O que é um produto biodegradável e quais as vantagens?

Cuidar do que é de todos é um compromisso que precisa ser comum entre quem produz, investindo em pesquisa e desenvolvimento de produtos mais eficientes e menos agressivos ao meio ambiente, e quem consome. Entenda quais os benefícios de usar produtos biodegradáveis.
O que é um produto biodegradável e quais as vantagens?

Você já esteve de frente com o conceito de “biodegradável”? Cada vez mais, os produtos biodegradáveis são uma opção para consumidores preocupados com a sustentabilidade e a redução de danos ao meio ambiente. 

Confira abaixo as características e vantagens desse tipo de produtos e entenda por que os biodegradáveis são cada vez mais utilizados e demandados. 

O que significa biodegradável?

Biodegradável é tudo aquilo que, ao ser descartado, pode ser decomposto mais rapidamente por organismos vivos, em especial bactérias. 

Esses micro-organismos se alimentam dos restos do material e, no processo, geralmente liberam gases, água e resíduos orgânicos que acabam se reincorporando ao solo, sem causar danos ao meio ambiente. 

Quais são os produtos biodegradáveis?

Para ser considerado biodegradável, um produto precisa ser submetido a testes que comprovem que ele se decompõe mais rápido que os não biodegradáveis. E, também, que não libera resíduos perigosos para o meio ambiente e as pessoas, como gases tóxicos e metais pesados. Esses testes, portanto, seguem normas técnicas internacionais e nacionais. 

Atualmente, é possível encontrar uma ampla variedade de produtos biodegradáveis entre os materiais de limpeza, como, por exemplo:

Como são feitas as embalagens biodegradáveis?

Cada vez mais, também vêm sendo utilizadas embalagens e sacolas plásticas biodegradáveis, que se decompõem muito mais rápido que aquelas fabricadas com derivados de petróleo. Os plásticos biodegradáveis são feitos com matérias-primas naturais, como, por exemplo, amido de milho, cana-de-açúcar, arroz e soja. 

A Ypê tem um histórico de gestão de resíduos e uso de embalagens que leva em conta a sustentabilidade e o equilíbrio ecológico. 

Saiba mais: conheça nossas práticas de sustentabilidade

Quais são os produtos não biodegradáveis e que danos podem causar?

Em tese, tudo que existe pode ser decomposto, mas alguns materiais sintéticos, como plásticos, podem levar centenas de anos para serem reabsorvidos pela natureza. 

Isso gera um grande acúmulo de lixo em aterros, rios e oceanos, além de utilizar matérias-primas não renováveis e com processos de extração e fabricação que liberam gases nocivos à atmosfera. 

No caso de produtos de limpeza não biodegradáveis, os resíduos se acumulam em rios, formando aquela persistente camada de espuma branca na superfície, sendo uma ameaça às espécies vivas e ao meio ambiente como um todo.

Saiba mais: Para conscientizar a população sobre a importância de preservar nossos rios e seu entorno, a Ypê desenvolveu o Projeto Observando os Rios

Qual é a diferença entre biodegradável e compostável?

Outro tipo de material que não traz danos ao meio ambiente é o compostável. Os produtos compostáveis também são biodegradáveis, mas a diferença é que eles são decompostos e absorvidos pelo meio ambiente muito mais rapidamente, em um processo que pode levar poucos meses. 

Como saber se um produto é biodegradável?

Se você deseja comprar biodegradáveis para preservar o meio ambiente e contribuir com a sustentabilidade, leia os rótulos antes de colocar o produto no carrinho. 

As embalagens dos produtos costumam trazer a informação sobre a sua biodegradabilidade. Se você deseja pesquisar antes, uma boa dica é consultar os sites dos fabricantes. 

Quanto mais consciente for o seu consumo, mais você ajuda a preservar o meio ambiente, contribuindo para a qualidade de vida das gerações futuras.

Gosta de assuntos ligados à sustentabilidade? Então confira, também, nosso texto com dicas para reciclar o lixo!

Você achou esse artigo útil?

O que é um produto biodegradável e quais as vantagens?