Amaciante: desvendando as principais dúvidas!

Roupas perfumadas e com toque macio são o resultado da escolha de um bom amaciante. Saiba como escolher o seu amaciante e quando você deve ou não adicioná-lo as etapas de lavagem.
Amaciante: desvendando as principais dúvidas!

Além de deixar aquele cheirinho incrível nas roupas, o amaciante também pode ser usado para outras finalidades dentro de casa.

Hoje escreveremos sobre esse lado versátil dos amaciantes e também sobre as principais dúvidas de uso. Vamos nessa?

> O que é amaciante?

> Quais são as funções do amaciante?

> 6 dicas de como usar o amaciante

> Como usar amaciante para roupas de bebê?

> Como tirar mancha de amaciante da roupa?

> Quando não usar o amaciante?

> Como fazer aromatizador de ambiente com amaciante?

> + 5 maneiras de utilizar o amaciante

O que é amaciante?

Os amaciantes são produtos que proporcionam aroma às roupas, trazendo também maciez por alinhar e lubrificar as fibras do tecido, evitando bolinhas e desgastes na roupa.

Podemos dizer que eles são uma mistura de várias substâncias, como:

> Água: presente na composição para dissolver algumas substâncias e dispersar outras;

> Conservantes: para evitar bactérias no produto;

> Corantes: para colorir o líquido do produto;

> Tensoativo catiônico: para proporcionar maior aderência do produto à peça de roupa;

> Espessante: para aumentar a viscosidade do produto;

> Agente controlador do PH: para equilibrar o PH do produto e evitar que seja muito ácido;

> Fragrância ou óleo essencial: para proporcionar aromas na roupa; geralmente são combinados com fixadores, que prolongam a duração do perfume na peça.

Quais são as funções do amaciante?

O amaciante é responsável por adicionar uma camada oleosa sobre a fibra do tecido, com intuito de deixá-lo mais macio e com menos fricção durante a lavagem – o que diminui a aparência de desgaste e as bolinhas.

Por essa razão, o amaciante também ajuda a reduzir as chances de amassar a roupa.

Em poucas palavras: ele proporciona um aroma agradável e um aspecto macio e confortável nos tecidos.

6 dicas de como usar amaciante

Vamos então conferir algumas dicas para manusear da melhor forma o seu amaciante? Seja no tanque ou na máquina de lavar, é sempre bom seguir as recomendações!

1 – Não despeje o amaciante diretamente nas roupas

A primeira dica é não aplicar o amaciante diretamente nas roupas: você precisa dissolvê-lo antes em água, para evitar que o produto manche a sua peça de roupa – sim, isso é possível.

2 – No tanque, deixe o amaciante de molho com água

Lave suas roupas com sabão normalmente no tanque. Depois disso, encha um balde ou o próprio tanque com água e adicione duas tampas de amaciante Ypê.

Mergulhe as roupas nessa mistura e deixe-as de molho, agindo por 10 minutos. Após esse tempo, torça as roupas e deixe-as secando como de costume.

Atenção: sempre siga as instruções indicadas nas etiquetas das roupas, pois alguns tecidos não podem entrar em contato com o amaciante.

Ainda tem dúvidas para ler etiquetas de roupas? Tire suas dúvidas com essa matéria

3 – Na máquina de lavar, coloque o amaciante no dispenser adequado

Se a lavagem for feita na máquina de lavar, adicione o amaciante no dispenser adequado.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22112415/amaciante-dispenser-maquina-lavar-scaled.jpg

Caso a sua máquina não tenha um compartimento específico para isso, uma opção é colocar a quantidade certa – de acordo com as recomendações do próprio produto – na água durante o último enxágue, antes de centrifugar as roupas.

4 – Use a quantidade indicada no rótulo do amaciante

Lembra que comentamos sobre a possibilidade do amaciante manchar a roupa? Então, além de tomar o cuidado para dissolver em água, é importante verificar a quantidade indicada na embalagem do produto, para utilizar a dosagem ideal e evitar imprevistos.

Para o amaciante Ypê, o indicado são duas medidas de tampa.

5 – Guarde a embalagem do amaciante em um local arejado

Para preservar a validade e durabilidade do amaciante, mantenha o produto na embalagem original, fechada e em local arejado – de preferência, longe de lugares que batam muito sol e/ou que são muito quentes.

6 – Seque as roupas longe da umidade

Aqui a dica é para preservar e potencializar aquele cheirinho incrível do amaciante: evite secar as roupas longe da umidade, preferindo ambientes arejados.

Além de tudo, é um meio de afastar focos de mofo que se formam em lugares muito úmidos.

Como usar amaciante para roupas de bebê?

Antes de resolvermos essa dúvida, vale lembrar: não é indicado utilizar amaciantes ou produtos aromatizados em recém-nascidos de até 5 meses, pois isso pode causar alergia na pele do bebê (muitas vezes é devido ao perfume e ácido presente na composição).

O uso indicado é a partir dos 6 meses de vida do bebê. Tendo isso em mente, separe as roupas do bebê do restante da casa e deixe as roupas de molho com a medida ideal do amaciante Ypê indicada na embalagem, dissolvida em água – se possível, em temperatura morna ou quente para uma limpeza mais profunda – e aguarde 15 minutos.

Depois desse tempo, enxágue e deixe secar naturalmente.

Confira dicas infalíveis na hora de remover sujeira de terra na roupa 

Como tirar a mancha de amaciante da roupa?

Se por algum imprevisto o próprio amaciante manchou a sua peça de roupa, relaxe! Nós estamos aqui para ajudar. Você deve deixar as peças manchadas de molho por 30 minutos em água morna e, depois, esfregar com sabão neutro ou de coco.

Se a etiqueta da roupa indicar que não é permitido utilizar água quente ou morna, faça o mesmo processo em água fria, mas por 1 hora.

Depois de lavar com o sabão, é só deixar secando naturalmente!

Quando não usar amaciante?

Em alguns tecidos de roupa, o amaciante pode mais atrapalhar do que ajudar. Trouxemos alguns exemplos práticos de quais tecidos são contraindicados para o produto:

  • Toalha de banho: usar o produto em toalhas pode reduzir a capacidade de absorção do tecido, diminuindo então, a durabilidade da toalha.
  • Roupas de academia: os tecidos utilizados para a confecção de roupas esportivas costumam regular a temperatura do corpo, retendo o suor. Com o amaciante, a potencialidade do tecido pode ser comprometida, pelo fato do produto deixar resíduos na roupa.
  • Microfibra: tecido comum para a confecção de panos de limpeza. O uso do amaciante pode entupir as fibras deste tecido, reduzindo a capacidade de limpeza da microfibra.
  • Jeans: o amaciante também pode danificar a fibra do jeans, deixando-o frouxo e modificando o caimento da peça no corpo.

Aproveite para aprender a cuidar das roupas de inverno do melhor jeito 

Como fazer aromatizador de ambiente com amaciante?

Amaciante em roupas é coisa do passado: agora a moda é usar em ambientes! E nós vamos te explicar como, é superfácil:

1. Tenha um borrifador em mãos;

2. Faça a mistura de uma xícara de água, meia xícara de amaciante concentrado e meia xícara de álcool 70%;

3. Misture bem e adicione no borrifador;

4. Pronto! Agora é só borrifar pela casa ou nas próprias roupas no varal, substituindo o ferro de passar roupa – pois o amaciante tem o poder de evitar marcas amassadas no tecido.

+ 5 maneiras de utilizar o amaciante

Falamos que usar o amaciante apenas em roupas é coisa do passado e vamos repetir isso aqui! Dá uma olhada no quão versátil ele pode ser:

Para deixar o tapete macio

Tapete macio e cheiroso é assim: dilua uma xícara de amaciante em dois litros e meio de água em um borrifador e borrife a mistura no tapete. Depois de esperar secar, sinta o resultado!

Para limpar o box do banheiro

Aqui a misturinha é a mesma que para o aromatizador de ambientes.

A diferença é que você vai borrifar a solução em uma esponja e esfregar a superfície do box – com o lado macio da esponja – em movimentos circulares.

Feito isso, enxágue bem, seque com um pano e prontinho: box limpo e cheiroso!

Como lustra-móveis

Dilua uma tampa de amaciante Ypê em um litro de água. Umedeça um pano limpo nessa solução e passe sobre os móveis – repare o brilho que fica!

Depois, você pode até passar uma flanela seca por cima, para intensificar o brilho.

Como limpa-vidros

As medidas são: uma colher de sopa de amaciante e a mesma quantidade e medida para álcool 70% para serem diluídos em ½ litro de água.

Coloque a solução em um borrifador e utilize um pano macio para fazer a limpeza – aqui, é legal utilizar uma flanela seca após a limpeza também, para intensificar o brilho.

Como antimofo

As medidas são as mesmas que passamos para o lustra-móveis. A diferença é que, ao invés de umedecer o pano, você vai borrifar a mistura em um pano limpo e passar sobre o guarda-roupa ou armário, para evitar focos de mofo!

Leia também: Como tirar manchas de gordura das roupas 

A Ypê conta com uma linha completa de amaciantes para deixar a suas roupas – e a sua casa! – supercheirosas. Confira aqui!

Você achou esse artigo útil?

Amaciante: desvendando as principais dúvidas!