Box de banheiro: confira guia completo para escolher o seu

Box de banheiro pode variar de tipo, formato e tamanho, mas todos cumprem uma função muito importante na limpeza da casa. A seguir uma lista de itens para você considerar na hora da escolha, incluindo custo e tipo de material
Box de banheiro: confira guia completo para escolher o seu

Box de banheiro é mais do que um item que dá privacidade na hora do banho, ele limita essa área e facilita a limpeza. O box evita que o banheiro se torne uma área alagada, o que pode atrair ainda mais bactérias e fungos.

Abaixo, listamos tipos de material, dicas de conservação e de uso, para você escolher o box de banheiro ideal e saber como cuidar dele.

Box de banheiro: quais são suas vantagens

O box de banheiro tem uma vantagem principal que é delimitar o espaço do banho. Ninguém merece ter que passar o rodo ou secar o banheiro inteiro depois de um simples banho, não é mesmo?

E à medida que tomamos banho vão se acumulando restos de sabonete, gorduras presentes no xampu, pelos, cabelos e restos de pele. Além de deixar manchas aparentes, isso ajuda a transformar o espaço num criadouro de fungos e bactérias. Ao delimitar essa região, o box facilita a limpeza.

Quanto custa um box de banheiro

Essa resposta pode variar muito, inclusive por região do país. Outros fatores são importantes na hora de fechar a conta, como tipo de material (vidro simples, vidro temperado, acrílico) e o modelo escolhido. Que pode ser de correr, de abrir, angular, vai depender da arquitetura do seu banheiro.

Além de ter ou não divisória, que pode ser de alumínio, cimento, mármore ou granito.

Box de acrílico e alumínio são opacos e costumam custar bem menos que os de vidro. Existem ainda as opções mais em conta, que são as cortinas. No entanto, elas deixam escapar mais água e resíduos do banho e estão mais sujeitas ao acúmulo de lodo.

A longo prazo, os box de banheiro com divisórias de granito ou mármore são os mais duráveis. O de acrílico, com o tempo, sofre desgaste e pode se tornar quebradiço. Por outro lado, são mais leves e muito fáceis de limpar. Na dúvida, antes do investimento, converse com amigos para reforçar os prós e contras e pesquise diferentes orçamentos para entender o que mais combina com seu bolso.

Tipos de box para banheiro

Pelo material, você pode escolher os com esquadria de alumínio, que são mais leves, ou de ferro e/ou aço inox, que são um pouco mais pesados. Ou optar por um conjunto de divisória e vidro ou acrílico. A divisória pode ser de cimento, mármore ou granito, por exemplo.

Os de vidro podem ser comuns ou de vidro temperado. Esse tipo de vidro, quando quebrado, se desfaz em pequenos pedaços, oferecendo menos risco que o comum, que pode quebrar em lascas.

Depois vem a forma. Sendo assim, o box pode ser de correr, de abrir, com uma ou duas portas, isso deve ser avaliado levando em conta o espaço disponível e a circulação no banheiro. Existem também os boxes para banheiras, que podem ser aplicados nas bordas.

Qual é o melhor box de banheiro

O de vidro temperado é a melhor opção entre as disponíveis no mercado. Isso porque é mais fácil de limpar, pois as manchas ficam mais aparentes, é resistente e durável.

Em caso de acidente e se por acaso ele espatifar, o vidro temperado se desfaz em pedaços muito pequenos e pouco cortantes. Além disso, ele é mais resistente a altas temperaturas.

Já o vidro comum, por exemplo, pode quebrar em lascas e pontas, oferecendo mais risco. Em relação ao de acrílico, as vantagens são de facilidade de limpeza e durabilidade, já que o vidro tem vida útil maior que o plástico. Com o tempo, ele pode ressecar e se tornar quebrável.

Como escolher box de banheiro

Primeiro tome nota das medidas do espaço do banho. Isso vai definir o tamanho, indicar o material mais apropriado e o tipo de porta, se de correr ou abrir.

Nessa equação entram outros tópicos. Um deles é quanto você tem disponível para investir em relação à durabilidade da solução que precisa.

Se quiser investir um pouco mais em algo mais duradouro, o box de banheiro de vidro temperado é uma boa opção. Você pode optar por ter ou não divisória, que pode baratear (de cimento) ou encarecer (de mármore ou granito) a instalação.

Por sua vez, o acrílico é um material abaixo do vidro e de custo mais baixo. Cumpre a mesma função de delimitar o banho, é mais leve, porém pode durar menos. Você pode estender essa vida útil tomando uma série de cuidados, no entanto.

O tamanho, a quantidade de portas e o modo de abertura também podem influenciar nos custos do box. O material das esquadrias da mesma forma, que pode ser de ferro, aço ou alumínio. Esse último é mais leve.

3 ideias para box de banheiro barato

As soluções mais baratas podem ter suas limitações, mas cumprem a função de delimitar o banho, que é a principal do box de banheiro.

  1. Você pode optar pelo tradicional varal com cortina de plástico ou de lona. Elas podem deixar escapar um pouco de água. Mas nem de longe o seu banheiro vai ficar parecendo aquele lava-jato de quando você se banhava sem o box.
  2. Uma divisória de alvenaria na metade da extensão da área do banho pode ajudar a conter bastante o fluxo de água para fora do box. Uma solução mais em conta do que vidro, mármore e granito e mais duradoura que o acrílico.
  3. Outro tipo de box mais barato é o de PVC, que pode ser uma porta móvel sanfonada ou de correr. É menos durável, mas dá para quebrar o galho. Todavia, você pode conservar por mais tempo mantendo a limpeza em dia.

3 acessórios para box de banheiro

Abaixo listamos alguns itens para tornar mais fácil e seguro o seu banho do box para dentro, além de compor o ambiente.

  1. Tapete antiderrapante. Para evitar quedas e tropeços, movimentos bruscos podem romper o vidro ou o acrílico do box de banheiro. É importante usar se você tem crianças em casa.
  2. Suporte para materiais de higiene pessoal. Você economiza espaço e mantém a organização do box de banheiro. Evite deixar xampus, esponjas e buchas no chão, pois podem acumular umidade e sujeira.
  3. Porta-toalha. Instale sempre próximo ao box para facilitar. Nada de deixar a toalha sobre a pia ou o vaso sanitário, lembre que o banheiro é um ambiente propício à propagação de bactérias.

O que é bom para limpar box de banheiro?

O ideal é que o box do banheiro seja limpo pelo menos uma vez por semana. Existem uma série de produtos que podem ser usados para esse fim, como alvejantes, detergentes e desinfetantes.

Para limpeza mais pesada você pode recorrer ao tira-limo, produtos de limpeza multiuso ou combinar soluções caseiras.

No improviso, o vinagre branco vai ser o seu melhor parceiro nessa faxina. Você pode diluir um copo de vinagre para cada 5 litros de água e aplicar no box com uma esponja ou um pano multiuso. Esfregue para remover as sujeiras mais difíceis e depois enxague e lave. Se preferir, use água morna (em torno de 40 graus).

A mesma medida de vinagre pode ser usada com detergente neutro. O bicarbonato de sódio também manda bem no box de banheiro, removendo manchas e limo. Basta diluir duas colheres de sopa em cinco litros de água e aplicar com uma esponja macia. Deixe agir por até meia hora e depois enxague e lave.

Como limpar box de banheiro

Use sempre equipamentos de proteção doméstica, como luvas e máscaras, quando for limpar o box.

Prefira água morna (em torno de 40 graus), que amolece mais facilmente o acúmulo de limo e gordura. Você pode diluir desinfetantes, alvejantes e detergentes neutros conforme indicação no rótulo e aplicar no box. Depois, enxague e lave.

Se precisar de uma solução caseira simples, água e vinagre branco, sendo cinco litros para um copo, são um desinfetante poderoso. Deixe agir por meia hora e depois enxague e lave.

No dia a dia, dá para fazer a manutenção da limpeza com um pano multiuso umedecido com álcool de uso caseiro para tirar o excesso de manchas e resíduos. Seque bem depois que lavar o box ou deixe portas e janelas abertas para facilitar a secagem.

Como limpar box de banheiro engordurado

Os desengordurantes indicados para limpeza de cozinhas e banheiros são os mais eficazes nessa função. Basta seguir as indicações de quantidade, aplicação e tempo de ação e adeus sujeira no box de banheiro.

Mas, se você precisar improvisar, bicarbonato de sódio, suco de limão e vinagre branco vão te ajudar bastante. Para cada cinco litros de água morna (em torno de 40 graus), dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, um copo de vinagre e um de suco de limão.

Misture e aplique essa solução com uma esponja ou diretamente na área do box e deixe agir por meia hora antes de enxaguar e lavar. Se necessário, repita o processo.

Como limpar box de banheiro muito sujo

Produtos de limpeza indicados para funções mais pesadas devem ser aplicados conforme indicações no rótulo: a linha Limpeza Pesada da Ypê possui fórmula diferenciada que age diretamente nas superfícies e entrega uma limpeza eficiente e profunda, com ação desengordurante e alta perfumação,

Dá para se arranjar com soluções caseiras, mas primeiro ponha luvas e máscara. Misture água quente (em torno de 50 graus) com bicarbonato de sódio e vinagre branco, sendo cinco litros para três colheres de sopa e dois copos de vinagre.

Quando passar a efervescência aplique a solução no box. Deixe agir por uma hora e então esfregue com uma esponja, enxágue e lave. Se necessário, repita o processo.

Gostou do conteúdo? Então confira também
nossas dicas para lavar banheiro!

Você achou esse artigo útil?

Box de banheiro: confira guia completo para escolher o seu