interpretado como um sinal elétrico, acionando a luz.

Armários ajustados

É importante que os móveis fiquem na altura dos olhos dos cadeirantes. A altura ideal fica entre 80 a 95 cm, facilitando a realização das tarefas enquanto se está sentado.

Por sua vez, a melhor altura para a pia e para o fogão é entre 75 cm e 85 cm. Também é desejável evitar armários embaixo da pia, pois deve haver um espaço para que a cadeira de rodas possa se encaixar parcialmente naquele espaço.

Portas e corredores da casa adaptada para cadeirante

Portas, corredores e demais entradas devem ser mais largos para garantir a locomoção e evitar que o cadeirante esbarre com frequência ou precise manobrar demais para passar.

Maçanetas

As maçanetas redondas são mais difíceis de abrir. Por isso, dê preferência às maçanetas de alavanca. Além disso, é importante que elas sejam leves, para facilitar o manejo.

Janelas

Para cadeirantes, o peitoril das janelas deve ser mais baixo que o usual, com cerca de 70 cm. Mas atenção: essa estrutura pode ser perigosa para crianças, então considere a instalação de telas de proteção.

Nada de tapetes na casa adaptada para cadeirante

Uma coisa que pode fugir à mente é a presença de tapetes. É bom evitá-los. Tapetes podem fazer com que as rodinhas da cadeira se prendam a ele, provocando acidentes. Deixe os pisos antiderrapantes livres.

Gostou do conteúdo? Então confira também nosso texto sobre para adaptar a casa para idosos

Você achou esse artigo útil?

Casa adaptada para cadeirantes: saiba como tornar o lar mais acessível