A bancada de cozinha ideal: dicas para escolher e decorar

A bancada de cozinha pode fazer toda a diferença na organização do cômodo. Confira 5 tipos de bancadas, como limpar e decorar cada uma delas.
A bancada de cozinha ideal: dicas para escolher e decorar

A bancada de cozinha tem o importante papel de trazer praticidade ao cômodo. É nela que você vai poder organizar as compras, preparar receitas, fazer refeições e uma série de outras atividades rotineiras.

Em resumo, o objetivo principal de uma bancada de cozinha é tornar o espaço mais funcional.

Mas, para isso, existem uma série de critérios a serem seguidos, que além da funcionalidade, devem considerar a versatilidade da bancada de cozinha a ser escolhida.

Abaixo, você vai aprender como escolher bancada de cozinha, como decorar e limpar cada tipo de bancada e mais algumas dicas de como deixá-la sempre organizada.

Comprar bancada de cozinha: o que considerar neste momento?

Alguns pontos que precisam ser checados na hora de comprar a bancada de cozinha são:

  • A localização da bancada (se será rente à parede, em ilha, fazendo a divisão com outro cômodo etc.);
  • As dimensões (a largura, comprimento e altura devem ser de acordo com seu conforto);
  • A frequência de uso da bancada, porque isso influencia diretamente na escolha do material, sua limpeza e manutenção.

Basicamente, esses aspectos estão ligados ao tamanho da sua cozinha. Entre exemplos de bancada que podem ser interessantes, estão:

Bancada de cozinha americana

Ideal para espaços pequenos, integrando a cozinha com outro ambiente, geralmente a sala de estar. É construída em meia parede ou pode ficar solta, como um balcão.

A bancada de cozinha americana é interessante porque consegue unificar o espaço e, ao mesmo tempo, cria uma divisão estratégica separando os cômodos.

Bancada de cozinha em L ou U

Nestes casos, a bancada acompanha o formato da cozinha formando um L quando colocada em duas paredes e um U quando acompanha três paredes do cômodo.

É interessante para espaços maiores. A circulação fica bem distribuída, mas não se esqueça de que a pia, o fogão e a geladeira devem seguir a regra do triângulo: quando dispostos no cômodo, o alinhamento dos três itens devem seguir as linhas imaginárias dessa forma geométrica.

Bancada de cozinha móvel

Se você não pretende fazer modificações na estrutura do cômodo mas ainda assim precisa da funcionalidade da bancada de cozinha, pode contar com um móvel para bancada de cozinha.

As opções mais comuns costumam ser feitas inteiras de madeira, mas nada impede que você busque o móvel sob medida usando outro material, como vidro para o tampo da bancada ou ferro para a base, por exemplo.

E, por falar em materiais, confira os tipos de bancada para colocar na cozinha de acordo com seu estilo, afinal, isso também é superimportante.

 5 tipos de bancada de cozinha para escolher

Ainda com relação ao tamanho da sua cozinha, vale considerar que as cores podem causar efeitos diferentes no espaço: cores claras e neutras passam a sensação de amplitude, já as escuras passam a impressão contrária.

Dito isso, vamos conhecer alguns materiais para bancada de cozinha, suas vantagens e como usar na decoração.

Bancada de cozinha em granito

A bancada de cozinha em granito é um dos tipos mais populares de bancada, porque tem muitos benefícios: é resistente (não risca e suporta altas temperaturas), impermeável, fácil de limpar e tem excelente custo-benefício.

Como decorar: a característica principal do granito é a superfície com pequenas granulações que parecem pintinhas. As cores vão do branco, passando pelo marrom, cinza até o preto, ou seja: opções não faltam para você combinar na decoração.

Bancada de cozinha mármore

O mármore é parecido com o granito em termos de durabilidade, porém é mais caro e mais poroso, portanto, mancha fácil. É uma opção interessante se você puder utilizar outra superfície na hora de cozinhar e a bancada de mármore foi utilizada com menos frequência.

Como decorar: o mármore possui veios em vez de pintinhas, criando um efeito rajado, então é ideal para quem gosta de uma decoração mais elegante e sofisticada. Combina com os estilos de decoração minimalista e contemporâneo.

Bancada de cozinha de madeira

A bancada de madeira também é resistente, você só precisa evitar o contato direto com a água. É indicado o uso de um verniz ou selador à base de água, para ajudar a conservar o material.

Existem diversos tipos de madeira para bancada, como MDF, pinus, madeira de demolição etc., escolha de acordo com o que for mais funcional para a sua cozinha.

Como decorar: a bancada de cozinha de madeira é perfeita para os ambientes nos estilos rústico, industrial, provençal e tropical. A madeira é um dos materiais mais fáceis de combinar, então quanto a isso não precisa se preocupar.

Bancada de cozinha em porcelanato

O porcelanato é um revestimento queridinho para pisos e está ganhando opções em bancadas também, pois une a resistência com a versatilidade: você encontra diversas cores e acabamentos para compor a bancada como quiser.

O material risca com facilidade, então fique atento a isso.

Como decorar: não há recomendações específicas com relação à decoração com porcelanato: ele tem tantas variações que você pode facilmente combinar com vários estilos, desde o retrô ao moderno.

Bancada de cozinha de concreto

Esta opção é bacana se você quer fugir um pouco do óbvio na escolha da bancada de cozinha.

O concreto ou o cimento queimado não são tão resistentes quanto as bancadas de pedra e podem apresentar rachaduras com o tempo, mas são materiais baratos e que deixam o ambiente bem diferente.

Como decorar: a bancada de concreto combina muito com o estilo rústico. A cor cinza, que pode ser de clara à escura, pode ser combinada com madeira e tons neutros, como bege, para que o ambiente não fique muito rudimentar.

Bancada de cozinha de alvenaria

A principal vantagem deste tipo de bancada é a personalização, porque na maioria dos casos, tudo na cozinha de alvenaria é feito sob medida.

Como decorar: combine materiais diferentes e explore as possibilidades da bancada de alvenaria: utilize granito com concreto, madeira com mármore, enfim, aproveite para dar vida à cozinha com mais de um estilo diferente.

A bancada de alvenaria vai bem com o estilo rústico e contemporâneo.

Como limpar bancada de cozinha

Um produto fundamental para limpar qualquer bancada de cozinha, independentemente do material, é o Multiuso Ypê

Faça assim: aplique algumas gotas do multiuso da sua preferência na esponja de limpeza e passe pela superfície da bancada, com o lado macio da esponja.

Retire a espuma com um pano multiuso úmido com água e depois passe um pano seco e limpo.

O processo de secagem é extremamente importante para evitar manchas na bancada, portanto, não deixe de fazê-lo.

Como organizar bancada de cozinha: 3 dicas essenciais

Independentemente do tipo da sua bancada, uma coisa é certa: ela precisa estar sempre organizada, senão, a funcionalidade não acontece.

Nesse sentido, lembre-se:

  • menos é mais: mantenha só o essencial em cima da bancada
  • utilize produtos organizadores: potes, bandejas, cestos e caixas ajudam a manter cada coisa em seu lugar
  • crie o hábito de organizar a bancada diariamente e limpe-a a cada uso

Seguindo esses conselhos, sua bancada estará sempre pronta para ser usada sem nenhum tipo de complicação.

O que colocar na bancada de cozinha? 6 opções extras

Você pode aproveitar o espaço em cima da bancada para deixar a cozinha ainda mais prática, aconchegante e estilosa.

Além do espaço sobre a bancada, você pode utilizar a parte de baixo, com módulos e prateleiras, ou em cima, de forma suspensa, ou até mesmo na parede lateral.

Algumas opções do que você pode colocar na bancada ou próximo a ela:

1. Cooktop: ideal para quem tem pouco espaço para colocar fogão na cozinha.

2. Fruteira: nada como frutas diversas em um local de fácil acesso para uma alimentação saudável.

3. Condimentos e temperos: precisam estar sempre à mão e ficam lindos quando organizados em potes específicos.

4. Adega/barzinho: dê um charme a mais na bancada da cozinha colocando as bebidas e taças em um bar particular.

5. Cantinho do chá e café: se a adega não faz seu estilo, que tal um local para colocar a cafeteira e outros utensílios usados no momento do cafezinho?

5. Livros de receitas: os livros ficam lindos na decoração da sala e do quarto, por que não utilizá-los na cozinha também?

E o resto da cozinha, já pensou em como decorar para ficar no seu estilo? Confira nossas dicas aqui!

Você achou esse artigo útil?

A bancada de cozinha ideal: dicas para escolher e decorar