Bicarbonato de sódio: mitos e verdades sobre o produto

Na hora do sufoco quem nunca buscou solucionar uma mancha ou um mal estar com pouco de bicarbonato de sódio que levante a mão. Apesar de ser multiuso, nem todas as aplicações de fato são benéficas. Acompanhe conosco e descubra o que é fato ou fake na hora de usar o bicarbonato de sódio.
Bicarbonato de sódio: mitos e verdades sobre o produto

O bicarbonato de sódio é um produto com muitos usos possíveis, desde a limpeza da casa até a higiene pessoal. Também é possível utilizá-lo no preparo de receitas na cozinha.

Mas quais são os mitos e verdades em meio a tantos conselhos e dicas da sabedoria popular? Explicaremos, neste artigo, os usos recomendados para o bicarbonato.

O que é o bicarbonato de sódio e qual é sua composição?

O bicarbonato de sódio é um tipo de sal, com fórmula química NaHCO3. Ou seja, é composto por sódio, hidrogênio, carbono e oxigênio.

O produto apresenta-se como um sal branco, sem cheiro e de sabor levemente alcalino, e tem um poder neutralizante. Desse modo, o bicarbonato reduz tanto a acidez quanto a alcalinidade das substâncias. E você pode tocá-lo sem medo, pois ele não é tóxico.

Para que serve o bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é um produto natural multiuso, com propriedades úteis para o funcionamento do corpo, a culinária e a limpeza de casa.

Muita gente o utiliza para fazer crescer e deixar mais fofinhas as massas de pães e bolos, como um antiácido para aliviar a queimação do estômago, ou ainda para eliminar manchas em superfícies.
Mas, em meio a tantos usos possíveis, acabam surgindo mitos e inverdades sobre a eficácia do bicarbonato de sódio. Confira o que há de verdade e de engano nas recomendações que você ouve e lê por aí.

12 mitos e verdades sobre o bicarbonato de sódio

Nem tudo que se diz sobre como usar bicarbonato de sódio é verdade, assim como alguns dos conselhos são apenas parcialmente verdadeiros. Abordaremos algumas das principais dúvidas sobre a utilidade dessa substância na sua casa.

1 – Água com bicarbonato de sódio clareia os dentes?

O bicarbonato de sódio, por sua ação abrasiva, é usado por dentistas no consultório para fazer limpeza dentária. Mas não é verdade que o produto funciona para fazer um branqueamento caseiro dos dentes.

Isso porque, quando em uso doméstico, a solução de bicarbonato com água apenas remove manchas superficiais do dente. A pessoa fica com uma falsa sensação de que houve um branqueamento mas, na verdade, os dentes apenas ficaram limpos.

Além disso, o uso excessivo do produto, e sem acompanhamento profissional, pode danificar e enfraquecer o esmalte dos dentes. Por essa mesma razão, o bicarbonato de sódio também não é a solução mais indicada para combater cáries.

2 – Água com limão e bicarbonato de sódio combate o refluxo

Essa mistura pode ajudar a aliviar os sintomas do refluxo, mas não trata suas causas. Por isso, é preciso cautela no uso da água com limão e bicarbonato de sódio como tratamento caseiro.

Tanto o suco de limão quanto o bicarbonato de sódio podem ajudar a equilibrar o nível de acidez do estômago. Esse efeito pode ser ainda melhor quando as duas substâncias são combinadas, por isso encontramos na farmácia antiácidos que contêm bicarbonato e limão. Mas manipular uma solução caseira pode resultar em erro de dosagem ou pode haver variações na qualidade dos produtos, o que dificulta uma mistura precisa.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/21173745/bicarbonato-de-sodio-com-limao-scaled.jpg

Desse modo, o mais indicado é comprar o antiácido de bicarbonato de sódio e limão na farmácia, pois este já vem na dosagem certa e com orientações de uso. E o mais importante: consulte um médico para investigar as causas do problema e receber orientação.

3 – O bicarbonato de sódio ajuda no tratamento da gastrite?

O uso do bicarbonato de sódio, como vimos acima, ajuda a reduzir o excesso de acidez no estômago. Mas o produto não é indicado no tratamento da gastrite.

Isso porque o bicarbonato, por ser um antiácido, até produz alívio momentâneo, mas não trata as causas da doença. 

Além disso, se usado em demasia, essa substância pode, a longo prazo, ter efeitos colaterais. Um deles é o chamado “efeito rebote”, que aumenta a produção de ácido pelo estômago. Outro é a elevação da pressão arterial, devido ao excesso de sódio.

Portanto, não utilize bicarbonato de sódio para tratar gastrite. Se estiver com sintomas, procure orientação médica para um tratamento adequado.

4 – Bicarbonato de sódio é bom para azia?

Por ser um antiácido, o bicarbonato de sódio neutraliza o excesso de acidez estomacal, causando alívio dos sintomas da azia.

Porém o produto não é livre de efeitos colaterais e não trata as causas do problema. Antiácidos devem ser usados de vez em quando e com moderação. E o mais efetivo é uma mudança nos seus hábitos alimentares. Consulte um médico sobre como proceder.

5 – Bicarbonato de sódio ajuda a perder gordura da barriga?

Todo mundo já deve ter ouvido alguma receita milagrosa de emagrecimento. Uma delas diz que o bicarbonato de sódio ajuda a perder gordura da barriga. Mas isso é um mito.

O produto não tem ação sobre a gordura. O que o bicarbonato faz é causar uma sensação momentânea de alívio após uma refeição gordurosa, por exemplo. Mas a gordura ingerida continua lá.

Além disso, seu estômago produz ácido por uma boa razão: para digerir os alimentos. Usar antiácidos em excesso pode prejudicar a digestão, trazendo problemas para sua saúde como um todo.

Se você deseja emagrecer ou eliminar gordura localizada, procure orientação de nutricionista ou médico, pois a solução mais eficaz é uma mudança nos seus hábitos diários.

6 – O bicarbonato de sódio pode ser usado como shampoo?

Você já deve ter lido sobre lavar os cabelos usando bicarbonato de sódio, mas será que o produto funciona como shampoo? O bicarbonato, por ser um sal de caráter básico, tem o poder de abrir as cutículas dos cabelos, o que pode reduzir a oleosidade. Mas, apesar de ter certa eficácia na higienização, o bicarbonato de sódio pode ter efeitos indesejados no seu cabelo, se usado com muita frequência.

Isso porque o produto interfere no pH do couro cabeludo, que pode ficar excessivamente poroso, perdendo nutrientes. Outro possível efeito é que o cabelo pode ficar quebradiço. Além disso, o produto deve ser evitado por quem tem os cabelos quimicamente tratados.

7 – O bicarbonato de sódio ajuda no tratamento de alergias?

Não há indicação nesse sentido. O produto não trata alergias.

Aqui, pode haver uma interpretação equivocada de um uso possível do bicarbonato. Por ser eficaz para eliminar germes na região das axilas, por exemplo, o bicarbonato de sódio é uma alternativa para quem é alérgico a desodorantes e deseja eliminar os maus odores.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/21173934/bicarbonato-de-sodio-na-pele-scaled.jpg

Desse modo, o bicarbonato de sódio pode ser um substituto na higiene pessoal de quem tem alergia ao desodorante, mas não trata a alergia em si.

8 – O bicarbonato de sódio funciona como desodorante?

O bicarbonato de sódio pode ser um aliado para reduzir os maus odores nas axilas. E também ajuda a eliminar o mau cheiro dos pés.

Aplicar o produto nas axilas após o banho ajuda a manter a região protegida de bactérias que causam mau cheiro. Isso também vale para os pés: deixá-los de molho por alguns minutos em uma solução de bicarbonato e água morna ajuda a eliminar os micro-organismos causadores dos maus odores.

Porém, o bicarbonato de sódio pode ter um efeito negativo na pele. Ao matar germes, o produto também mata os que são benéficos para o organismo. Nossa pele tem uma rica flora de micróbios que combatem agentes nocivos, ajudando a aumentar a nossa imunidade.

Por isso, é preciso cuidado, já que o uso frequente do bicarbonato na higiene pode deixar seu corpo desprotegido.

9 – O bicarbonato de sódio tira manchas da pele?

Não há respaldo científico nas afirmações de que o bicarbonato de sódio é bom para tirar manchas da pele.

O produto pode atuar como esfoliante, o que reduziria as manchas, mas esse é um tipo de tratamento que precisa de acompanhamento de um profissional da saúde.

Além disso, o uso frequente do bicarbonato de sódio na pele pode reduzir a flora de micro-organismos que ajudam nossa imunidade, trazendo mais prejuízo do que vantagens à saúde.

10 – O bicarbonato de sódio trata as espinhas?

Apesar dos seus possíveis benefícios no controle de bactérias e fungos causadores da acne, o bicarbonato de sódio não é a solução mais indicada para tratar espinhas.

O uso do produto no rosto não é indicado, por ser uma região onde é muito importante a atuação da flora comensal, ou seja, a camada de micro-organismos que nos protegem de doenças.

11 – O bicarbonato de sódio ajuda no tratamento de infecção urinária?

Aqui, novamente, não há comprovação científica. E, além disso, qualquer quadro de infecção no trato urinário deve ter acompanhamento médico; não existe solução caseira mágica.

A ingestão abundante de líquidos é importante para o funcionamento adequado do corpo e também para quem está com infecção urinária. Portanto, ao ingerir água com bicarbonato de sódio, a solução pode estar mais na água que no bicarbonato de sódio.

Ainda que o bicarbonato de sódio possa ter ação de reduzir o excesso de acidez na urina, causando alívio dos sintomas, o produto não deve ser usado para esse fim sem orientação médica.

12 – O bicarbonato de sódio alivia a coceira na garganta?

Por sua ação antibacteriana, o bicarbonato de sódio pode ser utilizado para aliviar sintomas de garganta inflamada.

Fazer gargarejos de água morna com bicarbonato ajuda a eliminar germes e desinfetar a região da garganta, podendo ser um apoio ao tratamento com medicamentos prescritos pelo seu médico.

Onde utilizar o bicarbonato de sódio na limpeza de casa?

Além dos múltiplos usos na higiene corporal e na saúde do organismo, o bicarbonato de sódio também é um coringa na hora de faxinar a casa. Muitas vezes, um pano de limpeza e um pouco de bicarbonato dissolvido em água são tudo que você precisa.

O produto pode ser usado em diversas frentes, como:

  • para desentupir ralos de pias;
  • para tirar manchas de tecidos, carpetes, panelas e utensílios;
  • para limpar rabiscos feitos pelas crianças em paredes e rejuntes;
  • para tirar odores das roupas durante a lavagem;
  • para higienizar vegetais antes do consumo.

Está fazendo uma lista dos melhores produtos para limpar a casa? Confira as nossas dicas de materiais para limpeza de casa clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Bicarbonato de sódio: mitos e verdades sobre o produto